Aromatização de Clínicas e Hospitais – O Marketing Olfativo também na Saúde

Aromatização de Clínicas e Hospitais – O Marketing Olfativo também na Saúde
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A aromatização de ambientes está sendo cada vez mais utilizada no meio empresarial, para fixar marcas na memória dos clientes.

Mas esta estratégia de Marketing Olfativo também está sendo extremamente útil para criar vínculo emocional entre clientes e marcas na área da saúde. Clínicas e hospitais estão utilizando o poder das fragrâncias para fidelizar pacientes e tranquiliza-los. Isto é importante, pois inúmeras vezes o ambiente pode ser tenso. E o marketing olfativo ajuda, principalmente, neste sentido de acolhimento.

Conversamos com a empresária Cibele Paiva, CEO da La Belle Scens e especialista em aromatização de ambientes aqui no Grande ABC, para conhecer melhor esta tendência que está impulsionando muitos negócios.

ABCTudo – Quais são os efeitos da aromatização do ambiente?

Cibele Paiva – Aromatizando um ambiente, é possível criar uma identidade olfativa, agregando valor e diferencial ao serviço, através do ambiente agradável e acolhedor que proporciona bem-estar e relaxamento. Isso melhora o humor dos clientes e também dos funcionários, aumentando a atenção de todos os envolvidos no serviço: o que facilita a criação de vínculo emocional com o cliente.

ABCTudo – Por que clínicas e hospitais estão procurando aromatizar o ambiente?

Cibele Paiva – Já temos diversos cases na área da saúde, que estão percebendo bons resultados com a aromatização de ambientes para melhorar o bem-estar de todos, aumentar a vontade de permanência na clínica/consultório e estimular o paciente a realizar novos tratamentos.

ABCTudo – A aromatização do ambienta só produz resultados nos pacientes?

Cibele Paiva – Nossos clientes afirmam que, além de ter um impacto positivo no relacionamento com seus pacientes, o ambiente aromatizado ajuda a estimular a concentração e aumentar a produtividade dos funcionários.

ABCTudo – Existe alguma diferença entre a aromatização no comércio e na saúde?

Cibele Paiva – Em uma clínica, a estratégia de marketing olfativo não está apenas relacionada a conquistar o paciente pela emoção olfativa. Os estímulos olfativos devem ser capazes de modificar uma emoção muito forte que está presente no público deste local: o medo.

ABCTudo – Medo? Como assim?

Cibele Paiva – Todo ambiente relacionado ao cuidado com a saúde necessita assegurar conforto aos pacientes, proporcionando-lhes a sensação de que não é necessário ansiedade ou o estresse que as pessoas costumam sentir ao visitar este local.

ABCTudo – As empresas que estão experimentando esta estratégia já perceberam resultado?

Cibele Paiva – Combinando a aromatização do ambiente a uma pintura suave nas paredes e músicas delicadas, estamos ajudando diversos profissionais da saúde a mudar esta percepção negativa de consultório médico em seus pacientes. Temos o mix perfeito para gerar na sala de espera um ambiente de tranquilidade e bem-estar.

ABCTudo – Por onde começar a utilizar esta estratégia? É só escolher uma fragrância e borrifar no ambiente?

Cibele Paiva – Para utilizar esta estratégia, é importante conhecer a fundo o seu negócio e traçar um perfil do seu quadro de colaboradores e do seu público-alvo, avaliando o que você quer que o seu consumidor sinta ao entrar em contato com a sua marca, e como você quer ser lembrado.

ABCTudo – É possível desenvolver uma identidade olfativa para uma empresa na área da saúde?

Cibele Paiva – A elaboração de identidade olfativa exclusiva para hospitais, clínicas e consultórios é uma estratégia excelente para criar vínculo emocional com os pacientes, principalmente neste momento em que o paciente tem mais facilidade para esquecer-se do seu médico e buscar atendimento com outro profissional. Em todas as áreas, temos como grande preocupação a questão da alergenicidade. Porém, na área da saúde esta preocupação é exponencial, devido ao contato com pacientes que podem estar com imunidade alterada. Neste sentido, trabalhamos apenas com casas de fragrâncias que nos asseguram uma qualidade acima da média.

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