Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioDestacadoGoverno do Estado anuncia Programa de Saúde Digital em UTI gerenciada pela...

Governo do Estado anuncia Programa de Saúde Digital em UTI gerenciada pela FUABC

Governo do Estado anuncia Programa de Saúde Digital em UTI gerenciada pela FUABC – Lançamento ocorreu na UTI Adulto do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, onde a Fundação do ABC gerencia 47 leitos

Governo do Estado anuncia Programa de Saúde Digital em UTI gerenciada pela FUABC

 

O governador em exercício Felicio Ramuth e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, participaram, em 11 de maio, do lançamento do Programa de Saúde Digital, no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na Zona Norte da Capital. A Fundação do ABC gerencia 47 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto na unidade. Compareceram ao evento a coordenadora de Enfermagem e o coordenador médico da FUABC no local, Renata Aparecida Reche Valeriano e Luiz Leiro, além da gerente administrativa, Vanessa Damazio de Brito, e da coordenadora administrativa, Caroline Alves de Lima, ambas da Unidade de Apoio Administrativo da FUABC.

Até o fim do ano, o projeto de telemedicina do Governo do Estado deve ser expandido para outros 19 hospitais de São Paulo, implantando inovações a 355 leitos para viabilizar mais de 1,3 mil novos atendimentos em todo o Estado.

“O Saúde Digital é um programa do futuro iniciado no primeiro hospital público de São Paulo. Hoje, passado e futuro estão juntos para que a gente possa apontar caminhos e melhorar o atendimento em saúde em todo o Estado”, afirmou Felicio Ramuth.

 

“O HC e a USP são grandes parceiros que estão por trás de toda essa tecnologia. Queremos ver tecnologia, inovação e ciência aplicada. O governador Tarcísio de Freitas fez esse compromisso de trazer a saúde digital e um mundo de oportunidades para fazermos melhor usando ferramentas tecnológicas”, acrescentou.

Eleuses Paiva, Luiz Leiro, Vanessa de Brito, Renata Valeriano e Caroline Alves de Lima.
Eleuses Paiva, Luiz Leiro, Vanessa de Brito, Renata Valeriano e Caroline Alves de Lima.

 

Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou resultados da iniciativa modelo do Projeto TeleUTI, implementada no Hospital do Mandaqui em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A fase inicial do programa promoveu o aumento de 28% na capacidade de internações, reduzindo o tempo médio de permanência dos pacientes em UTIs.

“Estamos assumindo mais um compromisso de ampliar o acesso aos serviços de saúde, otimizar os recursos que temos, encurtar distâncias e reduzir iniquidades. Acima de tudo, entregar assistência de melhor qualidade para a pessoa certa, no lugar certo”, reforçou o secretário de Estado da Saúde.

O resultado da implantação do projeto de telessaúde, com atendimento a distância, é equivalente à criação de 11 novos leitos de UTI sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura ou ampliação de gastos com pessoal. A ação também reduziu a taxa de mortalidade em 20%, aumentou a satisfação com o atendimento e permitiu a otimização de recursos e melhora nos serviços de tratamento intensivo.

O programa já beneficia toda a população usuária de serviços de UTI do Hospital do Mandaqui, que demanda, em média, 1,2 mil internações e cerca de 15,8 mil atendimentos por mês. Lançada em janeiro, a iniciativa capacitou profissionais antes do início dos atendimentos, em março. O programa abrange 40 dos 47 leitos de tratamento intensivo adulto da unidade, que funciona como hospital geral e de ensino e é referência no atendimento a politraumatismos.

MANDAQUI

A Fundação do ABC deu início em 31 de março de 2022 ao gerenciamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Conjunto Hospitalar do Mandaqui. A publicação do resultado do chamamento público 001/2022 ocorreu em 24 de março no Diário Oficial do Estado, confirmando o primeiro lugar da FUABC.

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui funciona como hospital geral e de ensino em nível terciário, sendo referência da Zona Norte de São Paulo para pacientes politraumatizados. Considerado um dos maiores hospitais gerais da região, foi fundado em 1938 e funcionou inicialmente em três pavilhões com capacidade de 100 leitos destinados a adultos. Posteriormente, ganhou novos pavilhões e conta hoje com cerca de 450 leitos. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência, clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e ambulatório de especialidades. Também oferece serviços de residência médica reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estágios de especialização em enfermagem, fisioterapia e nutrição.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Parque Central de Santo André – História

O Parque Central de Santo André, localizado na região central da cidade, é um verdadeiro oásis urbano. Com uma área de 139 mil metros quadrados, esse espaço verde oferece lazer, contato com a natureza e uma rica história. Origens e...

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

A Influência da Alimentação na Aparência da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e sua saúde é frequentemente vista como um reflexo de nosso bem-estar interno. Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a pele saudável e radiante. Este artigo explora como diferentes...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato