Confirmado Terceiro caso de Febre Amarela: A Prefeitura de São Bernardo divulgou ontem que o caso suspeito de febre amarela atendido na rede pública do município, mas sendo o paciente morador de outra cidade, foi confirmado porquê positivo.
Confirmado Terceiro caso de Febre Amarela
A pessoa (que não teve sexo nem idade informados) vive em Diadema e tinha viajado para Minas Gerais, Estado que detém o maior número de ocorrências da doença.
Na terça-feira, Diadema já havia confirmado que outros dois moradores, que também estiveram em território mineiro, tinham sido infectados – um menino de 11 anos e um varão de 60 – , mas já estão curados. A cidade não informou se pretende reforçar o
trabalho de conscientização sobre a imunização para quem for viajar às áreas de risco.
Balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem, consta que os Estados notificaram à Pasta 857 casos suspeitos da doença. Do totalidade, 667 permanecem em investigação, 149 foram confirmados (sendo 134 em Minas Gerais) e 41, descartados. Dos 135 óbitos
notificados, 52 foram confirmados, 80 ainda são investigados e três foram descartados.
3º Caso de febre amarela
O Estado de São Paulo (SP) tem a confirmação de 04 (quatro) casos e 03 (três) óbitos.
A situação tem causado vaidade na população, que está indo em tamanho às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em procura de vacina. Em janeiro, em cinco das sete cidades (exceto Diadema, que não computou os números, e Rio Grande da Serra, que não retornou os pedidos de informações), 6.995 pessoas foram imunizadas.
Na cidade do Grande ABC, Em Santo André, por exemplo, onde a média era de 190 (cento e noventa) Vacinações Contra Febre Amarela por mês, o número passou para 120 (Cento e vinte) por dia, tendo aplicado no mês pretérito 2.193 doses (a maior quantidade de aplicações entre as cidades que informaram os dados).
Segundo o Ministério da Saúde, desde o início deste ano a Pasta tem enviado doses extras da vacina aos Estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros
localizados na mote com áreas que tenham notificado casos. No totalidade, 7,5 milhões de doses extras foram enviadas para cinco Estados: Minas Gerais (3,5 milhões), Espírito Santo (1,7 milhão), Bahia (900 milénio), Rio de Janeiro (700 milénio) e São Paulo (700 milénio).
A Especialista Médica Infectologista Andreia ressalta que a Vacina da Febre Amarela é indicada somente às pessoas que viajam às áreas de risco – dez dias antes do embarque – ou que moram nestas áreas.
“Não deve ser usada em tamanho, já que tem efeitos colaterais. É uma vacina de vírus vivos e não cabe em algumas situações, porquê imunodeprimidos, seja por doença ou por uso de medicação imunossupressora, crianças menores de 6 meses, mulheres amamentando e idosos maiores de 60 anos, além de pessoas que têm alergia a ovo (há presença de proteínas).”
Os efeitos colaterais mais comuns são febre, sintomas gripais e dor de cabeça, geralmente do quarto dia após tomar a vacina até o décimo dia.(colaborou Matheus Angioleto)
Subida procura deixa Mauá sem a Vacina
Mal iniciou o expediente ontem, às 8h, a UBS (Unidade Básica de Saúde) São João, no Jardim Maringá, em Mauá, atendeu dezenas de pessoas que foram ao lugar somente em procura da vacina contra a febre amarela, segundo funcionários.
Por volta das 11h, quando a equipe do Diário esteve na unidade (onde a imunização ocorre às quartas-feiras), cartazes informavam que não havia mais doses disponíveis. Uma munícipe que irá viajar para Minas Gerais foi até o equipamento de Saúde pedir informações, foi comunicada que deveria apresentar ao posto passagem da viagem, para provar que necessita ser imunizada.
Funcionários não souberam expor quando o estoque
Os funcionários não souberam expor quando o estoque será reposto.
Às quintas-feiras, a vacinação na cidade é feita na UBS Jardim Zaíra 2, que tem previsão de ser reabastecida ainda hoje para atender à demanda.
A aplicação de vacinas na região acontece de maneira revezada entre algumas unidades de Saúde. Hoje, em Diadema, o atendimento é feito na UBS Paineiras, a partir das 13h.
Em Santo André, as UBSs Meio, Utinga e Vila Luzita vacinarão das 13h às 17h.
O morador de São Bernardo pode procurar a vacina hoje na UBS Ferrazópolis, das 14h às 18 h. Em São Caetano, o Meio de Saúde Manoel Augusto Pirajá Silva, no bairro Santo Antônio, e o Atende Fácil, no Meio, dispõem da vacina.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.