Você Sabe o que é Higiene do Sono?:Até mesmo nesta época tão corrida em que vivemos, precisamos prestar atenção em algo que é muito importante para, não somente um dia agradável, mas também para manter a saúde em dia: dormir bem. E a higiene do sono é algo fundamental para alcançar este objetivo.

Você Sabe o que é Higiene do Sono?

Para esclarecer este assunto, conversamos com o Dr. José Antonio Pinto, otorrinolaringologista Especialista em Medicina do Sono. Segundo suas orientações, para termos uma noite feliz (lembrando a época festiva que acabamos de reviver), é necessário cuidarmos para ter um “sono feliz”.

Esses cuidados são chamados de “higiene do sono”: passos que podemos seguir, durante o dia e próximo da hora de dormir, que favorecem uma noite de sono adequada.

Higiene do Sono

Higiene do Sono – Passo a Passo para uma Noite Feliz

 Este termo significa uma limpeza daquilo que pode interferir na qualidade do sono, que deve ser feito na hora de dormir e também ao longo do dia, já que muitas coisas podem influenciar as horas de sono. Veja a seguir algumas dicas do Doutor:

Bons Hábitos que Favorecem o Sono

  • Manter horários regulares para dormir e acordar;
  • Evitar períodos prolongados de sono durante o dia. Para não interferir no sono à noite, as sonecas devem durar, no máximo, 30 minutos;
  • Praticar atividade física regular em até 4 a 5 horas antes de dormir;
  • Não guardar ressentimentos, evitar preocupações. Procure desabafar, quando necessário, pois ajuda a relaxar a mente;
  • Usar técnicas de relaxamento durante o dia, nos momentos de tensão, e também antes de dormir;
  • Cuide da saúde nasal, pois o nariz está entupido dificulta a respiração e causa um esforço respiratório maior ao dormir. Contudo, ao invés de usar corticoides nasais, é importante procurar um médico para tratar o problema corretamente.

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Atividades Noturnas da Higiene do Sono

Quando Devo Procurar um Neurologista, Neurocirurgião ou Neurologista Infantil

  • Evitar o consumo de nicotina, cafeína e álcool;
  • Procure não tomar remédios para dormir por conta própria, nem por um longo prazo de tempo;
  • Deixe o ambiente onde vai dormir tranquilo, arejado, escuro e confortável;
  • Evitar assistir televisão e utilizar aparelhos eletrônicos, pois a luz emitida por eles diminui a secreção da melatonina, o hormônio que induz ao sono;
  • Procure ingerir alimentos com fácil digestão, aproximadamente 3 horas antes de dormir;
  • Tomar um banho quente também ajuda a relaxar o corpo, colaborando com a indução ao sono.

Mais Recomendações do Dr. José Antonio Pinto

Se o sono não vier, não brigue com a cama! Tente ler um livro em outro lugar. Mas é importante que não seja no tablete ou outro aparelho eletrônico.

Lembre-se que a quantidade de horas não importa tanto, desde que você durma o suficiente para acordar bem.

Essas práticas de higiene do sono são um verdadeiro ritual do sono, e funcionam na maioria dos casos. No entanto, quando elas não funcionarem, pode haver algum distúrbio do sono que precisa ser tratado. Então, é importante procurar o médico especialista do sono para diagnóstico e tratamento.

O Especialista em Cabeça e Pescoço Dr. José Antonio Pinto atende no Núcleo de Otorrinolaringologia,

Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo,

Endereço do Médico do Sono: localizado na Al. Dos Nhambiquaras, 159 em Moema – São Paulo.

Telefone Médico do Sono: (11) 5573-1970

Para saber mais sobre o seu trabalho e agendar uma consulta, acesse o seu site: japorl.com.br

Fontes para Higiene do Sono

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