Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioCultura & LazerMeu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia...

Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva

Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva: Semasa registrou 30% de aumento no volume de recicláveis encaminhados para as cooperativas

Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva

 

Encerrando o ano com mais uma conquista para a gestão de resíduos sólidos de Santo André, o projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), atingiu a marca de 400 condomínios que já aderiram à iniciativa.

Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva
Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva

 

A ação foi criada para ordenar a coleta de resíduos secos nos edifícios residenciais da cidade e, consequentemente, fomentar o aumento no volume de recicláveis que são efetivamente encaminhados para as cooperativas de triagem. Comparando os meses de início do projeto e o último mês de outubro de 2022, a autarquia registrou um aumento de 30% no volume de materiais coletados, ou seja, de 597 toneladas em junho de 2021, passando para 777 toneladas em outubro deste ano.

“O resultado alcançado neste um ano e meio de projeto superou as nossas expectativas. Além de contribuir com o meio ambiente, temos a possibilidade de ampliar o volume de resíduos encaminhados para os cooperados e aumentar a renda de cerca de 100 pessoas”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Ao fazer a adesão ao Meu Condomínio Recicla, o edifício recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos, e uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial. O Semasa oferece ainda um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos. Antes de efetivar a estrutura para o local, agentes da autarquia também realizam abordagens diretamente no edifício, com o objetivo de sensibilizar os moradores, síndicos, zeladores e outros trabalhadores dos prédios.

O que Integra o Projeto?

O projeto integra uma série de ações e iniciativas realizadas pelo Semasa e pela Prefeitura que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). No ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e à frente da capital paulista.

 

Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva
Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva

 

Aos Síndicos e Zeladores interessados

 

Zeladores ou síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma on-line.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Roda Rico: A Gigante que Conquistou o Céu de Sampa e Meu Coração Paulistano

Fala, meu povo! Quem vos fala é um legítimo paulistano raiz, que já viu essa cidade se transformar de ponta-cabeça. E a última novidade...

Leia também

Final de Semana do “Grand Arraiá”

Como uma opção de entrada gratuita, o “Grand Arraiá” se despede neste final de semana, uma atração do Grand Plaza Shopping, em Santo André. O evento se trata de uma festa junina que conta com comidas típicas, barracas de gastronomia, quadrilha, entre outras atrações.

Poupatempo da Saúde: 100 mil atendimentos em Santo André

Poupatempo da Saúde Santo André: Em um marco histórico para a saúde pública de Santo André, o Poupatempo da Saúde celebra a impressionante marca de 100 mil atendimentos médicos em apenas quatro meses desde sua inauguração em fevereiro de 2024. Poupatempo...

Vertigem: Causas, Tratamentos e Dicas Recuperar o Equilíbrio

Vertigem: Caramba, gente! Quem aí já sentiu aquela tontura desgraçada, como se o mundo estivesse girando em volta de você? Sim, estou falando da famigerada vertigem. Eu, um andreense raiz de 42 anos, já passei por poucas e boas...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato