Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioCultura & LazerPinacoteca de São Bernardo Recebe Exposição Coletiva “Vestir Cerâmica”

Pinacoteca de São Bernardo Recebe Exposição Coletiva “Vestir Cerâmica”

Quando falamos ou pensamos em Pinacoteca, logo somos transportados à famosa Pinacoteca de São Paulo. Mas o que muitos não sabem é que bem aqui no ABC, mais precisamente em São Bernardo, também existe um lugar próprio para expor pinturas e elementos de artes visuais, a chamada Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

A Pinacoteca De São Bernardo

Fundada em 1975, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo é considerada o maior espaço de exposição artística contemporânea permanente da região do ABC. A sua atual estrutura conta com quatro espaços expositivos, além de um jardim de escultura, um auditório, uma biblioteca de arte, quatro salas multiuso e também um laboratório de fotografia.

Voltada para o campo das artes visuais, com ênfase em seus aspectos contemporâneos, a pinacoteca em questão é conhecida por ter exposições bidimensionais e tridimensionais nas mais variadas técnicas, como pinturas a óleo, acrílica e aquarela, fotografias, xilogravuras, litogravuras, esculturas nos mais diversos materiais, objetos, instalações, performances, etc.

Seu acervo conta com mais de 1.500 obras de 575 artistas nacionais e internacionais, dentre eles, 220 são naturais da região do Grande ABC, no bairro Jardim do Mar, onde sua sede se encontra desde 2008.

E além de ter uma exposição permanente aberta ao público, com um conjunto de obras tridimensionais, no Jardim das Esculturas e um espaço de área verde ao redor da Pinacoteca, há instalações de curta e média duração, que são organizadas a partir de obras do próprio acervo e também produções e coleções particulares de artistas emergentes da contemporaneidade.

Exposição Vestir Cerâmica Na Pinacoteca

Vestir Cerâmica - Escultura Bromélia Imperial Kimi Nii
Bromélia Imperial, 2021 – Torno – Queima a Gás a 1280ºC – Kimi Nii – Foto: Juliano Mendonça

“Vestir Cerâmica” é uma exposição colaborativa que engloba peças de 24 artistas naturais de todos os cantos do país, incluído a nipo-brasileira Kimi Nii, convidada de honra da exposição.

A terceira edição da exibição conta com a curadoria de Cibele Nakamura, membro da Comissão de Arte Koguei/Craft – Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, por 11 anos. Além disso, participou do Júri da Grande Exposição Bunkyo – Arte Koguei, por sete anos.

A mostra busca expor objetos cerâmicos que se desdobram junto aos caminhos da moda e da decoração. Além de estarem expostas, as peças estampam, ao mesmo tempo, painéis fotográficos impressos digitalmente, evidenciando toda a versatilidade do material e, consequentemente, convidando o espectador a ter uma reflexão profunda sobre a obra.

Kimi Nii

Kimi Nii
Kimi Nii – Acervo Pessoal

Nascida em Hiroshima, no Japão, Kimi Nii veio para o Brasil com seus pais quando tinha 9 anos de idade. Uma vez instalados em São Paulo, Nii se formou em Desenho Industrial, pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, e desde o ano de 1978 se dedica às artes projetadas com cerâmica de alta temperatura, além do desenvolvimento de esculturas e outros objetos utilitários.

Kimi já expôs suas obras em países como China, Holanda, Itália, França e Portugal. Atualmente, a artista possui seu próprio ateliê localizado no bairro do Butantã, onde é possível comprar peças exclusivas de vasos, pratos, travessas, tigelas, copos, xícaras, garrafas, bules, chaleiras, jarras, conjuntos e utilitários.

Serviço

A exposição Vestir Cerâmica ocorre até o dia 07 de junho de 2023, de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h.

Local: R. Kara, 105 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP (Pinacoteca de São Bernardo do Campo)

Classificação: Livre para todos os públicos.

 

Entrada e estacionamento gratuitos.

Saiba mais sobre tudo o que acontece na Pinacoteca de São Bernardo, clicando aqui.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da sua rotina. Motoristas de aplicativo, como os milhares que circulam pelo Grande ABC Paulista e...

Reforma do Mercado Municipal do Rudge Ramos: Saúde Acessibilidade

Mercado Municipal do Rudge Ramos: Reforma Urgente Traz Esperança e Melhorias para a Saúde PúblicaSão Bernardo do Campo, 12 de julho de 2024 – O Mercado Municipal Hélio Masini, um dos pontos mais tradicionais e movimentados de São Bernardo...

Ribeirão Pires: Testes Gratuitos de Hepatite em Julho Amarelo

Hepatites Virais: Ribeirão Pires Intensifica Campanha de Conscientização e Testagem Gratuita em Julho AmareloRibeirão Pires, cidade modelo na luta contra as hepatites virais, reforça ações de conscientização e prevenção em julho, oferecendo testes gratuitos em todas as Unidades de...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato