O que é ser Cidadão
5 100% 2 voto[s]

O que é ser Cidadão – Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: Ter Direitos Civis. É também participar no destino da sociedade, Votar, ser Votado, ter Direitos Políticos. Os Direitos Civis e Políticos não asseguram a Democracia sem os Direitos Sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o Direito à Educação, ao Trabalho Justo, à Saúde, a uma Velhice Tranquila.

Os direitos e deveres não podem andar separados. Afinal, quando cada um cumpre com suas obrigações, permite que outros exercitem seus direitos.

Deveres do Cidadão Brasileiro

Veja alguns exemplos dos direitos e deveres do cidadão:

• Votar para escolher nossos governantes.

• Cumprir as leis.

• Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.

• Educar e proteger nossos semelhantes.

• Proteger a natureza.

• Proteger o patrimônio público e social do País.

• Colaborar com as autoridades.

Direitos do Cidadão Brasileiro

• Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da Constituição.

• Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.

• Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

• Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

• A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.

• A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

A Constituição de 1988 reserva cinco capítulos aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias sobre os direitos individuais e coletivos.

Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.

Afinal, o que é Ser Cidadão?

Como Exercemos a Cidadania? Exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Você pode ser mais cidadão. Entenda e participe ativamente da vida e do governo de seu povo. Exerça seus direitos, cumpra seus deveres e lute por um país melhor.

O que é ser Cidadão: Cidadania é a Expressão Concreta do Exercício da Democracia.

Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, sócio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para a s mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias.

Sabe o que é ser Cidadão?

Você é um cidadão?

O que é ser Cidadão – Muita gente não sabe como responder a esta pergunta. Que é tão simples. Porém ela causa tanta confusão na cabeça das pessoas. Se você faz parte deste grupo, calma!
Saiba que, você, eu e todos os brasileiros somos cidadãos (Está Garantido na Constituição da Republica Federativa do Brasil), pois pertencemos a uma comunidade e sociedade, o que faz com que convivamos com os demais indivíduos.

Cidadão e as Compreensões

No entanto, é necessário compreender que ser cidadão não é apenas um termo ou denominação, pois ele também traz Direitos e Deveres.

Portanto, para quem deseja ser um bom cidadão, primeiramente, é necessário conhecer todos os meandros que envolvem este título, que é concedido a todos, mas que nem todos costumam cumprir corretamente ou, pelo menos, da maneira que a sociedade espera.

Cidadão Direitos e Deveres

Aprender a ser um bom Cidadão é algo que só tem a acrescentar na sua vida, pois pode trazer benefícios na área pessoal, profissional e na comunidade em que está inserido, contribuindo para que possam viver em um mundo muito melhor. O Ambiente ao seu redor tenda a mudar e algumas coisas melhorar. Normalmente é exercendo a cidadania que todo um pais muda! Não é o governo que faz o lugar. São os Cidadões.

Cidadãos” ou “Cidadãos”?

As palavras terminadas em “ão”, de acordo com a sua origem, podem fazer plural em “ãos”, “ões” ou “ães”.

Vejamos alguns exemplos: cidadão/cidadãos, irmão/irmãos, cristão/cristãos, bênção/bênçãos; peão/peões, limão/limões, mamão/mamões; pão/pães, capitão/capitães, escrivão/escrivães…

Existem palavras que admitem duas formas no plural. A palavra corrimão é derivada de mão, cujo plural é mãos.

Além disso, práticas que envolvem a cidadania costumam ser bem aceitas, tanto pelas pessoas quanto por empresas, o que, consequentemente, facilita para fazer amizades e até mesmo abrir portas para empregos.

Claro, Existem 2 Formas de Cidadania, a Jurídica e a Conduta.

Para você, que se interessa pelo assunto, reunimos mais informações sobre o que é ser um cidadão.

Confira abaixo:

O Que é Ser Cidadão?

Há quem pense que ser cidadão é apenas um termo usado para definir as pessoas que pertencem a uma comunidade, porém, não é bem assim ou, pelo menos, não só isso. Ser cidadão também é ter direito à vida, à igualdade perante a lei, à liberdade, direitos civis, além de ajudar a decidir o futuro da sociedade por meio de ações e voto, ou seja, exercer a democracia.

Tem mais?

Além disso, também pode-se dizer que uma pessoa é cidadã quando convive em uma comunidade, relaciona-se com aqueles que fazem parte do seu convívio e procuram melhorar o ambiente, pois sabe que isto vai trazer benefícios para todos aqueles que estão ao seu redor.

Quem Ganha Quando Você é Um Bom Cidadão?

O Que E Ser Cidadão

Se nós vivemos em mundo que não é o ideal e com inúmeros problemas sociais é porque a maioria das pessoas são cidadãos, mas não exerce o papel de cidadão tal como deveria ser, pois se todas o fazem, com certeza, enfrentaria bem menos transtornos e preocupações. Por isso, quando você é um bom cidadão, quem mais tem a ganhar com isso é a sociedade no geral.

Além disso, a própria pessoa se beneficia do fato de ser um cidadão, uma vez que desenvolve as suas qualidades pessoais, podendo ser alguém melhor, deixando de ser apenas mais uma, para assim se tornar referência na comunidade e até mesmo no seu trabalho, pois cada vez mais as empresas buscam profissionais capacitados e ao mesmo tempo em harmonia com as necessidades da sociedade.

Conheça Os Tipos De Cidadãos

Há pessoas que se empenham na missão de ser um bom cidadão para com a sociedade, o que acaba lhe rendendo outros títulos. É por isso que o conceito de cidadão foi divido em categorias diferentes, conheça-as abaixo:

  • 1 – Cidadão Civil
    O cidadão civil é a categoria em que todos nós nos enquadramos, pois se trata de indivíduos que pertencem a uma sociedade, que gozam de direitos garantidos pela Constituição Brasileira e cumprem com as suas obrigações, participando da democracia e ajudando a decidir o destino da nação.
  • 2 – Cidadão Benemérito
    O cidadão benemérito é aquele que se destaca na sociedade devido ao fato de ter “dado” uma grande contribuição para o seu desenvolvimento ou ter participado de momentos que entraram para a história da nação. Este tipo de cidadão se caracteriza por ser digno de honras, aplausos e recompensas.

É bastante comum ver exemplos de cidadão benemérito em filmes, aqueles que recebem prêmios e são homenageados.

  • 3 – Cidadão Honorário
    O título de cidadão honorário é comumente confundido com o de benemérito, mas ele se diferencia por alguns pontos simples, mas que fazem toda a diferença. Neste caso, a honraria é entregue ao cidadão que contribui para o desenvolvimento da comunidade. Após o recebimento do título que é concedido pela Câmara Municipal da Cidade, a pessoa torna-se conterrânea da terra natal, mesmo que more ou tenha nascido em outra região.

Como Ser Um Cidadão Melhor?

E aí, quer ser um bom cidadão? Saiba que isso é perfeitamente possível, não importa tudo que já foi feito agora, o que interessa é o que você pode fazer a partir deste momento para melhorar o seu lado interno e trazer benefícios para a sociedade. Portanto, acompanhe abaixo como ser um cidadão melhor:

  • Ajude
    Ajudar é um verbo que deve ser difundido e praticado pelo universo, pois somente desta forma é possível melhorá-lo em todos os campos. Para ser um cidadão melhor, você pode ajudar a natureza, a sociedade e as pessoas que fazem parte dela. Calma! Você não precisa fazer uma super invenção para acabar com os problemas do mundo, pois se pode ajudar através de ações simples, mas que trazem muitos benefícios.

Existem inúmeras formas de ajudar, basta encontrar uma habilidade que possa ser usada em prol de todos. Que tal plantar uma árvore no seu jardim? Essa atitude simples pode contribuir para purificar o ar que respiramos. Você gosta de ler? Então, por que não se inscrever em um projeto de leitura para crianças? Custa tão pouco e ao mesmo tempo faz tão bem.

  • Ser Gentil Pode Lhe Tornar Um Bom Cidadão
    Ser um bom cidadão é algo que vem de dentro para fora. Sabe quando uma pessoa passa apressada por você, te dá um esbarrão e nem pede desculpas? Não seja essa pessoa, existem atitudes ruins que observamos nos outros que podem nos servir como inspiração para sermos melhores. Portanto, crie o hábito de ser gentil.

Uma boa dica para ser alguém mais gentil é estabelecer a meta de fazer, pelo menos, uma gentileza por dia. Comece com coisas simples como, por exemplo, ajudar uma senhora a atravessar a rua, segurar a porta do elevador, cumprimentar as pessoas no trabalho, entre outras coisas.

  • Cuide Do Seu Lixo
    Atualmente, uma das grandes preocupações da sociedade é com a preservação do meio ambiente, que é um processo que todos nós enquanto cidadãos devemos participar. Você não precisa fazer coisas mirabolantes para ajudar o planeta, basta tomar atitudes simples como cuidar do seu lixo.

Sendo assim, comece separando o lixo produzido na sua casa e entregando os itens recicláveis nos locais de coleta. Está na rua e não tem uma lixeira próxima? Então guarde o seu lixo com você e só descarte-o quando encontrar uma lixeira. Jogar lixo na rua contribui para o entupimento de bueiros. Jamais jogue restos de cigarro no chão, pois se ele não estiver totalmente apagado pode gerar incêndios.

Veja, são atitudes simples que podem lhe tornar um cidadão melhor. Não exige nada de esforço absurdo, basta ter vontade.

  • Encoraje Quem Está Ao Seu Redor
    Você será um exemplo de cidadão quando encorajar as pessoas que estão ao seu redor a também serem cidadãos conscientes. Sendo assim, sempre que possível, procure estimular as pessoas, ajudando-as em seus projetos, encaminhando-as às instituições que podem oferecer ajudar.
  • Tenha Bom Senso
    Ter bom senso é primordial para ser um cidadão melhor e útil para sociedade. Por isso, é recomendado reconhecer as regras da sociedade que você está inserido e respeitá-las sempre. Por exemplo, por mais apressado que esteja, nunca estacione na vaga para idosos e deficientes se você não se enquadra nestas categorias, pois esta vaga não é sua, nem por um minuto.

É comum as pessoas pensarem, mas a vaga está ‘livre’, é rapidinho e etc, porém, e se nesse momento parar uma pessoa portadora de deficiência que não pode se locomover com a mesma facilidade que você? Já pensou, quem sabe ela precisará estacionar algumas quadras daquele local.

Se você é pedestre, atravesse na faixa de segurança que lhe está reservada. Assim como se você está dirigindo é necessário respeitar o pedestre, aguardando o sinal abrir e esperar que ele passe.

  • Doe
    Aprenda a doar, isto irá fazer bem aos outros e a você mesmo. Que tal se desfazer daquelas blusas que estão perdidas no fundo do seu guarda-roupa e doar na campanha do agasalho. Você gostaria de comprar mais livros, mas não tem espaço para guardá-los? Então doe os que já foram lidos, pois passar conhecimento para frente nunca será demais.

Outra forma de ser um Cidadão ainda melhor é Doar Sangue.
Os Bancos de Sangue estão sempre em busca de novas doações, e não custa nada para você, concorda?
Sem contar que terá um exame completo de sangue grátis.