Perigos da Mineração: Drenagem Ácida, se você nunca ouviu esse termo antes. Saiba que ele é o resultado da extração de materiais como:
- Chumbo,
- Ouro e também o
- Zinco.
polui o meio ambiente e além de também ameaçar a saúde do ser humano. Alguns pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estudam diversas formas na tentativa de combatê-la
Perigos da Mineração
Ciência e pesquisadores focados no combate. Cientistas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) estudam diversas formas na tentativa de combater a Drenagem Ácida.
Um dos maiores problemas ambientais causados por empresas de mineração, com possibilidade de mobilizar elementos tóxicos e poluir os recursos hídricos, causando impactos na biodiversidade dos ambientes afetados e também na saúde humana.
A ocorrência da drenagem ácida tem sido relatada principalmente na extração de ouro, chumbo, zinco, níquel e cádmio. No Brasil, os principais estados mineradores são:
- Pará,
- Bahia,
- Santa Catarina e também
- Minas Gerais,
onde está concentrado o maior número de lavras.
Drenagem Ácida
A drenagem ácida é uma solução aquosa gerada quando minerais que contêm sulfetos, localizados em ambientes profundos, são expostos a ambientes abertos e entram em contato com oxigênio e água, gerando sulfatos (substâncias ácidas). A coordenadora do Instituto Nacional — Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (IEE) e professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Virgínia, explicou na época que o processo de transformação da água ácida ocorre com a combinação de minérios que possuem enxofre com micro-organismos, que geralmente estão presentes nos depósitos de minérios e de água.
“O fato de haver minérios sulfetados não significa necessariamente que há água ácida. O que causa o problema são características locais e a diferença entre o poder de geração dessa água e o poder de neutralizá-la, que o próprio minério e o solo têm”, disse.
As águas naturais têm concentração de substâncias e características do seu contato com o solo que podem reagir de maneiras diferentes quando encontram a água de pH baixo, como nos locais onde há maior quantidade de carbonatos e bicarbonatos, componentes de característica básica, sendo mais fácil, dessa forma, ocorrer a neutralização natural da água.
Formas de Evitar
Uma das formas de evitar a formação da drenagem ácida é prevenindo a criação de condições que favoreçam a reação, com o controle dos três principais fatores químicos do processo:
- Oxigênio,
- Água e
- Sulfeto.
“O sulfeto e a bactéria já estão no local. A atuação ocorre principalmente no oxigênio e na água. Sendo que, entre os dois, o mais fácil de controlar é o oxigênio”, afirma Virgínia.
Ainda segundo ela, é de extrema importância agir para que as superfícies de rejeitos (o mesmo que devastou Brumadinho) que contêm minerais sulfetados não fiquem expostas às condições oxidantes em presença de água.
O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG Flávio, acrescentou ainda que uma das maneiras de as mineradoras prevenirem a formação da água ácida é cobrindo a pilha de estéril (monte de material extraído que se forma com a mineração) com algo impermeável que tenha a função de evitar ou minimizar a infiltração.
“Mesmo com essa técnica, é possível haver um pouco de infiltração. De qualquer forma, é uma maneira de reduzir o dano.”
No estado Brasileiro de Minas Gerais (MG), há 17 lavras com grande potencial para produzir a água ácida — a maioria de extração de ouro. Segundo a gerente de Resíduos Sólidos, Industriais e Minerários da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Eleonora Deschamps, o órgão ambiental fiscaliza e orienta as empresas a monitorar as pilhas de estéril do material extraído.
“Além de contaminar o solo e a água, a drenagem ácida pode atingir nascentes e rios, de onde muitos municípios fazem a captação para abastecimento público. Com isso, metais pesados e tóxicos solubilizados em meio ácido podem ser consumidos pelas pessoas, como o cromo e o arsênio, que têm potencial cancerígeno. Por essa razão, o assunto merece atenção e alerta à saúde”, diz.
Água Doce
Além da pesquisa sobre drenagem ácida, os cientistas da UFMG avaliam maneiras de diminuir os impactos da mineração nas águas subterrâneas, encontradas abaixo da superfície do solo. Elas correspondem ao maior estoque de água doce nos continentes e são responsáveis pela regulação de córregos, rios e nascentes. Muitos municípios usam essa água para seu abastecimento.
De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG Celso de Oliveira Loreiro, se o processo de exploração mineral atinge grandes profundidades, a água subterrânea pode ser afetada. “A água passa a ser, em princípio, um tipo de empecilho para a mineração, sendo necessário retirá-la. E essa retirada promove, efetivamente, um rebaixamento da mina, com potencial de impactos hídricos nos focos de água no entorno”, afirma.
Qual o valor da insalubridade? Para atividades insalubres em grau mínimo, o adicional é de 10% do salário mínimo. Para insalubridade em grau médio, o adicional é de 20%, e para o grau máximo, é de 40% do salário mínimo da região. A classificação do grau de insalubridade de cada atividade é definida pela Norma Regulamentadora 15.
Segundo ele, uma das formas de amenizar esse impacto é fazendo uma gestão da água.
“A água que se retira para promover o rebaixamento pode ser administrada em termos da própria cooperação industrial, do processo industrial, na operação e na reciclagem, por meio de um estudo de engenharia. Ela pode ser usada, voltar a ser utilizada e até mesmo retornar para a natureza com qualidade.”
- Água
- A drenagem ácida ocorre quando minerais que contêm sulfetos e se localizam em locais mais profundos são expostos a ambientes mais abertos e entram em contato com oxigênio e água, gerando, assim, sulfatos, que podem contaminar águas subterrâneas
- Água entra em contato com os sulfetos das rochas
- Minerais contendo sulfetos
- Água Ácida
Mineiros tem que Vencer os Riscos Diariamente
Perigos como desabamentos, claustrofobia, calor forte dentro das minas é o minimo que passam os trabalhadores nessa situação insalubre.
Nas décadas passadas é verdade que era muito pior, mas isso não quer dizer que está bom.
Você se recorda do acidente e também do resgate dos mineiros no Chile? que chegou até a virar roteiro e hoje filme. Na época a tragédia polarizou o interesse da mídia e também da opinião pública internacional. Hoje é tudo sobre Bolsonaro e Queimadas da Amazônia. Todos já se esqueceram, mas não se tratou apenas de um caso isolado. Muitos incidentes subterrâneos ocorreram no século passado e também neste. Continua a ocorrer mesmo em 2019. Desastres pouco conhecidos que vitimaram dezenas de trabalhadores.
Acidente como por exemplo o que causou a morte do mineiro chileno Roberto Benítez Fernandes, que simplesmente foi esmagado por uma rocha de uma (01) tonelada a cerca de mil (1.000) metros de profundidade em uma mina localizada em Valparaíso, região costeira do país.
Quantas barragens tem no Estado de Minas Gerais? O Estado de Minas Gerais tem atualmente 33 (trinta e três) barragens interditadas pela Agência Nacional de Mineração;
No mês de (06) junho de 2010, um acidente na mina colombiana de San Fernando matou 73 (setenta e três) operários. O incidente foi causado por uma explosão ligada à combustão de metano, provocando um incêndio com temperaturas de 1.000ºC, segundo relatório divulgado pelo Ministério de Minas e Energia do país.
Em Fevereiro de 2005, outra Tragédia
214 mineiros morreram e 12 ficaram presos a 242 metros de profundidade, numa explosão de gás na mina de carvão de Sunjiawan, na Província de Liaoning, no noroeste do país. Segundo especialistas, este foi o pior desastre do gênero ocorrido na China desde que os comunistas assumiram o poder em 1949.
Em novembro de 2001, 40 pessoas morreram soterradas numa mina de ouro de Filadélfia, a 300 quilômetros a oeste da capital do país. No dia do desastre, havia 140 pessoas trabalhando na escavação entre as quais muitas crianças no momento do deslizamento de terra. A tragédia é considerada até hoje um dos piores desastres ocorrido em minas subterrâneas em toda a história americana.
Quantas barragens de rejeitos existem em Minas? A mineração e o risco nos estados
Das 204 barragens de contenção de rejeitos de minério do país, 134 (65%) estão em Minas Gerais, o estado que mais tem barragens de todos os tipos do país.
Aqui mesmo Brasil onde a Reforma quer Mudar a Aposentadoria
Uma dos piores desastres ocorridos nas últimas décadas no Brasil aconteceu em Urussanga, cidade localizada próxima à Criciúma, no sul de Santa Catarina no Sul do Brasil. No dia 10 de setembro de 1984, às 5h10, a mina de carvão em que trabalhavam 85 mineiros explodiu. Eles foram soterrados num ponto a 1.200 metros da entrada da mina, num local conhecido por eles como painel seis. Houve 31 mortes. A mina foi fechada e a atividade, banida dos limites do município há exatos 26 anos.
Melhorias e Tecnologia
No entanto, o trabalho em minas subterrâneas evoluiu muito nas últimas décadas. Hoje, grande parte da produção é mecanizada, o que melhorou as condições operacionais no subsolo e facilitou o cotidiano dos mineiros envolvidos na extração. A evolução tecnológica, o desenvolvimento de novos métodos relacionados à engenharia de minas e a maior fiscalização por parte do poder público transformaram uma atividade extremamente insalubre num meio de vida honroso e minimamente seguro para quem o exerce.
Mesmo com tantas medidas e precauções, é certo que acidentes acontecem.
“A periculosidade do trabalho em minas continua alta. O perigo de trabalhar em uma mina é real. Apesar das melhorias constantes, o risco de exposição a um ambiente como esse continua muito alto”, analisa Otávio Augusto Boni Licht, geólogo da Mineropar Mineirais do Paraná.
Agora que você sabe um pouco da dificuldade que passa um trabalhador insalubre mineirador. Acredita que eles podem, trabalhar 40 (quarenta anos) para solicitar então a Aposentadoria Especial?
Ou o Governo está querendo acabar com a modalidade da Aposentadoria Especial e passar a pagar só Pensão por Morte?
Quantas barragens de rejeitos no Brasil? O Brasil tem 717 (setecentos e dezessete) barragens de rejeitos, a maior parte em Minas Gerais e no Pará. Desse total, pelo menos 88 (oitenta e oito) delas usam, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), “alteamento a montante ou desconhecido”. Ao todo, 56 barragens são consideradas de médio risco.
Mesmo sem a Reforma da Previdência 2019 ou Reforma do Governo Bolsonaro ser aprovada e entrar em vigor. Hoje o INSS nega 8 em 10 pedidos de Aposentadoria Especial. É isso que ganha o trabalhador que arrisca a vida diariamente para sustentar a família.
Desastre de Aberfan Reino Unido UK
O desastre de Aberfan foi o colapso catastrófico de uma mina de Carvão na Vila Galesa de Aberfan, perto de Merthyr Tydfil, que matou 116 (cento e dezesseis) crianças e 28 (vinte e oito) adultos em 21 de outubro de 1966.
Total de Vitimas
- 116 (cento e dezesseis)
- Crianças e
- 28 (vinte e oito)
- Adultos
O colapso foi causado pelo acúmulo de água nos rejeitos de rocha e de xisto que, de repente, escorregaram ladeira abaixo em forma de lama.
Mais de 1,4 milhões de pés cúbicos (40.000 m³) de escombros cobriu parte da aldeia em questão de minutos. As salas de aula da Escola Primária do Condado de Pantglas foram imediatamente inundadas, matando jovens, crianças e professores, pelo impacto ou por asfixia.
Memorial
O Jardim Memorial Aberfan no sítio da Escola Primária Pantglas, foi oficialmente inaugurado pela Rainha, em 9 de Maio de 1997
Série Desastre de Aberfan Reino Unido UK
The Crown – no terceiro episódio da 3 temporada da série que trata sobre a vida da Rainha Elizabeth, é Retratado o Desastre.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.