Gastronomia Sustentável: Grupo Raízes cresce em 26% e lança o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade.
Gastronomia Sustentável: Grupo Raízes cresce em 26%
O Grupo Raízes
“Somos apaixonados por comida boa e pessoas, e especialistas em proporcionar experiências recheadas de carinho e hospitalidade”. Foi com essa premissa que Carlos Alberto Costa decidiu criar o Grupo Raízes, em 2001, e notou que é possível ser ao mesmo tempo sustentável e lucrativo.
Como uma extensão da sua família, que se reunia para as refeições rodeada de comida saudável e gostosa, a empresa nasceu para proporcionar momentos de bem-estar e conexão para além da mesa de jantar, levando alimentos nutritivos e de altíssima qualidade ao dia a dia dos consumidores.
Foco na Sustentabilidade e no Impacto Social
O Relatório de Sustentabilidade lançado pelo Grupo Raízes destaca uma estratégia empresarial que equilibra crescimento financeiro com responsabilidade ambiental e social. Segundo Ricardo Costa, CEO do Grupo, “Este é um passo importante para reforçar nossa transparência e responsabilidade socioambiental. Queremos compartilhar nossos resultados, desafios e a forma como estamos integrando práticas sustentáveis no modelo de negócio para promover um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente”,
Entre os destaques do relatório estão iniciativas inovadoras, como o conceito de ciclo fechado da comida na Quitanda, que minimiza desperdícios e reduz custos operacionais, e a campanha “Futuro é Local“, que valoriza pequenos produtores regionais. Essas ações geraram uma redução de perdas para apenas 2,5%, comparado à média de 5% a 10% do mercado, de acordo com o Food Waste Free United foundation.
Gastronomia Sustentável em Toda a Cadeia
As práticas de sustentabilidade estão integradas em cada aspecto do Grupo. Na Quitanda, hortifrutis com pequenos danos são reaproveitados em itens de marca própria ou doados para instituições parceiras. A loja também atua como um ponto de reciclagem comunitário, incentivando a correta destinação de resíduos.
Já a Cucinare investe em planejamento eficiente de cardápios e logística, minimizando desperdícios e promovendo a utilização de ingredientes sazonais e locais. Além disso, o programa Raízes Chef Aprendiz, realizado em parceria com a ONG Chef Aprendiz, capacita jovens em técnicas culinárias e facilita sua entrada no mercado de trabalho.
Reconhecimento e Compromisso com o Futuro
O Grupo Raízes se destaca não apenas pelo crescimento, mas também pelo compromisso com altos padrões sociais e ambientais. As três marcas superaram 90 pontos no rigoroso B Impact Assessment, e o Grupo está a caminho de obter a certificação Sistema B em 2025. Recentemente, também recebeu o selo Great Place to Work, reforçando a excelência na gestão de pessoas.
Em termos de metas ambientais, o Grupo pretende reduzir suas emissões diretas de carbono (escopos 1 e 2) em 4% até o final de 2024 e neutralizar 100% dessas emissões. Além disso, busca reduzir o consumo de água em 5% e migrar 100% da energia para fontes eólicas.
“Em relação à agenda ambiental, nosso objetivo até o final de 2024 é reduzir em 4% as emissões diretas de carbono (escopo 1 e 2) e neutralizar 100% dessas emissões. Também estabelecemos metas para água, energia e resíduos: reduzir o consumo de água em 5%, migrar 100% da nossa energia para fontes eólicas no mercado livre de energia (na loja), e manter nosso alto índice de reciclabilidade nas embalagens de marca própria”, como conclui a executiva.
Impacto Positivo e Filosofia de Sucesso
O sucesso do Grupo Raízes é sustentado por uma filosofia que une gastronomia sustentável e hospitalidade. Desde os primeiros restaurantes corporativos da Cucinare até a criação da Quitanda e da Quitanda Escolas, cada marca reflete o compromisso com qualidade, inovação e responsabilidade social.
Cucinare: primeiro negócio do Grupo, nasceu para atender empresas de diversos setores – de indústrias a grandes redes de lojas – se esmerando para que as refeições servidas aos colaboradores das empresas clientes sejam saborosas e nutritivas.
São mais de 140 restaurantes distribuídos entre São Paulo e Minas Gerais, que priorizam alimentos sazonais e da cultura brasileira, vindos de fornecedores locais para garantir o frescor e promover o bem estar aos colaboradores.
Quitanda: localizada no bairro de Pinheiros, foi fundada em 2007 e alcançou uma base sólida de clientes: 527 mil ao ano. No local, há um ecoponto em parceria com a cooperativa de reciclagem Yougreen para destinar corretamente os resíduos gerados pela loja, pelo restaurante próprio para funcionários e pela sede do Grupo, promovendo a adequada gestão de resíduos da operação.
Os clientes e a comunidade ao entorno também podem levar seus recicláveis. Apenas em 2023, eles foram responsáveis por 10% das 70 toneladas de resíduos reciclados pelo Grupo, que utiliza embalagens de materiais renováveis sempre que possível na sua marca própria e mantém a reciclabilidade de 82% na loja.
Quitanda Escolas: nasceu em 2021 para fornecer alimentação saudável para redes de escolas particulares do estado de São Paulo. Com mais de 18 mil estudantes e comunidade escolar atendidos diariamente, seu foco é promover uma boa relação com a comida entre as crianças e adolescentes, baseada no consumo consciente e saudável, na importância do aproveitamento total dos alimentos e também na utilização de embalagens recicláveis.
A marca realiza ações como o festival “Raízes do Brasil” para fomentar a consciência ambiental e a valorização do consumo de alimentos da biodiversidade brasileira e também a campanha “Sabor sem Desperdício”, que incentiva o combate ao desperdício nos restaurantes das escolas.
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OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.