Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioCultura & LazerCine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a...

Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin

Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin: Edição que marca os doze anos de um dos mais importantes eventos de Fanzine da América Latina, recebe cinquenta expositores, documentário sobre anarcopunk feminista, discotecagem com o coletivo de mulheres Salto na Agulha e show com a banda de afropunk Punho de Mahin.

Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin

Fanzinada tem edição histórica de comemoração de doze anos no Cine Theatro Carlos Gomes

No dia 20 de maio de 2023 (sábado), das 13h às 19h, com entrada gratuita, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que fica na Rua Senador Fláquer, 110, no Centro de Santo André, recebe a celebração de doze anos da famosa Fanzinada.

Projeto idealizado e organizado pela artista e produtora andreense Thina Curtis (@thina_curtis), a Fanzinada é um marco na história da cultura nacional, sendo considerado um dos mais importantes eventos do país e da América Latina no que diz respeito aos fanzines (revistas autorais com as mais diversas linguagens, temas e formatos).

Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin
Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin

Nesta edição comemorativa de doze anos da Fanzinada, estarão reunidos mais de cinquenta escritores, quadrinistas, ilustradores e produtores da região e outras cidades, que irão expor suas obras e fanzines, em uma grande feira cultural. Estarão presentes nomes como o selo U-Zinagem (@uzinagemzines), Thata Oliveros (@thataoliveros) idealizadora da feira Clandestina e facilitadoras da Cooperativa Libertas, Zho Bertholini, Jurema Barreto, Pietro Vaughan, CoffinFang Store, Aretha Violeta, Lexy Comics, entre outros.

A programação da Fanzinada começa às 13h com um bate-papo sobre produção cultural, aberto a artistas, estudantes e demais pessoas interessadas em trocar experiências sobre a produção cultural independente.

Logo após, às 14h, acontece uma Oficina de Fanzines com o jornalista, editor, ilustrador e educador Márcio Sno (@marciosno), artista conhecido por sua extensa produção de zines e por coordenar oficinas de zines, HQs e brinquedos de papel. Criador do personagem Encostinho (@encostinho), o Diabinho Gente Boa, o artista tem seis livros publicados, já lançou documentários e produziu conteúdos audiovisuais para a internet. Nessa oficina, cada participante sairá com sua própria publicação.

Às 15h, acontece a exibição do documentário “Viver Para Lutar – Punk, Anarquismo e Feminismo: As Minas dos Anos 90” com bate-papo. O documentário retrata a cena anarcopunk no Brasil nos anos 90, que retoma a importante ligação entre punk, anarquismo e feminismo que floresceu naquele período. Questionando todo o contexto social em que viviam, as mulheres punks criaram coletivos, zines, bandas, redes, encontros anarcofeministas e projetos que trouxeram a tona as urgências do feminismo não só dentro das movimentações punks e anarquistas, mas para suas próprias vidas.

Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin
Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin

A discotecagem do evento inicia às 16h, com o Salto na Agulha (@saltonaagulha). Formado por Soraia Laza, Natália Alva e Laura Macoriello, o coletivo valoriza o protagonismo feminino e não só movimenta a pista, como também apresenta sempre mulheres no comando das picapes.

Encerrando a programação do dia, a banda de afropunk Punho de Mahin (@/punho_de_mahin) , entra às 17h, apresentando o legítimo “punk da periferia”. O grupo que se autointitula como a “ponta de lança do afropunk”, é formado por Natalia Matos, Camila Araújo, Dú Costa e Paulo Tertuliano, e tem uma atuação muito forte na luta contra o racismo no cenário musical, exatamente como o Black Pantera, resgatando a ancestralidade para mostrar a existência da resistência.

Informações: https://www.facebook.com/secult.santoandre e www.instagram.com/secult.santoandre/

Serviço: Fanzinada 12 anos

Com Thina Curtis e convidados

Sinopse: Encontro de zineiros que reunirá mais de cinquenta artistas locais e de fora, com grandes nomes do Fanzine e Histórias em Quadrinhos. O evento contará com oficinas de HQs e de Fanzine para crianças e famílias, além de contação de histórias e outros jogos muito divertidos. Classificação Livre

Grátis – Sem necessidade de retirada de ingressos

Quando: 20 de maio de 2023 (sábado) – Horário: 13h às 19h

Onde: Cine Theatro de Variedade Carlos Gomes – Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André – SP

PROGRAMAÇÃO FANZINADA 12 ANOS

Abertura 13h

  • 13h – Papo de Produção – Bate-papo sobre Produção Cultural Independente. Encontro aberto a estudantes, artistas e demais pessoas interessadas em compartilhar experiências e ideias no campo da produção cultural de projetos de qualquer tipo de linguagem artística. Não é necessário ter qualquer experiência ou comprovação de atuação. Duração: 60 minutos
  • 14h – Oficina de Fanzine com Marcio Sno – Nem todos sabem por onde começar para publicar suas ideias e histórias. Nessa oficina, além de ter essa oportunidade, cada participante sairá com sua publicação! Serão produzidos microzines (publicações de 3x3cm) que, apesar de pequenos, podem ter grandes histórias!
  • 15h – Exibição do documentário “Viver Para Lutar – Punk, Anarquismo e Feminismo: As Minas dos Anos 90” com bate-papo (dir. Marina Knup / Anarcofilmes Produções | 2019 | 86min) – Documentário sobre a cena anarcopunk no Brasil nos anos 90, que retoma a importante ligação entre punk, anarquismo e feminismo que floresceu naquele período. Por meio das memórias de mulheres que viveram esta história, tanto na movimentação anarcopunk quanto em outros contextos punks da época, reúne algumas dessas inúmeras experiências de luta.
  • 16h – Discotecagem com o coletivo Salto na Agulha
  • 17h – Show com Punho de Mahin (Afropunk)

 


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Semana Mundial do Brincar: A Natureza no Brincar

A Semana Mundial do Brincar é um evento anual que celebra a essência da infância e reforça o direito das crianças ao brincar. Neste ano, o tema escolhido é “A Natureza no Brincar”. Vamos explorar a história desse movimento,...

Parque Central de Santo André – História

O Parque Central de Santo André, localizado na região central da cidade, é um verdadeiro oásis urbano. Com uma área de 139 mil metros quadrados, esse espaço verde oferece lazer, contato com a natureza e uma rica história. Origens e...

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma demandar muito tempo e ocupar uma parte preciosa do dia, um tempo que poderia ser destinado a outras atividades. Para quem tem um dia agitado...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato