Mídias Sociais: Confiar sua Empresa Nelas? Mais uma vez, as principais mídias sociais deixaram a desejar. Ainda não está claro por que a queda dos serviços aconteceu, mas isso mostra que talvez não devamos confiar tanto assim nas mídias sociais para fazer negócios.
Mídias Sociais: Confiar sua Empresa Nelas?
Para ajudar você a entender mais sobre as mídias sociais, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
6 Boas Razões para usar as Mídias Sociais em sua Empresa
Hoje é impensável desenvolver uma Estratégia de Marketing Digital eficaz sem incluir Redes Sociais. Essas plataformas permitem que seus usuários, privados ou profissionais, criem páginas em seu nome e compartilhem com sua comunidade informações, fotos, vídeos…
- Conteúdo,
- Fotos,
- Vídeos e
- outros
Redes Sociais atuais, tais como por exemplo:
- Facebook,
- Twitter,
- Instagram,
- Linkedin,
- YouTube,
- Snapchat,
- Pinterest…
cada rede tem sua própria especificidade. Sem querer lutar pela exaustividade que seria demorada, é importante se posicionar nessas mídias sociais e torná-las canais de comunicação privilegiados.
Assim sendo, mesmo que as mídias sociais tenham algumas Desvantagens que já vamos citar logo a seguir, existem vários benefícios que elas podem trazer para sua empresa:
Desenvolva sua Reputação e Reputação Eletrônica – 1
As mídias sociais permitem que as empresas apresentem sua atividade e seus produtos. Esta narrativa digital é mais flexível e prática em uma rede social do que em um site corporativo estático.
Você deve confiar nos formatos de cada rede: fotos, carrosséis, vídeos, infográficos… Cabe a você identificar o formato mais adequado à sua atividade.
Prospecção de Novos Clientes – 2
As redes sociais também permitem que você alcance novos clientes em potencial e, assim, apresente-os ao que sua empresa tem para vender. Essa nova abordagem para a profissão de vendas é chamada de venda social. Trata-se de prospecção via redes sociais para fazer vendas.
Além disso, as opções de publicidade paga do Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram permitirão que você segmente com muita precisão as pessoas que deseja alcançar.
Retenha seus Clientes – 3
As mídias sociais não são apenas um vetor de vendas, elas possibilitam principalmente a criação de links com seus clientes ou futuros clientes.
Você pode recompensar seus clientes fiéis integrando-os à sua estratégia: concurso, informações prioritárias, voucher de desconto…. Assim valorizados, eles podem ser transformados em valiosos embaixadores da sua marca.
Garanta um serviço pós-venda instantâneo – 4
Os vários módulos de contato disponíveis nas redes sociais (mensagem, bate-papo instantâneo…) permitem que você se comunique em tempo real com seus clientes.
Contudo, se você abrir esses canais, é importante estar disponível porque, devido à falta de tempo, uma pergunta sem resposta pode levar a clientes insatisfeitos.
Aumente o tráfego do seu site – 5
De fato, as redes sociais são para sua empresa um canal para aquisição de tráfego e transformação potencial. Portanto, é essencial pensar cuidadosamente as chamadas de atenção dos diferentes “posts”, a fim de permitir uma melhor conversão na chegada ao seu site.
Fique atento à Competição! – 6
Este último ponto deveria, de fato, ser o primeiro. É, de fato, interessante ter uma visão geral do que seus concorrentes fazem nas redes sociais e se inspirar neles ou, pelo contrário, identificar práticas que não combinam com sua empresa para desenvolver sua estratégia digital.
5 Desvantagens das Mídias Sociais
Como você deve saber, existem benefícios e desvantagens em relação ao uso das mídias sociais. Vamos começar vendo um pouco sobre as desvantagens:
Caindo no Corporativismo
Este é um dos erros mais frequentes cometidos por muitas empresas. Usar as redes sociais como um meio de se promover. Muitas vezes os empreendedores esquecem que os usuários querem ser ouvidos e que o importante é agregar valor.
Problemas de Reputação para a Marca – 1
Se você não sabe lidar bem com as mídias sociais, elas podem se tornar uma espada de dois gumes. Se você não é um profissional ou não realiza uma boa gestão, é muito provável que sua reputação sofra um duro golpe, já que os erros estão expostos a todos.
Mas, além disso, sempre estaremos expostos a trolls, pessoas que nunca estão satisfeitas e que gostam de perturbar ou que buscam notoriedade às custas da marca.
Elas Exigem muita Dedicação – 2
Construir uma comunidade em torno da marca nas redes sociais não é uma tarefa fácil. É preciso muito esforço e perseverança para poder ver resultados a médio longo prazo.
Elas não são Totalmente Gratuitas – 3
As redes sociais são cada vez mais restritivas com a visibilidade e o escopo das publicações. Dessa forma, para alcançar mais pessoas é preciso investir em publicidade.
Além disso, se quisermos que a estratégia dê resultados, é melhor contratar um profissional para cuidar deles.
Elas dão pistas sobre nossa Estratégia para nossos Concorrentes – 4
Assim como você pode estudar sua concorrência, eles também podem fazê-lo com você. Na verdade, existem ferramentas que permitem analisar o perfil do seu negócio e compará-lo com o dos outros.
Devemos confiar nas Mídias Sociais? – 5
Apesar da falta de estabilidade, as mídias sociais trazem benefícios muito importantes.
O recomendado é fazer uso delas corretamente, mas não depender delas.
Ou seja, ter outros pontos de comunicação com seus clientes é fundamental. Por exemplo, a criação de um site institucional e o uso do e-mail marketing é uma alternativa muito atraente.
Sem dúvida, incorporar a tecnologia de mídia social é uma estratégia que em nenhuma circunstância poderia passar despercebida porque ajuda a aproximar drasticamente a empresa de seus clientes.
Contudo, é preciso ter uma estratégia sólida para ter sucesso,
Gostou de saber mais sobre as mídias sociais e sua importância? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Mais Informações sobre Mídias Sociais na Internet
- Gone in Minutes, Out for Hours: Outage Shakes Facebook – The New York Times – USA
- Facebook, Whatsapp and Instagram back after outage – BBC – Londres
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.