Parque do Pedroso ganha 3 mil novas Mudas de Árvores

Fim De Semana Tem Arraia No Parque Do Pedroso E Atividade De Educacao Ambiental Para Criancas No Parque Ipiranguinha

Parque do Pedroso ganha 3 mil novas Mudas de Árvores: Ação de reflorestamento com diversas espécies faz parte das melhorias realizadas no local em 2022

 

Parque do Pedroso ganha 3 mil novas Mudas de Árvores

 

O Parque Natural do Pedroso, maior área de conservação de Santo André, ganhou 3 mil novas mudas de espécies de árvores neste mês. A ação integra a série de melhorias realizadas ao longo de 2022 e visa recuperar uma área degradada dentro da Unidade de Conservação.

 

Ação de reflorestamento com diversas espécies faz parte das melhorias realizadas no local em 2022
Ação de reflorestamento com diversas espécies faz parte das melhorias realizadas no local em 2022

 

As mudas são doação de um parceiro privado, que executou o plantio e será responsável pelo acompanhamento e manutenção das espécies por 12 meses, ou seja, sem custo para o poder público. A área de 16.800 metros quadrados escolhida para receber as novas árvores estava degradada. Localizada próxima à Estrada do Montanhão, a partir de agora entrará em estágio de recuperação.

Após crescerem e se desenvolverem, as novas plantas poderão servir de alimento e abrigo para a fauna presente no parque, além de contribuir para mitigar problemas erosivos do solo, melhorar a qualidade do solo e ampliar o número de espécies da flora que compõe a Mata Atlântica, bioma presente no Pedroso. No total, foram 30 espécies pioneiras – como aroeira-pimenteira, babosa-branca, embaúba, goiaba e timbozinho – e outras 44 secundárias, como amendoim-do-campo, araçá-amarelo e roxo, chuva-de-ouro, ipê-branco, pitanga, entre outras.

 

Muito mais Melhorias

 

Outras melhorias – Neste ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), gestor do Parque Natural do Pedroso, executou uma série de outras melhorias na infraestrutura do local. Os sanitários públicos foram reformados e adaptados para pessoas com deficiência. O playground também passou por revitalização, ganhou piso tátil e dois brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

 

“Estamos trabalhando para resgatar o orgulho dos moradores em frequentar o Parque do Pedroso, que é um símbolo da nossa cidade. Além de espaço de lazer para quem reside nos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Jardim Riviera e Jardim Santo André, o Pedroso é uma importante área de proteção ambiental essencial para a região do ABC”, diz o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Além das melhorias, a autarquia tem investido em eventos culturais e de lazer. Em 2023, eventos de sucesso como Festival do Cambuci, Arraiá do Pedroso e Domingo no Pedroso terão novas edições.

 

Ação de reflorestamento com diversas espécies faz parte das melhorias realizadas no local em 2022

 

Diversas áreas ganharam nova pintura, como a tradicional ponte amarela, as churrasqueiras e a Capela Santa Cruz. Há ainda outros serviços em andamento, que devem ser entregues em meados de 2023 e contemplam as quadras poliesportivas e quiosques para piquenique. Além disso, a Unidade de Conservação ganhou o seu Conselho Gestor, que é responsável por fomentar discussões e políticas públicas para o local, respeitando as legislações vigentes e o Plano de Manejo do Pedroso.

Por Publicador Independente

Leia aqui como fazemos para uma boa redação sem Complicações. Descubra os detalhes para conseguir uma ótima nota no seu texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *