Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioEstilo de VidaComportamentoPor que estudar outro idioma instiga tanto a criatividade?

Por que estudar outro idioma instiga tanto a criatividade?

Aprender um novo idioma vai muito além de apenas adquirir uma nova habilidade. Segundo estudos recentes sobre o assunto, aprender um novo idioma é uma maneira muito eficaz de instigar a criatividade, principalmente em crianças.

Por isso, preparamos um conteúdo explicando qual a relação entre aprender um novo idioma e o aumento da criatividade, bem como os outros benefícios de se aprender um novo idioma.

Dessa forma, além de entender mais sobre o assunto, você pode conhecer todos os benefícios de matricular seus filhos em cursos de idiomas.

A relação entre aprender um novo idioma e o aumento da criatividade

De acordo com estudos feitos em crianças que falam mais de uma língua, foi mostrado que essas crianças têm maior flexibilidade cognitiva, sendo capazes de pensar de forma mais criativa em várias situações.

Uma explicação para esse aumento da criatividade é que, com o aprendizado de um novo idioma, as crianças desenvolvem uma mentalidade mais aberta a novas perspectivas. Ou seja, as crianças que têm contato com um segundo idioma desde cedo conseguem se adaptar mais facilmente em diferentes situações.

Além disso, aprender um novo idioma também é uma ótima forma de desenvolver outras habilidades, como a de resolução de problemas e a criatividade linguística.

Por isso, se você estava pensando em um motivo para matricular seus filhos agora mesmo em um curso de idiomas, essa pode ser a razão ideal. E o melhor é que é possível aprender inglês sem precisar sair de casa, com aulas de inglês online, onde seus filhos podem aprender com professores nativos.

Os benefícios de aprender um novo idioma

Além de instigar a criatividade, aprender um novo idioma tem vários outros benefícios, para alunos de todas as idades. Por isso, separamos os principais benefícios de se estudar outro idioma para te ajudar a entender melhor sobre o assunto.

Desenvolve habilidades de multitarefa

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugeriu que pessoas que falam mais de uma língua são capazes de fazer várias tarefas ao mesmo tempo de forma mais fácil.

Isso porque, segundo o estudo, quem domina mais de um idioma é capaz de deslocar a atenção entre dois sistemas de fala e escrita. Por exemplo, um brasileiro que fala inglês consegue realizar duas tarefas ao mesmo tempo, como escrever em inglês e falar ao telefone em português.

Então, pessoas que falam mais de uma língua conseguem desenvolver habilidades multitarefa, ou seja, de realizar mais de uma tarefa por vez.

Fortalece a memória

Outro benefício de aprender um novo idioma está em fortalecer a memória. Isso acontece porque, durante o aprendizado de uma língua diferente, é preciso utilizar várias funções cognitivas, que por sua vez, auxiliam na manutenção da memória.

Além disso, com o aprendizado de um novo idioma, você vai precisar memorizar um grande número de novas expressões e regras gramaticais, o que ajuda a melhorar a memória de curto e de longo prazo.

Segundo estudos realizados pela Academia Americana de Neurologia, pessoas que falam outros idiomas têm menos risco de desenvolver problemas cognitivos ao longo da vida.

Aumenta o foco

Nem sempre é fácil manter o foco no que precisa ser feito, não é mesmo? E por isso, aprender um novo idioma pode ser exatamente o que você precisava.

Isso porque, pessoas que estudam idiomas precisam ter foco em aprender uma língua totalmente do zero. E é exatamente essa habilidade de focar em uma determinada que pode ser utilizada para manter o foco em todas as suas tarefas do cotidiano.

Reduz o risco de desenvolver doenças como demência e Alzheimer

Aprender um novo idioma estimula o crescimento de novas conexões neurais, reduzindo os riscos de desenvolver doenças neurodegenerativas como a demência e o Alzheimer.

Em algumas pesquisas, foi mostrado que idosos que sabiam mais de um idioma tiveram os primeiros sinais de demência 4 anos após os idosos que falavam apenas uma língua.

Ou seja, são vários os benefícios de se aprender um novo idioma, desde os mais jovens até os mais velhos. Por isso, agora que você já sabe que estudar outro idioma pode ajudar a instigar a criatividade e tem vários outros benefícios, que tal escolher um idioma e começar a estudar agora mesmo?


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma demandar muito tempo e ocupar uma parte preciosa do dia, um tempo que poderia ser destinado a outras atividades. Para quem tem um dia agitado...

Festival Sabores da Cidade de Santo André Começa Nesta Segunda

Santo André, 10 de maio de 2024 - A cidade está se preparada para o Festival Sabores da Cidade - 471 Motivos para Amar Santo André, que começa nesta segunda-feira (13) e dura até 11 de junho. Com a...

15 Dicas de presentes para meninas de 15 anos

Os tão aguardados 15 anos representam um marco especial na vida de qualquer adolescente, especialmente para as jovens damas que estão prestes a vivenciar esse momento único. Escolher o presente perfeito para uma debutante pode parecer desafiador, considerando a...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato