PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioDermatologistaProtetor solar infantil: como aplicar, quando usar e muito mais!

Protetor solar infantil: como aplicar, quando usar e muito mais!

Certamente você, adulto, já está acostumado com o uso do protetor solar. Porém, quando o assunto é o cuidado com as crianças, surgem muitas dúvidas sobre o protetor solar infantil.

Em especial quando se trata do primeiro filho, são diversas questões que preocupam os pais. Entre elas, a proteção solar. Afinal, será que a criança precisa usar protetor?

Já adiantamos que sim, a partir de certa idade, o protetor solar é um item indispensável no enxoval do seu filho.¹

Isso porque, além dos danos imediatos à pele, a exposição solar durante a infância pode ser a causa das manchas na fase adulta¹e aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de pele. Você sabia?

Pois é! Existem muitas coisas sobre a fotoproteção infantil que você precisa saber. A seguir, veja as informações mais importantes sobre este assunto.

Quando usar protetor solar infantil nas crianças?

Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), toda criança a partir de 2 anos deve usar protetor solar diariamente.² No entanto, alguns estudos e profissionais indicam o uso a partir dos 6 meses. Por isso, converse com o pediatra do seu filho para entender qual o momento indicado para iniciar o uso.²

Antes dessa idade, o recomendado é evitar a exposição solar do bebê.²

Até os 6 meses, o ideal é evitar um tempo de exposição solar maior do que 15 minutos, colocando o bebê para pegar sol apenas duas ou três vezes por semana.²

O protetor solar é o único produto que consegue proteger a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta, que pode causar desde manchas até o câncer de pele.³

Pensando que a pele da criança é mais sensível do que a de um adulto4, já dá para imaginar o que pode acontecer ao expor o pequeno ao sol sem proteção, não é?

Protetor solar adulto x protetor solar infantil: qual a diferença?

Se seu filho já completou seis meses ou está próximo desta idade, está na hora de procurar um bom protetor solar infantil.

Nessa hora, podem surgir muitas dúvidas, afinal, existem diversos tipos de protetores solares.

É importante saber que o protetor solar para a criança e o adulto não deve ser o mesmo

O produto deve ser formulado especificamente para as necessidades da pele infantil, que são muito diferentes da pele do adulto.¹

Além disso, é importante se atentar a fatores como o FPS (o mínimo indicado é o 30) e a fórmula do produto, optando por um protetor solar infantil hipoalergênico para não causar irritação na pele da criança.¹

Como usar protetor solar infantil?

Você deve aplicar o protetor solar infantil na criança pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Além disso, o produto deve ser reaplicado a cada 3 horas, diminuindo o intervalo para 2 horas em caso de contato com a água ou suor excessivo.²

Em relação à quantidade de produto, é fácil acertar: basta seguir a “Regra da Colher de Chá”, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Eles indicam:5

  • Uma colher de chá no rosto, pescoço e cabeça; 
  • Uma colher de chá para a parte da frente do tronco e outra para a de trás; 
  • Uma colher de chá para cada braço; 
  • Uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a de trás.

A proteção ao sol deve fazer parte da rotina das crianças e adultos, pois, os raios ultravioletas estão presentes na atmosfera a todo momento, mesmo nos dias frios ou nublados.³

Portanto, nossa dica a é colocar o produto em um local visível para que você lembre de aplicá-lo na criança assim que acordar.

Como escolher o protetor solar infantil ideal?

Para escolher um bom protetor solar, você deve consultar o pediatra do seu filho e analisar:¹

  • Fator de Proteção Solar;
  • Formulação.

Fator de Proteção Solar

O Fator de Proteção Solar é o número que você encontra na embalagem do protetor solar. Ele é chamado de FPS e indica a sua eficácia de proteção.

Ou seja: um FPS 30 significa que o corpo da criança levará 30 vezes mais tempo para apresentar sinais como vermelhidão ao ser exposto ao sol.

Em outras palavras, se em 5 minutos seu filho já começa a ficar vermelho, com o protetor solar FPS 30, esse sintoma leva 150 minutos para aparecer.

Apesar disso, o produto deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas.  Afinal, diversos fatores podem interferir na sua proteção, como o suor, um mergulho na piscina, o atrito, etc.³

De qualquer forma, o indicado para uso diário é um protetor solar com FPS 30, no mínimo. Para dias de maior exposição solar, um FPS 50+ é mais recomendado.³

Formulação do protetor solar

Já em relação à formulação, é importante buscar por protetores solares indicados para crianças, de preferência com fórmulas hipoalergênicas para reduzir as chances de alergia.

Evite produtos que contenham corantes, parabenos e fragrâncias, componentes que podem irritar a pele da criança.

Mesmo com todas essas dicas, vale a pena perguntar ao médico do seu filho qual o melhor protetor solar infantil para o seu pequeno. Como o profissional já acompanha a criança, saberá indicar um produto que atenda às necessidades da sua pele, além de mantê-lo protegido.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhá-lo com outros papais e mamães com filhos pequenos.

Não se esqueça de conferir os produtos da Mantecorp Skincare, marca especializada em proteção solar para a pele brasileira. Clique aqui e conheça!

Referências consultadas

  1. Salvado M, Fraga A, Marques DL, Pires IM, Gonçalves CC, Silva NM. Sun Exposure in Pediatric Age: Perspective of Caregivers. Children. 2021 Nov 6;8(11):1019. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8625385/>. Acesso em janeiro/2023.
  1. Bau AE. Proteção solar na infância. Departamento de Dermatologia da SBP. Disponível em <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2012/12/Fotoproteo-na-infancia-e-adolescencia-para-o-pediatra-2015.pdf>. Acesso em janeiro/2023.
  2. Moloney FJ, Collins S, Murphy GM. Sunscreens. American Journal of Clinical Dermatology. 2002;3(3):185–91. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11978139/>. Acesso em janeiro/2023.
  1. Fernandes JD, Machado MCR, Oliveira ZNP de. Prevenção e cuidados com a pele da criança e do recém-nascido. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2011 Feb;86(1):102–10. Disponível em <https://www.scielo.br/j/abd/a/dRrxgvC3nJ7Sqc6dk99jRcy/>. Acesso em janeiro/2023.
  1. Consenso Brasileiro de Fotoproteção [Internet]. issuu. Disponível em <https://issuu.com/sbd.br/docs/consensob.fotoprote____oleigo-web?e=0/6449812>. Acesso em janeiro/2023.
OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

*Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

Continue explorando...

Restaurante Madero abre em Santo André

Restaurante Madero abre em Santo André: Depois do sucesso de seus restaurantes na cidade de São Paulo, a rede Madero chega ao ABC. No próximo dia 3 de março, a partir das 19h30, sobrevirá um jantar beneficente de pré-inauguração do Madero Container Santo André.

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André: O Meio Público de Trabalho e Renda de Mauá oferece 12 vagas...

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Artigos Relácionados

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da...

Espasmo Hemifacial – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

O espasmo hemifacial trata-se de um tipo de distonia que provoca contrações involuntárias e...

15 Dicas de presentes para meninas de 15 anos

Os tão aguardados 15 anos representam um marco especial na vida de qualquer adolescente,...

Quanto custa um saco de cimento? Valores para 2024!

Quanto custa um saco de cimento? Qual o valor atualizado de um saco de...

Como organizar uma festa de aniversário?

Organizar a festa de aniversário é sempre um momento que gera dúvidas e apreensão,...

Como organizar uma festa de aniversário?

 Organizar a festa de aniversário é sempre um momento que gera dúvidas e apreensão,...

Você sabe como funciona o Pix parcelado?

Com a evolução constante do sistema financeiro digital no Brasil, o Pix revolucionou a maneira de realizar transações, trazendo rapidez e simplicidade. Mas, você já ouviu falar em Pix parcelado?  Esta opção vem ganhando espaço e despertando curiosidade sobre sua funcionalidade e benefícios.