Falha Educacional – Consequências e Contramedidas em um Sistema de Ensino Ultrapassado
Falha Educacional – Consequências e Contramedidas
Não demoramos muito para reconhecer alguns resultados da falha educacional quando questões como o baixo interesse e aproveitamento nas escolas se evidenciam recorrentemente. Fatores como esse colocam em questionamento a eficácia das metodologias escolares atuais.
Logo abaixo, você saberá mais sobre o efeito danoso que a falha na educação implica nos estudantes, além do que pode e está sendo feito para remediar.
As Consequências da Falha Educacional
Cada indivíduo possui suas aptidões que resultam em sua maneira mais proveitosa de aprender, porém essas individualidades são comprometidas sob os padrões do nosso sistema obsoleto replicado desde a Revolução Industrial. Isso falha na educação dos alunos pois desestimula a atenção, criatividade, autonomia, motivação e dedicação destes para com as acadêmicas. A falta de interesse é o principal motivo de evasão escolar no Brasil, segundo uma pesquisada realizada pela FGV, representando 40% dos casos.
Prejuízos nas capacidades do indivíduo como cidadão e profissional também são consequências dessa falha educacional, uma vez que o objetivo do “estudo” passa a ser performar bem em uma prova e não de fato, aprender. Respectivamente 95% e 65% dos alunos brasileiros saem do Ensino Médio sem conhecimento adequado em Matemática e Português, segundo o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb).
Alternativas de Implementação
A urgente necessidade de implementar mudanças combatentes à falha na educação é notável. Utilizando de táticas mais dinâmicas e interativas, se torna mais fácil instigar e capturar a atenção dos alunos e portanto, deixar o aprendizado mais intuitivo e proveitoso. Táticas como:
Tecnologia
Disciplinas de conceitos mais abstratos como Física, Química e a temida Matemática, podem ser abordadas em softwares 3D e laboratórios virtuais para facilitar o entendimento do conceito em si através do visual. Com seus questionários, a plataforma “Kahoot!” oferece competição aos alunos e feedback aos professores quanto ao desempenho da turma.
Uso da Cultura Pop
Muitas disciplinas acadêmicas estão inseridas em diversos contextos de séries, filmes, jogos e quadrinhos, e todos esses inseridos na linguagem dos jovens. Com a devida educação, a Cultura Pop é uma ferramenta poderosa contra o desinteresse no processo de Falha Educacional.
Ênfase em Conhecimentos “Uteis”
Conhecimentos que melhor preparem o indivíduo para o mercado de trabalho e para a própria vida, como educação financeira, educação digital, empreendedorismo, Hard e Soft Skills e idiomas, além da oportunidade de aprofundamento na área de atuação profissional de cada indivíduo.
O que tem sido Feito até o Momento?
Felizmente, há a ocorrência de iniciativas por parte das cidades do Grande ABC para mitigar os efeitos da Falha Educacional, são elas:
- Programas de acompanhamento pedagógico: Oferecimento de aulas de reforço, monitoria e tutoria para alunos com dificuldades.
- Projetos de mediação de conflitos: Criação de espaços de diálogo e resolução de problemas para melhorar o clima escolar.
- Ações de inclusão social: Desenvolvimento de atividades que promovam a participação da comunidade, fortalecendo os vínculos entre escola e família.
- Uso de tecnologias educacionais: Implementação de plataformas digitais e ferramentas online, abalando a falha na educação de forma atrativa e personalizada.
- Parcerias com empresas e outras instituições: Articulação de ações conjuntas para oferecer oportunidades de estágio, trabalho e qualificação profissional aos estudantes.
- Revisão do currículo escolar: Adaptação do conteúdo programático às necessidades e interesses dos alunos, buscando uma aprendizagem mais significativa.
- Formação continuada de professores: Oferecimento de cursos e workshops para aprimorar as competências dos educadores e promover a inovação pedagógica.
Educando o Presente para o Futuro
Deste modo, a Falha Educacional se demonstra um assunto grave que deve ser tratado com prioridade caso haja qualquer consideração para com o futuro do país. Um bom sistema de ensino é direito do estudante e dever de qualquer escola, afinal, se a busca por conhecimento fosse unicamente papel de um aluno, não seriam necessárias instituições de ensino.
Mais detalhes sobre o assunto:
- https://crmeducacional.com/evasao-escolar-por-que-acontece-entenda/
- https://exame.com/brasil/95-dos-alunos-saem-do-ensino-medio-sem-conhecimento-adequado-em-matematica/
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.