Marketing Olfativo
5 100% 32 votos

Marketing Olfativo

Atualmente, a comunicação da maioria das empresas é voltada para a visão, entretanto, complementar esta comunicação com estratégias que atendam ao olfato, tem sido uma prática empresarial crescente.

Não é de hoje que estudos apontam a potencialidade dos aromas em agir sobre o inconsciente como fator de atração e fidelidade. Além disso, trazem sensações, lembranças e constituem-se em armas potentes de sedução. Do ponto de vista mercadológico, através de fragrâncias exclusivas e personalizadas, as empresas podem desenvolver uma “identidade olfativa” diferenciando-se da concorrência e criando um elo emocional com seus clientes.

Este esforço mercadológico está inserido no contexto do Marketing Olfativo, ferramenta de marketing largamente utilizada na Europa, Ásia (Japão e Coréia) e EUA apartir de inúmeros estudos e pesquisas com fragrâncias. Os resultados obtidos foram surpreendentes e fomentaram o uso de essências como recurso para atrair e fidelizar público alvo. A técnica do Marketing Olfativo é emocional e seus efeitos ainda podem ser medidos mesmo com o passar dos anos. Isto é possível graças à memória olfativa humana capaz de guardar 35% dos estímulos enquanto a visual retém apenas 5%. Através do olfato, podemos distinguir e memorizar 10 mil aromas, enquanto a visão é sensível a 200 tonalidades.

O Marketing Olfativo Corporativo

Aproveitando o enorme sucesso que a qualidade de sua linha de Fragrâncias obteve no mercado, a La Belle Scens (LBSC) passou a agregar clientes corporativos à sua carteira de clientes.

O resultado desta parceria foi o desenvolvimento de uma linha completa de itens olfativos para estas empresas e em seus ambientes corporativos tornando-se poderosas ferramentas de fidelização.

Marketing Olfativo Clínicas e Consultórios

Além das empresas citadas anteriormente, outro case de sucesso foi o Projeto Olfativo para a Santa Pele e Santo Fio. A realização deste, ilustra a experiência da LBSC em desenvolver novos produtos, atuando em projetos para terceiros e buscando inspiração nas opiniões pessoais trazidas pelo próprio cliente. Veja o caso da empresa Baiana, líder no segmento de de dermatologia na Bahia e em São Paulo, que forneceu uma pequena ideia da fragrância desejada, mesmo que de forma indireta para servir como fonte de inspiração para o projeto. Seu objetivo era possuir um produto específico para perfumar os ambientes e tranquilizar os pacientes.

A perfumista chefe da La Belle Scens pesquisou e chegou a 3 fragrâncias exclusivas junto às renomadas Casas de Fragrâncias submetendo-a inclusive. O resultado foi o aromatizador de ambientes próprio, personalizado e exclusivo, ideal para personalização de ambientes de clínicas pois sua delicada fragrância, lembra o frescor de uma ambiente tranquilo.
Este case apresenta o poder de atingir o Brasil inteiro e a logística apurada da empresa.

O sucesso do lançamento foi tamanho que motivou a Santo fio a ampliar a oferta ao mercado de fragrâncias desenvolvendo juntamente com a La Belle Scens o Aromatizador de Ambiente, uma criação marcante e sofisticada. Sua fragrância tem uma saída fresca, composta de notas cítricas de bergamota e limão combinadas com folhas de violeta e sálvia. O fundo combina notas de sândalo, patcholli e musk.

O Marketing Olfativo para Eventos e Comemorativo

Casamentos, formaturas, eventos empresariais, aniversários, batizados são momentos muito especiais que ficam guardados eternamente na memória. Por isso, a Aromatização Profissional de eventos da La Belle Scens oferece um serviço diferenciado, tanto para quem deseja desenvolver uma fragrância exclusiva como também para quem prefere utilizar essências tradicionais inspiradas nos melhores nomes da perfumaria fina internacional.

Através deste serviço, o cliente pode escolher o tipo de embalagem que deseja ou personalizá-la de acordo com o evento, impressionando seus convidados com itens de qualidade e bom gosto.

A Experiência da empresa é tamanha, que, além de atender a demanda no Brasil inteiro e exterior, trabalha com famosos e linhas de famosos. Incluso alguns cases recentes: Preta Gil, Barbara Evans, Alexa e outros.

Aromatização para Eventos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here