Fake-news no Marketing em 2019 – Saiba Mais

Fake-news no Marketing em 2019 – Saiba Mais
5 100% 116

O marketing está em constante mudança, e por isso as pessoas que trabalham no meio precisam se atualizar frequentemente para manter seu negócio sólido. Todo ano novas tecnologias surgem, de modo que os consumidores mudem suas preferências e

Download
Download

prioridades.

Para lidar com essa mudança, o mais prático é seguir as tendências do ano anterior e prestar mais atenção nas tendências que estão crescendo. Por isso, muitos jovens interessados em fazer um negócio funcionar estão tentando seguir essas tendências, mas de maneira errônea.

Neste artigo, vamos falar sobre o poder das fake-news na população, algumas dicas para driblar os professores de marketing tendenciosos, e até mesmo pessoas prepotentes que podem estar transmitindo maus conselhos que proporcionarão o erro no seu negócio.

O Efeito Fake-News – A Descrença na Internet

A internet tomou uma força extrema nessa década, cerca de 68% dos brasileiros utilizam somente ela para se manter informados. Isso deveria ser uma coisa extremamente positiva, já que a internet possui as mais variadas informações, de diferentes pontos de vista, além de jornais desvinculados de patrocínio (ou seja, independentes) estarem ganhando força.

No entanto, apenas um terço da população verifica a veracidade das informações que recebem na internet, fato que de certa forma prejudica a credibilidade das notícias.

Acredita-se que a postura, correta das pessoas, deveria ser:

  • Encontrar Informação;
  • Ler e Interpretar a Notícia;
  • Procurar a Notícia em Sites de Pesquisa;
  • Buscar a fonte e ler outras Notícias sobre o Assunto para se Certificar da Veracidade. Além de Verificar se a matéria não é Cópia ou apenas uma contextualização da mesma;
  • Pesquisar Notícias e Opiniões de profissionais neutros às informações relatadas na notícia fonte, para então, assim, o internauta poder formar uma base para opinião pessoal sobre o assunto.

Como Funciona na Prática?

Mas não é assim que as pessoas agem quando encontram informações, e isso fez com que a manipulação de informações na internet tomasse força e criasse um grande impacto.

A tendência atual, é que pessoas jovens e interessadas em crescer com seu próprio produto e negócio, confiem em opiniões de youtubers e sites, com seus palpites de como fazer um negócio funcionar. Os mais experientes ou veja, os vendedores mais antigos, seguem a tendencia e se iludem com os fakes-números gerados por seguidores falsos dos “modas da internet“.

O Problema de Estratégia

Mas o problema é que a maioria desses palpites não são baseados em experiência própria, mas sim em estudos incertos, e isso não é suficiente para ensinar algo como marketing com propriedade, já que a prática difere da teoria.

Por este motivo, muitos negócios que foram apostados a partir de conselhos derivados da internet irão falhar, e assim, muitas pessoas deixarão de confiar na internet.

Estratégias Para Revelar se as Informações são fake-News ou Não

O passo mais importante para seguir, se você quer fazer seu negócio funcionar a partir de dicas encontradas na internet, é checar o histórico da pessoa que está dando essas dicas.

Hoje é um absurdo o número de pessoas que quer se arriscar a fazer algo aventureiro e perigoso. Apenas porque um profissional diz que o faz. tem 20.000 seguidores e apenas 100 likes. Mas a magia do fácil. O efeito Harry Potter (mágico, sem custo e sem trabalho duro) é tentador. Engana mesmo! – diz Danillo LeiteDiretor da IT9 Marketing, formatado em Vendas na M.I.T Boston/USA.

Efeito Faraó do Egito Antigo

Caso o ‘professor(Professor Pardal) tenha feito essas dicas funcionar há muitos anos, é hora de procurar outra pessoa.

O Marketing se atualiza diariamente, e não funciona da mesma maneira que funcionava há alguns anos, por isso, muito provavelmente os conselhos dados são inválidos para o marketing atual em 2019.

Última Dica de Hoje

Outra dica útil, é checar se a pessoa que está dando dicas se encontra trabalhando na área que ela escolheu ensinar, pois se os conselhos que ela está provendo realmente funcionam, ela será uma atuante de sucesso nessa área.  

 

Veja aqui onde pode realizar o Exame de Eletroneuromiografia em SP.