Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioNeuropsicologiaQuando Procurar um Neuropsicólogo?

Quando Procurar um Neuropsicólogo?

Quando Procurar um Neuropsicólogo?: O Neuropsicólogo é um especialista na área da saúde que todo mundo já ouviu falar, mas quase ninguém conhece seu papel e sua relevância. Tem destaque no segmento das funções mentais superiores, que incluem as funções do córtex cerebral, principalmente em relação a linguagem, lógica e racionalidade das pessoas.

Este departamento é responsável por associar Neurologia e a Psicologia. Ou seja, este médico é capaz de relacionar os fatores de comportamento e do cérebro de uma pessoa durante sua avaliação, podendo assim identificar a causa do transtorno.

Ademais, ele consegue descobrir quais funções do cérebro estão em boas condições e quais se encontram danificadas. A Neuropsicologia opera na reorganização das relações socioemocionais do indivíduo, através de ajustes e alterações em seus hábitos, permitindo uma grande melhoria em sua qualidade de vida.

O Neuropsicólogo tem papel de analisar as funções do sistema cerebral do paciente, que é encarregado das atividades da mente.

Assim, os médicos desse ramo devem realizar a avaliação, diagnóstico e tratamento de mudanças cognitivo-comportamentais, que podem ter sido causadas por mutações genéticas, deformidades, lesões ou disfunções neurológicas.

Uma consulta com o neuropsicólogo pode ser muito importante no diagnóstico de uma enfermidade. Afinal, ele poderá realizar uma análise completa sobre os elementos cognitivos, sociais e emocionais, podendo assim indicar o tratamento mais apropriado para resolver o problema e amenizar as limitações que ele provoca.

Uma avaliação Neuropsicológica pode identificar desde um distúrbio psiquiátrico, até uma disfunção neurológica. Em razão disso, pode ser necessária uma abordagem interdisciplinar ou a realização de vários exames por parte do paciente.

É essencial ter em mente que quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores são as perspectivas de tratamento e recuperação do indivíduo. Há vários motivos que indicam a necessidade de uma consulta com o neuropsicólogo, como:

  • Possibilidade ou presença de algum transtorno neurológico;
  • Questões comportamentais, problema de memória e raciocínio, alteração de hábitos repentina;
  • Episódio de um ou mais AVCs (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL), que tiveram sequelas neurológicas ou cognitivas;
  • Ter alguma enfermidade que causa demência, como a Doença de Alzheimer ou Doença de Parkinson;
  • Mudanças na linguagem e na fala;
  • Transtornos psicológicos como

Quando Procurar um Neuropsicólogo para Crianças?

Não são apenas adultos que podem precisar de uma avaliação neuropsicológica. A criança também deve consultar um, caso haja suspeita de algum problema neurológico, ou ocorrência de algo que possa evoluir para um distúrbio psicológico na infância. Dentre os motivos que indicam a necessidade de consultar um Neuropsicólogo, podemos citar:

  • Presença ou suspeita do TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou de TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade);
  • Enfermidades que causam obstáculos ou dificuldade de aprendizagem, como dislexia, discalculia, disgrafia, etc;
  • Deficiências intelectuais que necessitam de medidas peculiares ou adaptações para a rotina da criança;
  • Dificuldades de raciocínio e de memória;
  • Distúrbios psiquiátricos (como os transtornos que já foram citados anteriormente).

Caso você tenha se identificado com alguma das enfermidades explicadas neste artigo, consulte um profissional que realize avaliação e reabilitação neuropsicológica​. Se conhecer alguma criança que possa ter alguma dessas condições, procure um Neuropsicólogo que faça atendimento infanto-juvenil.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da mesma situação. No entanto, a ocorrência de convulsão não necessariamente está relacionada à epilepsia: a cada 10 pessoas que sofrem de crises convulsivas, apenas uma...

Espasmo Hemifacial – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

O espasmo hemifacial trata-se de um tipo de distonia que provoca contrações involuntárias e indolores dos músculos de um dos lados do rosto (raramente nos dois lados). O espasmo hemifacial ocorre devido a uma disfunção do 7º nervo craniano,...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato