Abctudo 2024
Abctudo 2024
Mais +
    InícioSaúdeO médico Infectologista e sua Luta Contra o Invisível

    O médico Infectologista e sua Luta Contra o Invisível

    O infectologista é o médico que desvenda os mistérios das doenças causadas por microorganismos, como vírus e bactérias. Do diagnóstico ao tratamento, esses especialistas são essenciais para proteger nossa saúde contra ameaças invisíveis. Conheça mais sobre o papel do infectologista e como ele pode te ajudar a combater doenças e viver com mais qualidade de vida.

    -

    O Médico Infectologista e sua Luta Contra o Invisível: O Campo da Infectologia é a Especialidade Médica que trata das Doenças Infecciosas, causadas por micro-organismos. Hoje neste artigo vamos conhecer um pouco melhor este profissional de Saúde que normalmente é muito solicitado inclusive por outros profissionais, e muitas vezes é ele quem salva a sua vida, e você nem sequer soube da existência dele. 

    Médico Infectologista e sua Luta Contra o Invisível

    O Médico Especialista Infectologista dedica muito tempo a estudar a se aprofundar e compreender seres vivos quase invisíveis, identifica-los e encontrar suas fragilidades e traçar estratégias eficazes para combatê-los.

    • Estudar
    • Aprofundar
    • Compreender
      • Seres Vivos
      • Quase Invisíveis

    Qual o Dia do Médico Infectologista?

    O Dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias, tais como dengue, febre amarela, hepatites e esquistossomose.

    • Dengue
    • Febre Amarela
    • Hepatites
      • A – Tipo A
      • B – Tipo B
    • Esquistossomose

    A importância dessa especialidade médica é reconhecida há muitos anos, desde o final do século 19, quando graves epidemias assolavam o Brasil.

    Atualmente, as Doenças Infecciosas são uma das principais causas da grande afluência de pessoas aos prontos-socorros.

    Origem do Dia do Médico Infectologista

    A comemoração foi instituída em 2005 pela SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, que escolheu essa data porque 11 de abril é o dia do nascimento de Emílio Ribas, um dos pioneiros da área no Brasil.

    Emílio Ribas (1862-1925) foi um renomado médico que se destacou no combate à febre amarela. Além de estudar e executar diversas experiências sobre Doenças infecciosas, durante quase 02 (duas) décadas foi diretor do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo.

    Através do seu trabalho, esse sanitarista brasileiro conseguiu provar que a transmissão da febre amarela dava-se através da picada do Aedes Aegypti; é que todos achavam que a transmissão era feita entre pessoas.

    Foi, então, que Emílio Ribas deixou que o mosquito contaminado o picasse com o objetivo de corroborar a sua suspeita.

    Médico diferenciado que luta diariamente contra novos seres de tamanho que são praticamente invisíveis. O Médico Infectologista pode atuar na Prevenção de Infecções mas pode também atuar de forma muito eficaz no Diagnóstico e Tratamento de Doenças que já estão instaladas.

    Atuação do Médico Infectologista

    Prevenção

    • Na prevenção de Doenças
      • Em Exemplo
        • Você Sabia? Que é demasiadamente importante procurar o Médico Infectologista antes de uma viagem?
          • Viagem Internacional
            • Seja ela para outro estado e principalmente para destinos Internacionais? É aconselhável procurar um Médico Infectologista antes de viajar para locais que você não conheça, pois ele pode indicar, se necessário, a imunização contra alguma doença que se manifesta mais naquele lugar.
          • Viagem Nacional
            • Seja ela para outro estado e principalmente para destinos Internacionais? É aconselhável procurar um Médico Infectologista antes de viajar para locais que você não conheça, pois ele pode indicar, se necessário, a imunização contra alguma doença que se manifesta mais naquele lugar.
          • Viagem Estadual
            • Seja ela para outro estado e principalmente para destinos Internacionais? É aconselhável procurar um Médico Infectologista antes de viajar para locais que você não conheça, pois ele pode indicar, se necessário, a imunização contra alguma doença que se manifesta mais naquele lugar.

    Quanto Tempo antes de Viajar?

    Essa visita ao Infectologista, a consulta deve ser feita por volta de 6 a 8 semanas antes da viagem, para que o médico avalie a sua condição clínica, as vacinas que já tomou e as condições que estará exposto durante a viagem.

    Dessa forma, ele pode indicar os cuidados que você precisa tomar enquanto está viajando, para não contrair nenhuma infecção, e os medicamentos que deveria levar para que nenhum transtorno atrapalhe a sua viagem.

    Seja ela para outro estado e principalmente para destinos Internacionais? É aconselhável procurar um Médico Infectologista antes de viajar para locais que você não conheça, pois ele pode indicar, se necessário, a imunização contra alguma doença que se manifesta mais naquele lugar.

    Ainda no campo da prevenção, o médico infectologista pode indicar os cuidados necessários para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis, conhecidas até recentemente como DST’s. Além disso, ele também pode fornecer orientações sobre vacinação, prescrevendo as vacinas necessárias para cada paciente.

    • Vacinação,
    • Prescrevendo as
      • Vacinas necessárias para
        • Cada Paciente.

    Diagnóstico e Tratamento

    O médico infectologista investiga e trata todos os tipos de infecções, sejam elas causadas por bactérias, vírus ou parasitas. Veja a seguir, algumas situações em que a atuação do infectologista é fundamental:

    • Bactérias,
    • Vírus ou
    • Parasitas

    Quando procurar o médico Infectologista

    Além dos casos de infecção na garganta, infecções do trato urinário, HIV e meningite, que são os mais conhecidos pertencentes à Infectologia, é importante procurar essa especialidade médica nas seguintes situações:

    Diarreias

    O médico infectologista Pode acontecer devido a infecções por vírus, bactérias ou parasitas, ou ainda por motivos não infecciosos, como intolerância à lactose, ao glúten, ou outras doenças. Suas principais consequências são a desidratação e a desnutrição, em casos não infecciosos, mas nos casos infecciosos, pode levar à morte por choque séptico.

    Por este motivo, o paciente deve ser avaliado pelo infectologista o quanto antes, que faz o diagnóstico diferencial e estabelece o tratamento adequado.

    Linfonodos ou Gânglios Linfáticos

    médico infectologista Infectologista do Hospital Sírio-Libanês - Como Higienizar as Mãos?

    Também conhecidos como ínguas, são pequenos caroços que surgem em diversas partes do corpo. É uma reação do organismo a infecções, inflamações ou até mesmo câncer. Portanto, consulte o médico infectologista ao notar qualquer caroço no corpo, mesmo se estiver indolor, pois eles podem ser o único sinal de alguma doença grave.

    Febre

    Um dos sinais do organismo para infecções é a febre, pois elevar a temperatura corporal pode ajudar a eliminar o micro-organismo.

    Existem diversas causas para a febre, como insolação, reação a medicamentos ou vacinas, doenças autoimunes e neoplasias, mas ela ocorre, principalmente, em infecções. O Médico infectologista Muitas vezes, não é fácil diagnosticar sua origem, e o médico infectologista é o profissional que lida com esse desafio, utilizando diversos recursos diagnósticos, para encontrar o agente e iniciar o melhor tratamento.

    Outros Casos sob os Cuidados da Infectologia

    Como o médico infectologista está acostumado a lidar com infecções nas diversas regiões do corpo, ele também pode atuar como clínico geral, possuindo conhecimentos para realizar consultas de check-up e acompanhar pacientes de todas as idades.

    Além disso, este especialista é fundamental no acompanhamento de pacientes imunossuprimidos, como nos casos de infecção pelo vírus HIV, causador da AIDS, doença que ataca as células de defesa do organismo humano.

    Infectologista Canal no Youtube

    Pacientes que são mais suscetíveis a desenvolver doenças causadas por micro-organismos, como os que fazem tratamento de quimioterapia, receberam transplantes ou tomam medicamentos imunossupressores também necessitam de um acompanhamento com o infectologista, pois nestes casos, as doenças se tornam graves com facilidade e rapidez.

    Saiba Mais sobre Saúde

    Dra. Keilla Freitas e Clínica em São Paulo

    A Infectologista Dra Keilla em seu consultório no bairro Moema, em São Paulo, a Dra. Keilla Freitas e sua Equipe atuam Fortemente nesta Guerra Infinita contra o Invisível. Na Cidade de São Paulo, mais precisamente na Av. Ibirapuera atende uma das mais conhecidas infectologistas do Brasil. O médico infectologista sempre Buscando compreender estes seres microscópicos que resistem bravamente às nossas tentativas de destruí-los, eles já ganharam inúmeras batalhas e continuam aplicando-se para participar de grandes vitórias.

    Você está convidado a vir conhecer toda a estrutura que a Infectologista Dra Keilla Freitas coloca à sua disposição, para garantir o melhor atendimento, com conforto e Privacidade, e contando com uma equipe altamente qualificada, para realizar os procedimentos de diagnóstico e tratamento com toda eficácia.

    Médico Infectologista está sempre em um constante treinamento.

    Infectologista Dra Keilla freitas Especialista

     

    ATENÇÃO

    Conteúdo informativo, não substitui médico

    Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
    Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
    Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


    OPINIÃO

    ABCTudo Paulista

    Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
    ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

    Publicador Independente
    Leia aqui como fazemos para uma boa redação sem Complicações. Descubra os detalhes para conseguir uma ótima nota no seu texto.

    4 COMENTÁRIOS

    1. Como o médico infectologista está acostumado a lidar com infecções nas diversas regiões do corpo, ele também pode atuar como clínico geral, possuindo conhecimentos para realizar consultas de check-up e acompanhar pacientes de todas as idades.

      Além disso, este especialista é fundamental no acompanhamento de pacientes imunossuprimidos, como nos casos de infecção pelo vírus HIV, causador da AIDS, doença que ataca as células de defesa do organismo humano.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_img

    Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

    Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing