Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioGinecologistaExercícios de Kegel na Gravidez: Fortalecendo o Assoalho Pélvico para um Parto...

Exercícios de Kegel na Gravidez: Fortalecendo o Assoalho Pélvico para um Parto e Pós-Parto Saudáveis

Exercícios de Kegel na Gravidez: Fortalecimento para um Parto Mais Tranquilo e Recuperação Pós-Parto Acelerada

Os exercícios de Kegel são uma prática simples e eficaz para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, o útero e outros órgãos pélvicos. Durante a gravidez, esses músculos são submetidos a um grande esforço, e o parto pode enfraquecê-los ainda mais. Por isso, a prática regular de Kegel pode trazer diversos benefícios para as gestantes.

O que são os exercícios de Kegel?

Os exercícios de Kegel consistem em contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico de forma repetida. Para identificar esses músculos, imagine que você está tentando interromper o fluxo de urina ou evitar soltar gases. A contração desses músculos é o movimento que você deve fazer durante os exercícios.

Benefícios dos exercícios de Kegel na gravidez:

  • Prevenção da incontinência urinária: Fortalecer o assoalho pélvico ajuda a prevenir o vazamento de urina durante a gravidez e no pós-parto.
  • Facilitação do parto: Músculos pélvicos fortes podem ajudar a tornar o trabalho de parto mais curto e a recuperação pós-parto mais rápida.
  • Melhora da circulação sanguínea na região pélvica: Isso contribui para a saúde dos tecidos e pode ajudar a prevenir hemorroidas.
  • Aumento da sensibilidade durante o sexo: Músculos pélvicos fortalecidos podem melhorar a vida sexual após o parto.

Como fazer os exercícios de Kegel:

  1. Esvazie a bexiga.
  2. Sente-se ou deite-se confortavelmente.
  3. Contraia os músculos do assoalho pélvico como se estivesse tentando interromper o fluxo de urina.
  4. Mantenha a contração por 5 segundos e relaxe por 5 segundos.
  5. Repita 10 vezes, 3 vezes ao dia.

Importante: Consulte seu médico ou fisioterapeuta pélvico antes de iniciar qualquer programa de exercícios durante a gravidez.

Além dos exercícios de Kegel, a fisioterapia pélvica também pode ser uma ótima opção para fortalecer o assoalho pélvico e prevenir problemas futuros. Converse com seu médico sobre as melhores opções para você.

Os exercícios focados na região do assoalho pélvico, especialmente os que fortalecem o músculo, estão sendo cada vez mais recomendados tanto na prevenção de patologias, como incontinência urinária, quanto para o tratamento.

E não são benéficos somente para controle de doenças, já que também auxiliam alguns processos da gravidez e os exercícios de Kegel podem levar a um trabalho de parto mais curto e a uma recuperação pós-parto mais rápida, além de outros pontos positivos que podem proporcionar às gestantes.

Gravidez e suas Dificuldades

O ato de empurrar o bebê pela pélvis para o mundo exige não apenas da gestante, mas também dos músculos pélvicos, que precisam se estender a proporções antes inimagináveis. Portanto, mesmo que nunca tenha pensado muito sobre eles – ou nunca percebeu que os tinha –, é necessário prestar atenção a eles durante e após a gravidez.

Além de desempenhar um papel importante no parto, quando os músculos do assoalho pélvico funcionam de maneira adequada, também mantêm o útero, a bexiga e o reto no lugar, e ajudam a impedir que a urina vaze ao rir ou tossir.

E há exercícios que podem ajudar a prevenir problemas em tais músculos após o nascimento e até tornar o trabalho de parto um pouco mais suave: de Kegel.

Exercícios de Kegel

Nomeado em homenagem ao Ginecologista Arnold Kegel, os exercícios de Kegel envolvem e fortalecem o assoalho pélvico, um grupo de músculos e ligamentos que pendem como um estilingue entre os quadris para atuarem como suporte para a bexiga, o útero e outros órgãos, além de controlar o fluxo de urina e a contração dos músculos, a vagina e o esfíncter anal.

O objetivo de um exercício de Kegel é contrair e, depois, relaxar os músculos do assoalho pélvico por curtos períodos de tempo. Ele é rápido e desde que converse com seu ginecologista de confiança antes e saiba a maneira correta e adequada de realizá-lo, pode fazê-lo em qualquer lugar – parada no semáforo, esperando na fila ou usando o celular, por exemplo.

Gravidez e Assoalho Pélvico

A gravidez e o parto podem sobrecarregar os músculos do assoalho pélvico, principalmente, devido ao peso da barriga da gestante, às alterações na postura e no alinhamento do corpo, e ao alongamento e à compactação que ocorre nas regiões pélvicas e abdominais durante a gestação. O nascimento em si também pode causar danos a esses músculos, resultando em distúrbios comuns da região.

Entre outros fatores, como trauma, cirurgia abdominal (como a cesariana), esforço repetido devido à constipação e ao excesso de peso, parto vaginal, especialmente os nascimentos subsequentes, podem enfraquecer significativamente os músculos do assoalho pélvico.

Os exercícios de Kegel podem ser usados para tratar ou prevenir sintomas e, na maioria das vezes, é seguro iniciar a qualquer momento. Para uma parcela considerável das mulheres, esses exercícios são seguros durante a gravidez e, geralmente, um incentivo para promoção da saúde pélvica ideal.

Em alguns casos, o médico pode esperar que se recuperem do parto antes de iniciar o tratamento para ver se algum dos sintomas mudou, que podem ser sinais de outras condições não relacionadas à gestação. Logo, o recomendável é não esperar para discutir qualquer preocupação com o especialista para confirmar a raiz deles e iniciar o tratamento, que pode incluir um encaminhamento para um fisioterapeuta da saúde pélvica.

Benefícios dos Exercícios de Kegel

À medida que o bebê ganha peso dentro do útero, os músculos do assoalho pélvico precisam suportar cada vez mais peso. Às vezes, eles não estão totalmente preparados para isso, então, se observar vazamentos ocasionais de urina – ao tossir, espirrar ou tentar correr –, é porque estão sobrecarregados e não conseguem suportar totalmente a bexiga da maneira como costumam fazer.

Quando entra em trabalho de parto, esses músculos se esticam ainda mais para abrir espaço para o bebê passar. Cerca de um terço das mulheres tem algum rompimento no tecido muscular do assoalho pélvico durante o parto e como não sangra ou parece diferente do lado de fora, não é possível que a paciente note.

E essa é uma explicação para o fato de que até um terço estimado das mulheres tem problemas com a perda pós-parto do controle da bexiga. Um número ainda menor – geralmente, aquelas que tiveram rompimentos graves de terceiro grau ou uma episiotomia importante durante o parto – experimenta incontinência fecal pós-parto.

Benefícios dos Exercícios de Kegel para Grávidas

Benefícios dos Exercícios de Kegel para Gestantes

Estudos mostraram que fazer os exercícios de Kegel regularmente antes, durante e após a gravidez tendem a ajudar a diminuir as chances de incontinência e outros problemas no assoalho pélvico. Logo, os benefícios de fazê-los, especialmente, durante a gravidez e após o parto, incluem:

Melhor Controle da Bexiga

Uma porcentagem considerável de mulheres experiencia vazamento de urina durante a gravidez ou após o parto, principalmente se for vaginal, em que o risco aumenta, além da quantidade maior de partos.

Os exercícios de Kegel podem ajudar a prevenir ou tratar condições como incontinência urinária ou de estresse, que envolve o vazamento de algumas gotas de urina ao tossir, rir ou espirrar.

Reforçar o Apoio dos Órgãos Pélvicos

O parto vaginal é uma causa potencial de prolapso de órgão pélvico (quando o útero, a uretra e/ou o intestino se afundam na vagina), porque a gravidez e o parto vaginal podem enfraquecer os músculos do assoalho pélvico e, portanto, não fornecem apoio suficiente aos órgãos da região. E como parte de um plano de tratamento, o médico pode recomendar os exercícios de Kegel.

Reduzir o Risco de Incontinência Fecal

Essa é uma condição que faz com que vazamentos de fezes ocorram antes de ir ao banheiro. Por isso, os exercícios em questão podem contribuir para o fortalecimento dos músculos retais com o intuito de evitar tal situação.

Os músculos do assoalho pélvico fortalecidos durante a gravidez também ajudam a desenvolver a capacidade de relaxar e controlá-los na preparação para o trabalho de parto e nascimento. No período pós-parto, tais exercícios tendem a ajudar na cura dos tecidos perineais, que são alongados durante o parto vaginal.

 

Por isso, o aconselhável é consultar os especialistas e se informar sobre os exercícios de Kegel, a forma como devem ser realizados, com qual frequência, a possibilidade de restrições e cuidados, que variam conforme as necessidades da mulher, o momento em que vive e a sua saúde geral.

Estudos

Um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology em 2017, intitulado “Pelvic floor muscle training for prevention and treatment of urinary and fecal incontinence in antenatal and postnatal women” (Treinamento dos músculos do assoalho pélvico para prevenção e tratamento da incontinência urinária e fecal em mulheres no pré-natal e pós-natal), é uma fonte científica dos Estados Unidos sobre exercícios de Kegel.

Este estudo revisou diversas pesquisas sobre o tema e concluiu que o treinamento dos músculos do assoalho pélvico é eficaz na prevenção e tratamento da incontinência urinária e fecal em mulheres grávidas e no pós-parto.

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Domingo no Paço: Uma celebração da comunidade andreense que une gerações!

Em Santo André, uma tradição que floresceu em 2017 continua a encantar e unir a comunidade: o Domingo no Paço. Este evento semanal, que transforma a área do Paço Municipal em um vibrante espaço de lazer e cultura, é...

Condomínios e Pets: Guia Completo para Convivência 🐶🐱

Condomínios e Pets: Um Guia Completo para a Convivência Harmoniosa 🐶🐱A alegria de ter um pet em casa é inegável, mas e quando se mora em condomínio? A relação entre animais de estimação e moradores pode ser complexa, gerando...

Vacinação Santo André em Ação: Vacinação Infantil Urgente!

Santo André em Ação: Uma Corrida Contra o Tempo para Proteger Nossas Crianças com a Vacinação - A ameaça invisível espreita, mas Santo André não se rende! A vacinação é a nossa arma! Santo André em Ação: Vacinação Infantil Urgente! Em...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato