Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioCultura & LazerPasseio Pela Represa Billings Com Destino à Torre de Miroku

Passeio Pela Represa Billings Com Destino à Torre de Miroku

Torre de Miroku, um templo oriental, em que um dos acessos é por meio do barco temático dentro do Tahiti Náutica Club, está localizada em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, e é um dos cartões postais da região, destacando-se por ser a maior torre construída no estilo japonês no Brasil.

Para visitar o complexo é preciso agendar com antecedência, podendo ser feita presencialmente ou pelo site Tama Turismo, e adquirir os ingressos que incluem o transporte de barco. E tal medida é necessária porque o passeio somente acontece em condições adequadas.

Torre de Miroku

Localizada em uma área de 75 mil m², a Torre de Miroku tem 32 metros de altura, 13 mil telhas douradas, cinco andares e um vão livre até o teto, características que a fazem ser considerada a maior torre de estilo japonês do País.

Em seu interior é possível encontrar uma estátua de oito metros de altura de Hinode Kannon, uma divindade conhecida como o buda misericordioso no Oriente, feita em madeira e folheada a ouro pelo escultor Cícero D’Ávila.

Assim como também há uma capela que reúne representações de entidades tanto orientais quanto ocidentais, incluindo o deus da fortuna, Daikoku, e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Ao seu redor há um lago de carpas, uma pequena cachoeira, pequenas quedas d’água, lago com ponte japonesa, praça ecumênica e jardins em estilo oriental e ocidental. E o seu espaço é dedicado para promover a devoção ao sagrado e à apreciação ao belo.

Mas o seu acesso somente é feito por meio de traslado de barco, sendo necessário realizar o agendamento. O outro ponto de saída também é em Ribeirão Pires, na Prainha Tahiti (Tahiti Náutica Club), que fica na Avenida Palmira, 450, bairro Represa.

Construção da Torre

A Torre de Miroku foi construída em madeira, sem pregos ou parafusos – uma técnica mista de construção, em que a estrutura interna de vigas e colunas é de concreto armado e a sustentação do telhado é sobreposta em cinco andares, no padrão da tradição japonesa de encaixe de madeiras sem fixá-las por meio de tais materiais, caracterizando-a como a primeira no mundo a ter um vão interno livre até o topo –, e folheada a ouro, com acabamento em esmalte dourado importado do Japão.

No topo foi posicionada a relíquia de Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, o que torna a construção um corpo sagrado e símbolo da ligação entre a terra e o céu, o homem e Deus.

Desta forma, cada um dos cinco telhados representa uma parte do corpo da divindade, sendo o maior deles as pernas, estando acima a barriga, o peito, pescoço e a cabeça, respectivamente do maior para o menor.

Trajeto

Além da opção mencionada, para chegar à Torre de Miroku é preciso utilizar a embarcação Koryu, que contém um dragão dourado na proa, partindo do Parque Oriental – Milton Marinho de Moraes, na Rua Major Cardim, 3.100, na Estância Noblesse, por meio da Represa Billings. Mas é fundamental realizar o agendamento presencialmente ou por meio do site, e a agenda é divulgada semanalmente, dependendo das condições.

Visitação

A visitação é dividida em duas partes, sendo um tour monitorado (não obrigatório), que tem duração de 50 minutos, e um tempo livre. Ao desembarcarem, os visitantes são recepcionados pelos monitores que apresentam a iconografia do local e os detalhes da construção.

A monitoria é encerrada quando se aproximam da Torre, dando a liberdade de fazerem o que desejarem, inclusive, participar de um cerimonial com a entoação da oração japonesa “Amatsu Norito” e a canalização de Johrei. Em relação ao passeio livre, é possível circular pelo Complexo e aproveitar as experiências oferecidas pelo local.

Origem da Torre de Miroku

A construção da Torre de Miroku, que levou mais de uma década para ser construída, foi inspirada no templo Horyu, localizado na cidade de Nara, no Japão, que data de 607, sendo o mais antigo do mundo e classificado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). E o intuito do projeto envolve a criação de um espaço destinado à contemplação à paz, arte e ao belo.

Serviço

A visitação ocorre apenas aos sábados e/ou domingos

Não é permitido a entrada de animais de estimação no Complexo Torre de Miroku, nem a realização de piqueniques na área.

Valor do ingresso por pessoa: R$48,00


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Roda Rico: A Gigante que Conquistou o Céu de Sampa e Meu Coração Paulistano

Fala, meu povo! Quem vos fala é um legítimo paulistano raiz, que já viu essa cidade se transformar de ponta-cabeça. E a última novidade...

Leia também

Final de Semana do “Grand Arraiá”

Como uma opção de entrada gratuita, o “Grand Arraiá” se despede neste final de semana, uma atração do Grand Plaza Shopping, em Santo André. O evento se trata de uma festa junina que conta com comidas típicas, barracas de gastronomia, quadrilha, entre outras atrações.

Poupatempo da Saúde: 100 mil atendimentos em Santo André

Poupatempo da Saúde Santo André: Em um marco histórico para a saúde pública de Santo André, o Poupatempo da Saúde celebra a impressionante marca de 100 mil atendimentos médicos em apenas quatro meses desde sua inauguração em fevereiro de 2024. Poupatempo...

Vertigem: Causas, Tratamentos e Dicas Recuperar o Equilíbrio

Vertigem: Caramba, gente! Quem aí já sentiu aquela tontura desgraçada, como se o mundo estivesse girando em volta de você? Sim, estou falando da famigerada vertigem. Eu, um andreense raiz de 42 anos, já passei por poucas e boas...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato