Roncar não é Normal – Diz Especialista da Clínica do Sono

Roncar é Normal? Especialista em Medicina do Dono assusta com resposta forte!

Roncar é Normal? Roncar não é Normal! – Diz Especialista da Clínica do Sono:  Roncar é Normal Doutor? Não! Meu amigo, Roncar não é Normal! Confira! O que pode causar o Ronco? Nas pessoas que roncam, há um estreitamento das vias respiratórias por diversos motivos durante o sono. Assim, quando o ar passa durante a respiração, ocorre uma vibração das estruturas presentes e esta vibração provoca o ruído que se chama popularmente de ronco

Roncar não é Normal – Diz Especialista da Clínica do Sono

“O ronco é normal quando a pessoa deita de barriga para cima, pois há um relaxamento do dorso da língua e da musculatura.”

O Médico do Sono pode ser tanto o Especialista Neurologista como o Otorrinolaringologista.

Procurar uma Clínica Neurológica SP ou uma Clínica do Sono SP pode e é sempre uma boa pedida.

Principalmente se já é o caso de se estar incomodando o:

  • Vizinho
  • Cônjuge
  • As pessoas nos Meios de Transporte
    • Aviões
      • Helicóptero
    • Trem
      • Metrô
      • Fura-Fila
    • Trólebus
    • Ônibus
      • Van
    • Uber Compartilhado
    • 99 Compartilhado
    • Salas de Espera
    • Casa de Amigos
    • Casa de Parentes
    • Eventos da Empresa

Os estudos mais recentes indicam que o Ronco que não é Normal!, e saiba também que é a 3ª (terceira) maior causa de Divórcios do Brasil. Os especialistas Médicos Consultados, irão de forma fácil explicar de fato como o nosso organismo lida com essas Horas de Sono Mal Dormidas.

Roncar é Normal?

Não, Roncar não é normal! E esquivar-se do problema e não o enfrentar pode trazer outros problemas juntos com a saúde debilitada. Estudos mostram que: Ronco é o terceiro maior vilão de separações no Brasil. E o seu sono, alterado por conta do barulho do parceiro, também coloca em risco a sua saúde.

O perigo do Ronco e da Falta de Sono à Noite

Parece historinha velha, dormir à noite e também o repouso por mais ou menos cerca de 07 (sete) à 08 (oito) horas é essencial para o corpo estar em alerta e também para a nossa

  • Condição Física,
  • Psicológica e
    • Irritabilidade
    • Sonolência
    • Depressão
    • Fome
  • Social de um Adulto Saudável
  • e também das crianças, veja porque as crianças devem sim dormir cedo.

O Neurologista e Especialista em Medicina do Sono Neurologista SP Dr Willian Rezende relata que o sono reconfortante e reparatório não precisa ser de 08 (oito) horas. Existem pessoas que ficam muito bem, com 05 (cinco) horas de sono.

“A gente passa um terço da vida dormindo para que os dois outros terços sejam eficazes e saudáveis. Mais de 50% da população têm algum problema de sono, temos pesquisas brasileiras que mostram que essa queixa passa a ser um problema de saúde pública”, declara a especialista.

Segundo o Neurologista que atende em Moema, a Insônia já atinge 20% (vinte) da População Brasileira, ou seja 1/5 do Brasil sofre de Insonia, um dos distúrbios conhecidos do sono.

“O que é Hiperalerta? Hiperalerta é um estado onde as pessoas insones ficam. Normalmente essas pessoas não são Sonolentas Durante o Dia, são:

  • Cansados,
    • em fadiga,
      • Porque não dormiram o suficiente durante o tempo de repouso. Sabe aquele tempo Reparador de Sono extremamente Necessário para a saúde do ser humano.
      • A Claridade tem uma influencia muito grande na Insônia.
        • O Horário de Verão dá Insonia? Podemos dizer que sim! O Horário de Verão é péssimo para os insones (pessoas que sofrem de Insonia).
        • Deve-se usar óculos escuros à tardinha e ficar na penumbra à noite”, indica.

Para os trabalhadores conhecidos como “noturnos”, ou seja, para quem trabalha durante a madrugada, O Neurologista SP alerta que o Sono Diurno nunca será o mesmo que o sono da noite, ou seja o sono diurno não terá qualidade.

Sono Diurno não é de Qualidade

Dormir durante o dia é a mesma coisa que dormir à noite? Não!

Dormir durante o dia é a mesma coisa que dormir à noite? Não! O ser humano produz hormônios para o estado de atenção e de alerta durante o dia. Isso é independente da ação consciente da pessoa. Não depende do fate de a pessoas estar acordado ou estar dormindo. Pense na seguinte hipótese: Imagine que eu estou saindo de um Plantão, a Luz está ali, o meu Hormônio do Cortisol (Hormônio Cortisol) está em estado crescente e cada vez mais aumentando. Porém, cheguei em casa ou em qualquer lugar que seja e é agora meu horário de dormir.

 

Uma batalha declarada, entre o consciente e o organismo natural do ser humano. O ganho de Insalubridade por conta de trabalhar em turno não vale a Saúde.

Roncar não é Normal – Entenda o Porque

Já a turma que ronca, temos um alerta. Recebemos muitas perguntas tanto aqui nos comentários do ABCTudo quanto nas mídias sociais. Seja ela Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e outros. Onde quer que seja a pergunta se repete.

Roncar é NORMAL? Roncar não é normal! Todos os indivíduos que Roncam tem que por necessidade de saúde e para o seu próprio bem estar buscar ajuda especializada.

O Ronco não é brincadeira “Durma bem para viver melhor”:

Imagine-se dentro de em um Trem, Metro ou Ônibus lotado. Uma pessoa, a seu lado. Homem, começa a tossir… e tossir… e tossir. Qual é a sua reação? Tenta esconder o rosto com jornal? uma revista? talvez com o tablet? Vira-se de costas ou de alguma forma afasta dele? As pessoas ao redor começam a se afastar com medo de “pegar alguma coisa” ou por simplesmente “nojo”. Isso não acontece no Ronco normal, certo? Quanto pior é a tosse, pior é o ruido emitido ou seja o barulho.

Você tem certeza de que o Sr. que Tosse, já, está ciente da movimentação ao seu redor e percebeu à tudo isso. Provavelmente agora este está envergonhado da reação que está sendo causada em todas as pessoas ao redor dele e gostaria de desaparecer.

Assim que chega ao trabalho, os colegas dele o vêem e escutam tossir. E não tardam a fazer a simples pergunta:

“Você já foi ao Médico ver essa tosse?”.

Preocupados que ficam, não apenas com o fato de ele poder ter uma Doença Respiratória séria, como também com a possibilidade de essa Doença Respiratória ser contagiosa e assim eles pegarem e ficarem Doentes. Isso, também acontecerá em sua residencia. Todas essas expressões de preocupação e pressões aumentam as chances de o Sr. Tosse ir ao Especialista Médico.

Você deve estar se perguntando agora, mas horas, O que é que isso tem a ver com o Ronco? Raciocinemos um pouco juntos agora. Pense na pressão sobre o Sr. Tosse. Ele escuta a si mesmo tossindo. Já deve estar incomodado com a tosse, sente. Acumula cada vez mais catarro em sua garganta. Vê as pessoas ao redor virando-se. Seus colegas e familiares o aconselham à procurar um Médico. Ele sabe que a tosse pode indicar uma infecção ou algo mais sério.

Toda essa pressão psicológica que esta sendo inserida sobre o Sr. Tosse. Compare toda essa Pressão Social e pessoal com a que o Sr. Ronco tem de enfrentar. O Sr. Ronco emite mais ruídos ou seja é mais barulhento, faz mais barulho do que seu primo, o Sr. Tosse, mas ele dorme enquanto Ronca e não faz a minima ideia de como quão alto Ronca.

Isso claro a menos que alguém lhe diga. Normalmente, um sobrinho, afilhado, filho, neto e qualquer criança, inicia o aviso com uma brincadeira. Nossa o Sr. Ronco, RONCA muito alto.

Estranhos nunca o escutam Roncar, a menos que ele tenha a sorte de tirar um cochilo no Trem, no Metro ou no Ônibus indo para o trabalho. Quando ele chega ao trabalho, seus colegas não têm como saber que ele tem um problema, já que ele está (mais ou menos) desperto.

Se ele cochilar em um show caro da Broadway, as pessoas podem dar-lhe tapinhas nos ombros ou sua esposa, ou namorada, pode cutucá-lo com o cotovelo, mas, como não existe Risco de Contágio, geralmente ninguém muda de lugar.

O que é Polissonografia? A polissonografia, que é o Exame em que as pessoas dormem normalmente à noite, porém em um laboratório de Sono (Clínica do Sono), vai fazer com que se defina um Diagnóstico: Eu só Ronco, e meu Ronco é Inocente, ou eu Ronco e paro de Respirar? Qual é a Gravidade disso?

Apneia do Sono

Fato curioso e preocupante. Um terço da população brasileira tem Apneia do Sono

A apneia do sono pode fazer com que a pessoa pare de respirar 40 vezes por hora. Mudar de posição na cama ajuda, mas não resolve o problema.

“Ao deitar de Barriga para Cima, há uma queda natural da língua por conta da gravidade e uma Flacidez da Musculatura também natural quando a gente dorme. Então isso aumenta o Ronco e aumenta a Apneia. O fato de deitar de lado ou deitar de bruço melhora, porém não pode ser visto como um tratamento, pois não é. Muitas pessoas de barriga para baixo Roncam e têm Apneia do Sono”, conclui.

“Ao deitar de Barriga para Cima, há uma queda natural da língua por conta da gravidade e uma Flacidez da Musculatura também natural quando a gente dorme. Então isso aumenta o Ronco e aumenta a Apneia. O fato de deitar de lado ou deitar de bruço melhora, porém não pode ser visto como um tratamento, pois não é. Muitas pessoas de barriga para baixo Roncam e têm Apneia do Sono”, conclui.

 

Quem é Afetado pelo Ronco

O estremecer de um Ronco, tem o poder de afetar apenas um pequeno grupo além do claro do Próprio Roncador o (Sr. Ronco), principalmente as testemunhas. Assim, há um tipo diferente de incentivo à ideia do cuidado médico especializado, algo que é chamado de barulho socialmente inaceitável.

Ainda pior no caso de o Sr. Ronco é ou não normal viver sozinho. Pois assim, torna-se ainda mais difícil de a pessoa (Sr. Ronco) saber que de fato tem o problema. Existe ainda uma antiga questão Filosófica:

Se uma árvore é derrubada na Floresta e ronco normal do motor da moto serra e não tem ninguém por perto, para que possa ouvir você serrando os troncos. Ora, ainda assim, é um sintoma de problema muito grave com potencial de grande risco.

As Outras Pessoas também Podem estar em Perigo

Pode parecer incrível, e realmente é. Pois surpreendentemente, as testemunhas e também as outras pessoas também podem estar em perigo. Se nosso Roncador tem um companheiro de quarto, geralmente, essa pessoa (o companheiro) não pensa que o Ronco possa também estar lhe prejudicando a Saúde. Como aconteceria com a tosse persistente.

O companheiro de quarto sofrerá com o comportamento e o descreverá com alguma das figuras de linguagem comuns do barulho a normal do ronco!:

  • “Você Roncou como um Urso”, ou
  • “Os vidros das janelas estão Rachados”.

Pior ainda, ele poderá dizer:

  • “Eu tive que ir dormir na sala, no sofá”.
  • E o pior de tudo, se o Roncador é casado:

“Não dá mais. Vou entrar em contato com um advogado.”

Todas as soluções paliativas, são de fato tomadas. Isso acontece no mundo real. Onde as crianças caçoam. O interessante neste ponto é que, de todas as possibilidades que podem e vão acontecer, a menos provável é que o problema vá parar no Consultório Médico Especializado, o que seria o mais fácil, não?

Roncar é Normal? O Ronco é Contagioso? SIM! O Ronco é Contagioso e também é Perigoso.

Não é o problema em si, porém, que “infecta” seu companheiro: o que seu parceiro “pega” é a falta de descanso. Na verdade, os companheiros de pessoas que roncam sofrem tanto quanto os próprios Roncadores e têm uma grande chance de Desenvolver Distúrbios do Sono, ansiedade, irritabilidade, depressão e outros sintomas.

Se preferir assistir ao vídeo do Neurologista Dr Willian Rezende, que explica a área de atendimento dos Neurologistas, diretamente no Youtube, clique aqui.

Os parceiros das pessoas que roncam têm o Sono interrompido até 21ª (vinte e uma) vezes por noite. Isso em comparação com 27 (vinte e sete) vezes dos Roncadores. Esse nível de interrupção do Sono é extremamente perigoso quando pensamos nas conseqüências da privação de sono durante o dia.

Essas vítimas secundárias podem adormecer enquanto estiverem dirigindo ou operando maquinário. As pessoas prejudicadas quando elas cochilam poderiam ser vítimas de Ronco de terceiro grau.

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais