Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioDestacadoColetor Menstrual: Uma Alternativa aos Absorventes

Coletor Menstrual: Uma Alternativa aos Absorventes

O coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, caracteriza-se basicamente por um pequeno copo de silicone, inserido no canal vaginal, que coleta e armazena temporariamente o fluxo menstrual, ao invés de absorvê-lo, como é o caso dos absorventes internos.

Embora o coletor menstrual seja produzido industrialmente desde os anos 1930, o método tornou-se popular recentemente, devido ao uso de materiais que o tornaram mais confortável e hipoalérgico, além de menos poluente.

Muitas mulheres têm substituído os absorventes pelo coletor menstrual, devido às inúmeras vantagens que ele oferece: o produto é reutilizável, pode durar por um período de até 10 anos e, além de ser econômico, exerce um impacto bem menor sobre o meio ambiente.

Saiba Mais Sobre o Coletor Menstrual

Como já diz o nome, a função do coletor menstrual é coletar o sangue expelido na menstruação e armazená-lo. Por ser feito de silicone, um material bastante flexível, o copinho se ajusta perfeitamente ao canal vaginal, sem provocar desconforto à mulher.

O coletor menstrual foi produzido de forma a permitir que a mulher realize todas as suas atividades cotidianas sem restrição, incluindo o sono e a prática de atividades físicas – inclusive a natação.

Se o tamanho do coletor for adequado e o mesmo for inserido corretamente no canal, ele evita qualquer tipo de vazamento menstrual indesejado. A mulher pode permanecer com o produto inserido na vagina por um período de 6 a 12 horas seguidas, dependendo do volume do fluxo menstrual. A higienização do coletor menstrual deve ser feita regularmente.

Como Utilizar o Coletor Menstrual

  • Como Introduzir o Coletor

Antes do primeiro uso, o coletor deve ser esterilizado em água fervendo. Antes da inserção, lave muito bem as mãos com água e sabão.

Dobre o coletor em formato de “U” ou “C” e e encontre uma posição confortável para introduzi-lo no canal vaginal; relaxe a musculatura pélvica, afaste os lábios um do outro e introduza o coletor no canal menstrual, com um ângulo levemente inclinado.

Quando introduzido corretamente, você sentirá um leve estalo no momento em que o coletor abrir-se no interior da vagina. Cuidado para não inseri-lo profundamente, pois você precisará alcançar sua ponta mais tarde, no processo de remoção.

É importante ressaltar que o coletor menstrual é de uso individual e não deve ser compartilhado com outras pessoas. A troca deve ocorrer ao menos duas vezes ao dia.

  • Como Remover o Coletor Menstrual

Antes de iniciar a remoção, assim como no processo de introdução, lave bem as mãos com água e sabão. Posicione-se de maneira confortável, relaxe a musculatura pélvica e pressione com o dedo polegar e o indicador a haste que fica na ponta do coletor. Em seguida, puxe o coletor, fazendo uma leve rotação e pressionando-o, de forma que ele fique menor.

As primeiras introduções e remoções do coletor menstrual podem ser um pouco mais difíceis, mas com a prática o processo se torna bem mais fácil. Após a adaptação, a maioria das mulheres garante que o método oferece muito mais conforto em relação aos absorventes comuns.

  • Higienização do Coletor

Após a retirada do coletor vaginal, o mesmo deve ser lavado com água corrente e sabão neutro, de preferência durante o banho.

Após o fim de cada ciclo menstrual, é necessária a esterilização do produto em água fervendo, de 3 a 5 minutos. Enquanto não estiver sendo usado, o coletor deve permanecer armazenado em um local seco e arejado.

É fundamental respeitar o tempo de uso do coletor menstrual antes de retirá-lo para higienizar: essa é uma das medidas principais para evitar infecções, assim como lavar as mãos antes de tocá-lo e utilizar o tamanho adequado de acordo com a intensidade do fluxo.

Benefícios do Coletor

O fato do coletor menstrual coletar e armazenar a menstruação, ao invés de absorvê-la, é o que o torna vantajoso em relação aos absorventes internos e externos, em diversos âmbitos:

  • Preço

Embora seja inicialmente mais caro – o preço varia entre R$70,00 e R$120,00, dependendo da marca – o coletor menstrual é financeiramente econômico a longo prazo, pois descarta a necessidade de comprar absorventes todo mês. Um único produto pode durar até 10 anos, quando devidamente utilizado e higienizado.

  • Eco-Friendly

Por ser reutilizável, é um produto ecologicamente correto, pois elimina a necessidade de embalagens plásticas, além de não produzir resíduos;

  • Comodidade

O coletor é antialérgico e não costuma provocar alergias. Além disso, apresenta menos odor se comparado aos absorventes comuns e para muitas mulheres, oferece um conforto maior do que outros absorventes. Os coletores também exigem poucas trocas diárias, uma vez que precisa ser retirado, esvaziado e lavado a cada 8 a 12 horas, aproximadamente e é capaz de armazena um volume maior de sangue.

Com isso o risco de infecção – denominada Síndrome do Choque Térmico, decorrente do uso prolongado de absorventes – é mínimo, quando o produto é devidamente higienizado. Há relatos que esse tipo de produto não provoca secura vaginal, tem menor risco de vazamentos e não interfere no pH vaginal (nível de acidez).

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Roda Rico: A Gigante que Conquistou o Céu de Sampa e Meu Coração Paulistano

Fala, meu povo! Quem vos fala é um legítimo paulistano raiz, que já viu essa cidade se transformar de ponta-cabeça. E a última novidade...

Leia também

Final de Semana do “Grand Arraiá”

Como uma opção de entrada gratuita, o “Grand Arraiá” se despede neste final de semana, uma atração do Grand Plaza Shopping, em Santo André. O evento se trata de uma festa junina que conta com comidas típicas, barracas de gastronomia, quadrilha, entre outras atrações.

Poupatempo da Saúde: 100 mil atendimentos em Santo André

Poupatempo da Saúde Santo André: Em um marco histórico para a saúde pública de Santo André, o Poupatempo da Saúde celebra a impressionante marca de 100 mil atendimentos médicos em apenas quatro meses desde sua inauguração em fevereiro de 2024. Poupatempo...

Vertigem: Causas, Tratamentos e Dicas Recuperar o Equilíbrio

Vertigem: Caramba, gente! Quem aí já sentiu aquela tontura desgraçada, como se o mundo estivesse girando em volta de você? Sim, estou falando da famigerada vertigem. Eu, um andreense raiz de 42 anos, já passei por poucas e boas...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato