Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioDestacadoColetor Menstrual: Uma Alternativa aos Absorventes

Coletor Menstrual: Uma Alternativa aos Absorventes

O coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, caracteriza-se basicamente por um pequeno copo de silicone, inserido no canal vaginal, que coleta e armazena temporariamente o fluxo menstrual, ao invés de absorvê-lo, como é o caso dos absorventes internos.

Embora o coletor menstrual seja produzido industrialmente desde os anos 1930, o método tornou-se popular recentemente, devido ao uso de materiais que o tornaram mais confortável e hipoalérgico, além de menos poluente.

Muitas mulheres têm substituído os absorventes pelo coletor menstrual, devido às inúmeras vantagens que ele oferece: o produto é reutilizável, pode durar por um período de até 10 anos e, além de ser econômico, exerce um impacto bem menor sobre o meio ambiente.

Saiba Mais Sobre o Coletor Menstrual

Como já diz o nome, a função do coletor menstrual é coletar o sangue expelido na menstruação e armazená-lo. Por ser feito de silicone, um material bastante flexível, o copinho se ajusta perfeitamente ao canal vaginal, sem provocar desconforto à mulher.

O coletor menstrual foi produzido de forma a permitir que a mulher realize todas as suas atividades cotidianas sem restrição, incluindo o sono e a prática de atividades físicas – inclusive a natação.

Se o tamanho do coletor for adequado e o mesmo for inserido corretamente no canal, ele evita qualquer tipo de vazamento menstrual indesejado. A mulher pode permanecer com o produto inserido na vagina por um período de 6 a 12 horas seguidas, dependendo do volume do fluxo menstrual. A higienização do coletor menstrual deve ser feita regularmente.

Como Utilizar o Coletor Menstrual

  • Como Introduzir o Coletor

Antes do primeiro uso, o coletor deve ser esterilizado em água fervendo. Antes da inserção, lave muito bem as mãos com água e sabão.

Dobre o coletor em formato de “U” ou “C” e e encontre uma posição confortável para introduzi-lo no canal vaginal; relaxe a musculatura pélvica, afaste os lábios um do outro e introduza o coletor no canal menstrual, com um ângulo levemente inclinado.

Quando introduzido corretamente, você sentirá um leve estalo no momento em que o coletor abrir-se no interior da vagina. Cuidado para não inseri-lo profundamente, pois você precisará alcançar sua ponta mais tarde, no processo de remoção.

É importante ressaltar que o coletor menstrual é de uso individual e não deve ser compartilhado com outras pessoas. A troca deve ocorrer ao menos duas vezes ao dia.

  • Como Remover o Coletor Menstrual

Antes de iniciar a remoção, assim como no processo de introdução, lave bem as mãos com água e sabão. Posicione-se de maneira confortável, relaxe a musculatura pélvica e pressione com o dedo polegar e o indicador a haste que fica na ponta do coletor. Em seguida, puxe o coletor, fazendo uma leve rotação e pressionando-o, de forma que ele fique menor.

As primeiras introduções e remoções do coletor menstrual podem ser um pouco mais difíceis, mas com a prática o processo se torna bem mais fácil. Após a adaptação, a maioria das mulheres garante que o método oferece muito mais conforto em relação aos absorventes comuns.

  • Higienização do Coletor

Após a retirada do coletor vaginal, o mesmo deve ser lavado com água corrente e sabão neutro, de preferência durante o banho.

Após o fim de cada ciclo menstrual, é necessária a esterilização do produto em água fervendo, de 3 a 5 minutos. Enquanto não estiver sendo usado, o coletor deve permanecer armazenado em um local seco e arejado.

É fundamental respeitar o tempo de uso do coletor menstrual antes de retirá-lo para higienizar: essa é uma das medidas principais para evitar infecções, assim como lavar as mãos antes de tocá-lo e utilizar o tamanho adequado de acordo com a intensidade do fluxo.

Benefícios do Coletor

O fato do coletor menstrual coletar e armazenar a menstruação, ao invés de absorvê-la, é o que o torna vantajoso em relação aos absorventes internos e externos, em diversos âmbitos:

  • Preço

Embora seja inicialmente mais caro – o preço varia entre R$70,00 e R$120,00, dependendo da marca – o coletor menstrual é financeiramente econômico a longo prazo, pois descarta a necessidade de comprar absorventes todo mês. Um único produto pode durar até 10 anos, quando devidamente utilizado e higienizado.

  • Eco-Friendly

Por ser reutilizável, é um produto ecologicamente correto, pois elimina a necessidade de embalagens plásticas, além de não produzir resíduos;

  • Comodidade

O coletor é antialérgico e não costuma provocar alergias. Além disso, apresenta menos odor se comparado aos absorventes comuns e para muitas mulheres, oferece um conforto maior do que outros absorventes. Os coletores também exigem poucas trocas diárias, uma vez que precisa ser retirado, esvaziado e lavado a cada 8 a 12 horas, aproximadamente e é capaz de armazena um volume maior de sangue.

Com isso o risco de infecção – denominada Síndrome do Choque Térmico, decorrente do uso prolongado de absorventes – é mínimo, quando o produto é devidamente higienizado. Há relatos que esse tipo de produto não provoca secura vaginal, tem menor risco de vazamentos e não interfere no pH vaginal (nível de acidez).


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

A Influência da Alimentação na Aparência da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e sua saúde é frequentemente vista como um reflexo de nosso bem-estar interno. Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a pele saudável e radiante. Este artigo explora como diferentes...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da mesma situação. No entanto, a ocorrência de convulsão não necessariamente está relacionada à epilepsia: a cada 10 pessoas que sofrem de crises convulsivas, apenas uma...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato