Quando falamos ou pensamos em Pinacoteca, logo somos transportados à famosa Pinacoteca de São Paulo. Mas o que muitos não sabem é que bem aqui no ABC, mais precisamente em São Bernardo, também existe um lugar próprio para expor pinturas e elementos de artes visuais, a chamada Pinacoteca de São Bernardo do Campo.
A Pinacoteca De São Bernardo
Fundada em 1975, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo é considerada o maior espaço de exposição artística contemporânea permanente da região do ABC. A sua atual estrutura conta com quatro espaços expositivos, além de um jardim de escultura, um auditório, uma biblioteca de arte, quatro salas multiuso e também um laboratório de fotografia.
Voltada para o campo das artes visuais, com ênfase em seus aspectos contemporâneos, a pinacoteca em questão é conhecida por ter exposições bidimensionais e tridimensionais nas mais variadas técnicas, como pinturas a óleo, acrílica e aquarela, fotografias, xilogravuras, litogravuras, esculturas nos mais diversos materiais, objetos, instalações, performances, etc.
Seu acervo conta com mais de 1.500 obras de 575 artistas nacionais e internacionais, dentre eles, 220 são naturais da região do Grande ABC, no bairro Jardim do Mar, onde sua sede se encontra desde 2008.
E além de ter uma exposição permanente aberta ao público, com um conjunto de obras tridimensionais, no Jardim das Esculturas e um espaço de área verde ao redor da Pinacoteca, há instalações de curta e média duração, que são organizadas a partir de obras do próprio acervo e também produções e coleções particulares de artistas emergentes da contemporaneidade.
Exposição Vestir Cerâmica Na Pinacoteca
“Vestir Cerâmica” é uma exposição colaborativa que engloba peças de 24 artistas naturais de todos os cantos do país, incluído a nipo-brasileira Kimi Nii, convidada de honra da exposição.
A terceira edição da exibição conta com a curadoria de Cibele Nakamura, membro da Comissão de Arte Koguei/Craft – Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, por 11 anos. Além disso, participou do Júri da Grande Exposição Bunkyo – Arte Koguei, por sete anos.
A mostra busca expor objetos cerâmicos que se desdobram junto aos caminhos da moda e da decoração. Além de estarem expostas, as peças estampam, ao mesmo tempo, painéis fotográficos impressos digitalmente, evidenciando toda a versatilidade do material e, consequentemente, convidando o espectador a ter uma reflexão profunda sobre a obra.
Kimi Nii
Nascida em Hiroshima, no Japão, Kimi Nii veio para o Brasil com seus pais quando tinha 9 anos de idade. Uma vez instalados em São Paulo, Nii se formou em Desenho Industrial, pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, e desde o ano de 1978 se dedica às artes projetadas com cerâmica de alta temperatura, além do desenvolvimento de esculturas e outros objetos utilitários.
Kimi já expôs suas obras em países como China, Holanda, Itália, França e Portugal. Atualmente, a artista possui seu próprio ateliê localizado no bairro do Butantã, onde é possível comprar peças exclusivas de vasos, pratos, travessas, tigelas, copos, xícaras, garrafas, bules, chaleiras, jarras, conjuntos e utilitários.
Serviço
A exposição Vestir Cerâmica ocorre até o dia 07 de junho de 2023, de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h.
Local: R. Kara, 105 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP (Pinacoteca de São Bernardo do Campo)
Classificação: Livre para todos os públicos.
Entrada e estacionamento gratuitos.
Saiba mais sobre tudo o que acontece na Pinacoteca de São Bernardo, clicando aqui.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.