PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioDestacadoBanco de Leite do Hospital Mário - Covas precisa de doadoras

Banco de Leite do Hospital Mário – Covas precisa de doadoras

O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, trabalha com somente 20% de estoque, considerado volume crítico para o atendimento aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e Berçário. Hoje são apenas 25 litros à disposição, quando o volume médio ideal é de 70 litros. A capacidade total de armazenamento no local é de 112 litros.

Cenário

 

Diante deste cenário, o Hospital necessita de novas doadoras. O volume atual atende apenas o necessário para a demanda dos bebês internados, com pouca reserva.

“Precisamos trabalhar com um estoque mínimo de segurança. A qualquer momento, podemos ter aumento da demanda ou uma mãe que contribui rotineiramente pode deixar de doar, o que impactaria de forma muito importante no Banco de Leite e, principalmente, na alimentação dos bebês da UTI. Por isso, precisamos manter sempre o estoque em níveis adequados e com margem de segurança”, alerta a coordenadora do Serviço de Nutrição e Banco de Leite Humano do HEMC, Christiane Ribeiro Bello Dozzo.

 

Banco de Leite do Hospital Mário - Covas precisa de doadoras

 

O leite materno é um alimento completo que fornece nutrientes em quantidades adequadas ao bebê, assim como proteínas, vitaminas, minerais, componentes para a hidratação e proteção imunológica contra doenças infecciosas. Também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.

 

DOE LEITE MATERNO!

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Um pequeno frasco com 200 ml de leite materno é capaz de alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. Por essa razão, qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar bebês internados. A depender do peso e das condições clínicas do bebê, pode ocorrer variação na indicação do volume a ser ofertado – ou seja, 1 ml pode fazer diferença na vida do recém-nascido.

 

As mães interessadas devem estar amamentando crianças de até seis meses e ter leite em excesso. Basta contatar o Banco de Leite mais próximo de sua residência. As mães que residem na região do ABC podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas pelo número (11) 2829-5021 para contatar um profissional da área, que munirá a doadora de todas as informações necessárias para que possa realizar a doação, desde exames necessários até a forma adequada de ordenha e armazenamento.

 

O Banco de Leite Humano do HEMC fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Santo André (SP). O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. O telefone para mais informações e solicitação de visita é o (11) 2829-5021 ou pelo e-mail: bancodeleite@hemc.org.br.

 

AGOSTO DOURADO

O “Agosto Dourado” simboliza uma iniciativa nacional de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano, considerada a melhor fonte de nutrição para os bebês.

 

O alimento é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de 5 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. A meta estabelecida pela OMS é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025. Atualmente, no Brasil, essa taxa é de 45%.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

*Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

Continue explorando...

Restaurante Madero abre em Santo André

Restaurante Madero abre em Santo André: Depois do sucesso de seus restaurantes na cidade de São Paulo, a rede Madero chega ao ABC. No próximo dia 3 de março, a partir das 19h30, sobrevirá um jantar beneficente de pré-inauguração do Madero Container Santo André.

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André: O Meio Público de Trabalho e Renda de Mauá oferece 12 vagas...

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Artigos Relácionados

Festival Sabores da Cidade de Santo André Começa Nesta Segunda

Santo André, 10 de maio de 2024 - A cidade está se preparada para...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da...

Espasmo Hemifacial – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

O espasmo hemifacial trata-se de um tipo de distonia que provoca contrações involuntárias e...

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André

Inteligência Emocional Interfere nas Competições Esportivas

Emocional Interfere nas Competições Em época de copa do mundo, no especial momento de fases...

MSC Seaview: Uma Jornada Marítima Inesquecível

O MSC Seaview parte do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 28/03/2024 em uma jornada...

Formigamentos e Alterações da Sensibilidade – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

A neuropatia periférica refere-se a um dano no sistema nervoso periférico. São os nervos...