Tontura – Causas Sérias de Tontura

Tontura – Causas Sérias de Tontura: A vertigem é a sensação de que seu corpo ou seu ambiente está em movimento (geralmente girando).

Tontura – Causas Sérias de Tontura

A vertigem pode ser um sintoma de muitas doenças e distúrbios diferentes. As causas mais comuns de vertigem são doenças que afetam o ouvido interno, inclusive:

  • Vertigens paroxísticas posicionais benignas
    • Nesta condição, uma mudança na posição da cabeça causa uma sensação repentina de fiar. A causa mais provável são pequenos cristais que se soltam nos canais da orelha interna e tocam as terminações nervosas sensíveis dentro dela.
  • Labirintite aguda, também chamada neurite vestibular
    • Esta é uma inflamação do aparelho de equilíbrio do ouvido interno, provavelmente causada por uma infecção viral.
  • Doença de Ménière
    • Causa repetição de episódios de tonturas, geralmente com zumbido no ouvido e perda auditiva progressiva de baixa freqüência. A doença de Ménière é causada por uma mudança no volume de fluido dentro do ouvido interno. Embora a razão desta mudança seja desconhecida, os cientistas suspeitam que ela possa estar ligada a barulho alto, a uma infecção viral ou a fatores biológicos dentro do próprio ouvido.

Sintomas

A vertigem pode parecer que a sala está girando ou como se você estivesse girando na sala, ou pode ser apenas uma sensação de desequilíbrio. Pode estar associado a náuseas, vômitos e zumbidos em uma ou ambas as orelhas (zumbido).

Diagnóstico

Seu médico diagnosticará a vertigem com base em sua descrição do que você está sentindo. A vertigem pode ser dividida em duas categorias principais, vertigem periférica e vertigem central.

A vertigem periférica, que é muito mais comum, inclui a vertigem posicional benigna, a labirintite e a doença de Ménière. A vertigem posicional é diagnosticada quando o movimento da cabeça causa a vertigem e o retorno da cabeça a uma posição neutra alivia os sintomas.

A labirintite e os ataques de Ménière geralmente acontecem abruptamente e duram de algumas horas a alguns dias. Pode haver náuseas e vômitos intensos e perda auditiva variável.

A vertigem central é um problema mais grave no cerebelo (parte posterior do cérebro) ou no tronco cerebral.

Seu médico avaliará seu olho para procurar movimentos anormais de sacudidelas (nistagmo). O padrão de seus movimentos oculares pode ajudar a determinar se o problema é periférico ou central.

Normalmente, não são necessários mais testes, a menos que seu médico suspeite que você tenha vertigem central. Se houver suspeita de vertigem central, seu médico solicitará um exame de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) de seu cérebro

Duração Esperada

Dependendo de sua causa, a vertigem pode durar apenas alguns segundos ou durar semanas ou meses.

Prevenção

A vertigem pode acontecer com qualquer um, e não há como evitar o primeiro episódio. Como a vertigem pode estar associada a uma intensa sensação de desequilíbrio, é importante evitar situações em que uma queda possa causar danos significativos, como subir uma escada ou trabalhar em um telhado inclinado.

Tratamento

Seu médico pode iniciar o tratamento recomendando repouso no leito ou prescrevendo medicamentos que suprimem a atividade do ouvido interno, como a meclizina (Antivert, Bonine e outras marcas), dimenidrinato (Dramamine) ou prometazina (Phenergan); medicamentos anticolinérgicos, como a escopolamina (Transderm-Sco); ou um tranquilizante, como o diazepam (Valium).

Dependendo da causa e da duração da vertigem, conselhos adicionais podem ser oferecidos.

Para a vertigem posicional paroxística benigna, seu médico pode mover sua cabeça e seu corpo através de uma série de posições. Isto é feito no consultório, geralmente sobre a mesa de exames. As manobras movem os minúsculos cristais flutuantes livres para fora do tubo sensor.

O método mais comumente utilizado é a manobra Epley. Seu médico também pode fornecer manobras específicas para que você possa continuar em casa.

Para vertigens mais persistentes, seu médico pode recomendar outros tipos de reabilitação vestibular, também chamada de reabilitação de equilíbrio. Os tipos de exercícios prescritos dependem da causa subjacente da vertigem e quais movimentos provocam os sintomas.

Seu médico pode encaminhá-lo a um audiologista e/ou fisioterapeuta para ajudar a projetar e instruir sua terapia.

Quando chamar um profissional

Chame seu médico se você tiver um novo episódio de vertigem, especialmente se estiver associado com dor de cabeça e problemas significativos de coordenação. Ligue também se você tiver uma vertigem leve que persista após alguns dias.

Prognóstico

A maioria dos casos de vertigem dura de algumas horas a alguns dias. Os sintomas causados pela labirintite aguda quase sempre desaparecem sem lesões permanentes. Outras causas de vertigem podem resultar em sintomas que são mais persistentes.

Informações adicionais

???? Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/tontura

As tonturas são sintomas comuns e normalmente benignos apresentados pelas pessoas. No entanto, as tonturas também podem ter causas sérias e ter relação com outras enfermidades mais graves e preocupantes. Assista o vídeo e saiba mais sobre esse tema!

Fonte: https://www.uptodate.com/contents/approach-to-the-patient-with-dizziness

???? Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/tontura

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezende-do-carmo-05739948
Doctoralia: http://

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies