Sete Tendências de Marketing Digital para 2021: O Adeus e até nunca mais foi dado para 2020. A pandemia global teve um impacto em todos os negócios. Do ponto de vista do Marketing Digital, o que 2021 trará? Vários líderes do marketing digital compartilharam suas idéias sobre as próximas tendências.
Sete Tendências de Marketing Digital para 2021
Teddy Heidt, fundador do The Gauge Collective, ofereceu esta previsão:
Os pivôs de negócios digitais podem se tornar permanentes. “Eventos e experiências virtuais para que o público se envolva fora de suas tradicionais mensagens de vendas”. Ajudamos no lançamento de Mariano, Mariano’s Meet-Ups, Eventos Virtuais abrangendo Chef Demos, Aulas de Mixologia e Música ao Vivo, e Consultas Virtuais Tricoci de mercado para tratamentos em casa. Diversificar sua atividade de mídia social para se conectar com usuários mais engajados. A esse ponto, enriqueça a experiência do usuário em seus perfis sociais alavancando a loja e outros recursos que quebram as barreiras para comprar de você. Ajudamos a Tricoci a lançar a loja Instagram para complementar seu novo programa de comércio eletrônico”.
Massimiliano Tirocchi, CMO e co-fundador, Shapermint, vê uma mudança nas mídias sociais:
As plataformas de mídia social como o Facebook estão facilitando aos consumidores passar da descoberta para a compra sem nunca ter que sair da plataforma, criando um caminho simples e sem problemas para a compra. Com o comércio social continuando a crescer até 2021, as marcas de varejo terão que se adaptar a estas plataformas com novas regras, semelhantes ao que muitos fizeram com a Amazon
Mídias Sociais se tornarão um Canal de Compra de Primeira Linha
As mídias sociais se tornarão um canal de compra de primeira linha, em vez de apenas descoberta. “As plataformas de mídia social como o Facebook estão facilitando aos consumidores passar da descoberta para a compra sem nunca ter que sair da plataforma, criando um caminho simples e sem problemas para a compra. Com o comércio social continuando a crescer até 2021, as marcas de varejo terão que se adaptar a estas plataformas com novas regras, semelhantes ao que muitos fizeram com a Amazon”.
As plataformas de mídia social como o Facebook estão facilitando aos consumidores passar da descoberta para a compra sem nunca ter que sair da plataforma, criando um caminho simples e sem problemas para a compra. Com o comércio social continuando a crescer até 2021, as marcas de varejo terão que se adaptar a estas plataformas com novas regras, semelhantes ao que muitos fizeram com a Amazon
Os compradores informados querem comprar de marcas informadas. “Isto significa evoluir mesmo além da era da personalização e entrar numa era de comércio pessoal, onde os consumidores co-curam suas experiências com as marcas para refletir suas preferências a qualquer momento”.
Eles esperam que as marcas entendam o que compraram no passado e os ajudem a determinar o que devem comprar em seguida, com base em todos os dados que conscientemente compartilharam com eles, envolvendo-se com seus sites e canais.
Não se trata apenas de marcas encontrando consumidores onde eles estão; trata-se de marcas dizendo-lhes o que eles querem, quando eles querem. Se as marcas e os varejistas vão continuar coletando dados de compradores de primeira viagem, eles precisarão começar a agir de forma significativa, prevendo o que seus compradores querem ver a seguir, e entendendo onde os compradores estão em seus ciclos de compra para prever quando eles vão querer comprar”.
Marketing Digital 2021 Jim Kruger, Diretor de Marketing, Veeam, oferece o seguinte:
Os eventos virtuais começaram por necessidade, mas estão aqui para ficar por causa do ROI e da acessibilidade. “Diante da pandemia da COVID, os eventos se tornaram virtuais por necessidade. À medida que avançamos para 2021 e mais além, muitos eventos permanecerão virtuais não apenas por causa de preocupações contínuas com a segurança, mas também como resultado das lições aprendidas em 2020.
ROI ?! Retorno sobre o investimento
Em finanças, retorno sobre o investimento, também chamado taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, são elas: retorno efetivo;
As empresas descobriram que ao se tornarem virtuais, abriram seu evento a um público totalmente novo, pois os eventos virtuais são mais acessíveis do que os eventos presenciais. Para eventos virtuais, questões de vistos, restrições de viagem e custos não são uma preocupação tão grande quanto com eventos presenciais, e muitas empresas descobriram que isto permite maior comparecimento e maior participação. Isso significa menor custo para mais pessoas e maior ROI.
Segredo é ser Criativo
O segredo é ser criativo e conduzir o engajamento através de grandes palestrantes, conteúdo rico e alguma diversão, é claro. Em 2021 e além, os eventos virtuais continuarão a ser um caminho popular para se engajar com um amplo conjunto de clientes, à medida que as empresas vejam os muitos benefícios dos eventos on-line”.
Lisa Apolinski, presidente da 3 Dog Write Inc, que conheci quando a ajudei a editar um livro, oferece estes insights:
Cultivando canais de mídia social. “Muitas empresas estão começando a reduzir o número de canais de mídia social que estão usando para compartilhar e influenciar, e com razão”. Com tantos canais disponíveis e muitas empresas tendo tentado se manter relevantes em todos eles, a necessidade de declinar é quase generalizada. A redução dos canais de mídia social para apenas os mais relevantes não será apenas popular, mas necessária”.
Interações ao Vivo
Interações ao vivo com eventos virtuais”. “Os eventos virtuais têm grande poder, mas não se houver apenas uma comunicação unidirecional. Há um erro entre muitas associações e empresas de que os eventos virtuais devem ser transmitidos em vez de serem ao vivo. Sim, há complicações que podem acontecer com eventos ao vivo, mas a recompensa é muito maior do que o risco. Isto é o que os participantes procuram, algo que pode substituir, mesmo em parte, um evento ao vivo”.
Usando AR no envolvimento digital. “Com o Facebook possuindo o Oculus e dezenas de patentes de realidade aumentada, é apenas uma questão de tempo até que os especialistas em crescimento digital tenham que aprender e incorporar a RA no engajamento digital. Isto ainda está na periferia, mas agora é o momento de pesquisar, aprender e considerar como a RA poderia ser usada em ativos digitais atuais”.
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OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.