• O Neuropsicólogo é um especialista na área da saúde que todo mundo já ouviu falar, mas quase ninguém conhece seu papel e sua relevância. Tem destaque no segmento das funções mentais superiores, que incluem as funções do córtex cerebral, principalmente em relação a linguagem, lógica e racionalidade das pessoas.

  • O entendimento sobre os processos cerebrais é cada vez mais preciso e acertado. Há mais de cem anos que os pesquisadores buscam aprimorar seus estudos sobre o cérebro humano, e, atualmente, já se pode afirmar que temos excelentes conhecimentos nessa área.

    E é claro que a Educação se beneficia dessas descobertas, pois é um campo que lida inevitavelmente com as particularidades do cérebro humano, principalmente no que se refere aos estímulos da aprendizagem. São das funções cerebrais que vem as respostas para muitas indagações da Pedagogia. Por isso, as Neurociências têm muito a acrescentar a diversas áreas do conhecimento, e é dessa fusão que surgiu a Neuropsicopedagogia.

    Neuropsicólogo Moema

  • A função do neuropsicólogo é através de uso de instrumentos (testes – baterias e escalas padronizados) avaliar as funções cognitivas do indivíduo, ou seja, como está o desempenho de suas habilidades nas áreas como: atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas

  • Uma avaliação Neuropsicológica pode identificar desde um distúrbio psiquiátrico, até uma disfunção neurológica. Em razão disso, pode ser necessária uma abordagem interdisciplinar ou a realização de vários exames por parte do paciente.

    É essencial ter em mente que quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores são as perspectivas de tratamento e recuperação do indivíduo. Há vários motivos que indicam a necessidade de uma consulta com o neuropsicólogo

  • Uma consulta com o neuropsicólogo pode ser muito importante no diagnóstico de uma enfermidade. Afinal, ele poderá realizar uma análise completa sobre os elementos cognitivos, sociais e emocionais, podendo assim indicar o tratamento mais apropriado para resolver o problema e amenizar as limitações que ele provoca.