Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC

Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC

Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC: Credenciado recentemente pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório do Centro Universitário Saúde ABC – FMABC realiza testes do novo coronavírus para São Caetano e São Bernardo desde meados de março

Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) acaba de fechar parceria com os municípios de Santo André, Ribeirão Pires e Mauá para a realização de testes de detecção do novo coronavírus. A unidade iniciou esse trabalho em meados de março com São Bernardo e São Caetano, quando examinou cerca de 1.200 amostras em menos de um mês de trabalho. Em 10 de abril, o Instituto Adolfo Lutz publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo o credenciamento da unidade do ABC, dispensando de contraprova os resultados obtidos.

Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC
Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC

As coletas feitas nas UPAs de Santo André, por exemplo, começaram a chegar no último final de semana (18/04). Ao todo, o Laboratório da FMABC analisa média de 220 exames por dia. “Os municípios colhem as amostras dos casos suspeitos e nos encaminham. Nós realizamos a análise dos materiais e aplicamos metodologia própria, que desenvolvemos no início deste ano e que nos permite entregar os resultados, em média, entre 24 e 48 horas”, calcula o vice-reitor do Centro Universitário e coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.

A equipe do Laboratório iniciou a padronização da metodologia em janeiro e enviou o pedido de credenciamento ao Instituto Adolfo Lutz, que avaliou o protocolo utilizado, a condução da reação, a coleta das amostras e a forma como é feita a extração do material genético-viral. O processo foi aprovado e o Centro Universitário Saúde ABC passou a realizar exames para São Caetano e São Bernardo, cujos resultados positivos eram enviados para confirmação no próprio Adolfo Lutz. Desde a publicação do credenciamento no Diário Oficial, a contraprova não é mais necessária e os casos positivos são notificados diretamente à Secretaria de Estado da Saúde.

METODOLOGIA

O exame realizado no Centro Universitário Saúde ABC – FMABC é o de detecção do SARS-CoV 2, o vírus que causa a doença Covid-19. O Laboratório de Análises Clínicas faz a detecção a partir de uma região do gene viral.

A programação atual do Laboratório é para a compra de insumos para 2.000 testes a cada 15 dias. Contudo, hoje o local tem capacidade instalada para realização de 300 exames por dia – ou 7.000 mensais –, o que permite atender outras cidades que eventualmente necessitem do serviço.

Uma vantagem do método desenvolvido na FMABC é que garante maior autonomia, pois utiliza uma reação própria, desenvolvida segundo padrões internacionais e aprovada pelo Instituto Adolfo Lutz. Dessa forma, a unidade não depende necessariamente da compra de reagentes externos, cuja disponibilidade no mercado tem oscilado de maneira imprevisível.

Sto André Ribeirão Pires e Mauá Iniciam Exames Covid-19 Medicina ABC

Além do Dr. Fernando Fonseca, integram a equipe responsável

Além do Dr. Fernando Fonseca, integram a equipe responsável pelo projeto os pesquisadores Beatriz Alves, Glaucia Luciano, Matheus Perez, Katharyna Gois e Marina Peres.

Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento

Comunicação Fundação do ABC

(11) 2666-5430

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais