Para aqueles que ainda não sabem o que vão fazer, que já têm uma programação ou que já tinham se planejado com antecedência para ir a este lugar, uma ótima opção para o feriado de Tiradentes (21 de Abril), assim como um destino válido nos demais dias, é fazer uma visita ao Museu do Ipiranga.
Reaberto em Setembro de 2022, como uma das atrações das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, após nove anos fechado para reforma destinada à restauração e modernização completas, mesmo no feriado, o horário de funcionamento do museu que faz parte da USP (Universidade de São Paulo) desde 1963 segue o habitual, sendo das 11h às 17h, com a última entrada para visitação ocorrendo às 16h30 e tendo duração de 1 hora.
No entanto, 30 de Abril é o último dia para o público geral visitar o Museu do Ipiranga gratuitamente. Tal data foi prorrogada em Março, motivada pela quantidade de visitas que superou a casa dos 340 mil, dando a oportunidade de mais pessoas irem ou retornarem ao local.
E aqueles que puderem e desejarem, juntamente com a entrada gratuita, podem realizar uma doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, em uma Ação Contra Fome, que é destinada às instituições sociais atendidas pelo programa Mesa Brasil Sesc São Paulo, que igualmente teve a parceria estendida após arrecadar mais de 66 toneladas – os alimentos devem ser deixados nas caixas posicionadas ao lado da bilheteria e a falta de doação não impede a visita ao Museu.
Para quem conseguiu adquirir os bilhetes, é preciso se programar, porque a tolerância para atrasos é de 15 minutos. E apesar de os ingressos para entrada gratuita estarem esgotados, é possível retirá-los na bilheteria no dia em que deseja fazer a visita, mas é importante destacar que a retirada ocorre somente enquanto houver disponibilidade. A distribuição tem início às 11h30, é feita por ordem de chegada e por hora previamente estipulada para a visita.
Mesa Brasil – Uma Parceria que Surgiu na Pandemia
A parceria entre o Museu do Ipiranga e o Sesc São Paulo retorna após a sua realização em Junho de 2021, durante a pandemia, e o objetivo do programa é minimizar a fome e a insegurança alimentar, conectando doadores a instituições sociais de São Paulo que estão cadastradas e são beneficiadas pelo programa Mesa Brasil Sesc São Paulo, como abrigos, centros de acolhida para pessoas em situação de rua e de convivência para idosos, e creches, por exemplo.
Por meio da coleta, os alimentos ajudam a complementar as refeições servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim sendo, é possível doar alimentos não perecíveis, ou seja, que podem ser armazenados em temperatura ambiente e consumidos até o vencimento, tais como, arroz, ervilha enlatada, farinha de trigo, feijão, leite em pó, macarrão, milho em lata, molho de tomate, óleo e sardinha em lata.
Novo Museu do Ipiranga
Construído entre 1885 e 1890, o edifício projetado para se tornar um monumento em comemoração à Proclamação da Independência (1822) é a sede do Museu Paulista (Museu do Estado), juntamente com o Museu Republicano Convenção de Itu, e especializado em história, com exposições e espaços destinados para atividades culturais e educativas.
E com a última reforma, o museu passa a ter 13.400 metros quadrados de área, mais de 40 salas expositivas, incluindo áreas em que o acesso não era liberado e uma que foi construída no subsolo da parte frontal do edifício-monumento, um auditório com capacidade para 200 pessoas, mais de 300 recursos de acessibilidade e inclusão, e um novo mirante com visão de 360º da cidade de São Paulo.
Serviço
De Terça-Feira a Domingo
Das 11h às 17h
Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga, São Paulo
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.