Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioEstilo de VidaCriançasPor que as crianças usam uniformes escolares?

Por que as crianças usam uniformes escolares?

Como o nome diz, o uniforme escolar é uma forma de uniformizar os estudantes de uma escola. Apesar de serem bem comuns atualmente, aqui no Brasil eles foram popularizados apenas entre as décadas de 1920 e 1930.

Algumas escolas tratam com grande ênfase a necessidade do uso do uniforme escolar, enquanto outras deixam a decisão a cargo dos pais e dos alunos. Isso faz com que seja importante entender os motivos pelos quais uma criança deveria usar a vestimenta da escola para que se possa tomar a melhor decisão.

Neste post, explicamos as funções e as vantagens do uniforme escolar para as crianças. Continue lendo para entender os motivos pelos quais se utiliza o fardamento.

As crianças são obrigadas a usar uniforme escolar?

A Lei Federal nº 8.907, de 1994, deixa a critério das escolas se o uso do uniforme será obrigatório ou não.

Contudo, algumas interpretações acreditam que a lei é limitada pelo direito à educação que consta na Constituição Federal de 1988 e que diz que todos têm direito a estudar.

Por isso, as escolas públicas e privadas não deveriam poder, legalmente, impedir que uma criança que não esteja usando o fardamento escolar entre na instituição e assista às aulas, independente de existir a obrigatoriedade no seu regimento.

De qualquer maneira, a maioria dos estados possui leis para regular o fardamento em escolas públicas, garantindo que os alunos que não possuem condições financeiras suficientes recebam as roupas gratuitamente.

Qual a importância do uniforme escolar para as crianças?

O uniforme escolar pode não ser obrigatório em todas as instituições de ensino do país, mas a sua importância para as crianças é inegável.

O seu uso está associado à segurança dos pequenos, pois facilita que os funcionários da instituição reconheçam os alunos, mantendo-os seguros no ambiente escolar. Além disso, caso uma criança se perca usando o fardamento é mais provável que, caso alguém a encontre, a leve de volta à escola, que pode ser reconhecida a partir do emblema bordado na roupa.

Vantagens do uniforme escolar

Além de ser importante por motivos de segurança, os uniformes escolares oferecem outras vantagens aos pais e alunos. Citamos cinco motivos para a criança usar a farda abaixo.

Evitar bullying

A padronização fornecida pelo uso de uniformes ajuda a mascarar as desigualdades de classe, protegendo do bullying as crianças que não têm acesso a roupas de marca ou que possuem poucas roupas.

Economizar

Comprar uniformes escolares sai incrivelmente mais barato do que precisar comprar roupas normais para a criança usar todos os dias. Então, também é uma forma de economizar.

Não estragar roupas de sair

Na escola, as crianças menores mexem com tinta, pulam, correm e constantemente deixam cair o lanche na roupa.

Quando o uniforme não é utilizado, várias peças boas e caras vão sendo manchadas e desgastadas, fazendo com os pais tenham sempre que comprar roupas novas para os filhos.

Dar maior conforto à criança

Os uniformes são pensados para promover a livre movimentação, além de secarem rápido quando as crianças suam. Usando o fardamento, seus filhos vão ficar mais à vontade para realizar todas as atividades e se divertir no ambiente escolar.

Diminuir problemas antes de sair de casa

Muitas crianças e adolescentes demoram horas para escolher as roupas. No caso dos menores também costuma haver muita birra quando não é permitido que eles vistam o que querem.

Com o uniforme escolar, a preparação para ir à escola fica muito mais fácil. Basta eles vestirem a roupa e pronto, sem problemas ou atrasos.

Mesmo que alguns pais e até os próprios filhos argumentam que o uniforme retira a individualidade do aluno, a verdade é que o seu uso traz muito mais vantagens do que desvantagens. Qual a sua opinião sobre o assunto? Diga nos comentários se você acha que as crianças devem usar uniformes ou não.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Inverno no ABC Paulista: Guia Completo para Curtir a Estação

Inverno no ABC Paulista: Segunda-Feira Ponte de Feriado, Frio e Garoa: A Receita Perfeita para Curtir o Inverno no ABC PaulistaManhã de segunda-feira, cara...

Leia também

Movimento Desconecta na Escola: Futuro da Educação 2/3

Movimento Desconecta na Escola: Um Salto para o Futuro da Educação (Parte 2 de 3)No primeiro artigo da série "Movimento Desconecta", exploramos os perigos do excesso de telas para as crianças e apresentamos essa iniciativa transformadora que está conquistando...

Movimento Desconecta: Detox Digital para Crianças Felizes 1/3

Movimento Desconecta: Um Detox Digital para Crianças Felizes: Você já se pegou rolando a tela do celular sem parar, mesmo quando está com seus filhos? Já percebeu que eles te imitam, querendo o tempo todo aquele aparelho mágico que parece...

Função do Neuropediatra: Guia Completo a Saúde do Seu Filho

Função do Neuropediatra: Temos hoje como a principal função Neuropediatra, que também é muito conhecida como Neurologista infantil SP, pois esta é a especialidade médica que avalia o Sistema Nervoso Central (Cérebro, Cerebelo e Tronco Encefálico) e periférico (nervos) das Crianças e Adolescentes.

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato