Bexiga Baixa: O que é, Sintomas, Motivos e Tratamento: O Útero e a Bexiga são mantidos em suas posições normais logo acima da extremidade interna da Vagina (Órgão Sexual Feminino) por uma espece de “rede”. Esta é composta de Músculos e também de Ligamentos para o suporte. Com o desgaste dessas estruturas que dão suporte a pelve, pode permitir que a parte inferior do útero, ou seja o assoalho da bexiga ou até mesmo ambos se afundem através das camadas musculares e ligamentares. Tendo assim o Sintoma da Bexiga Baixa.

Prolapso Uterino e da Bexiga Baixa

Quando isso ocorre, o útero ou bexiga pode criar uma protuberância na vagina. E nos casos  até mais agravados, também é possível que o útero Caído (bexiga baixa) ou a Bexiga desçam o suficiente para que a protuberância possa aparecer na abertura da vagina ou até se sobressair da abertura.

Quando o útero se afunda para baixo, é chamado Prolapso Uterino. Quando a Bexiga Afunda, é chamada Prolapso da Bexiga, também conhecido como Cistocele.

Vários estresses podem causar enfraquecimento dos Músculos e também dos Ligamentos Pélvicos. Levando assim ao prolapso Uterino ou da Bexiga. O estresse mais significativo nesses músculos e ligamentos é o parto. Mulheres que tiveram várias gestações e parto vaginal têm mais probabilidade de desenvolver prolapso.

1Constipação com o Hábito de Forçar Frequentemente

Outras tensões que podem levar ao prolapso incluem a constipação com o hábito de forçar frequentemente a passagem das fezes e uma tosse crônica. A obesidade também pode esticar os músculos pélvicos.

Os problemas de suporte na pelve pioram após a menopausa, porque os tecidos pélvicos dependem do estrogênio para ajudá-los a manter o tom e os níveis de estrogênio caem após a menopausa.

Alguns médicos estimam que metade de todas as mulheres tem algum grau de prolapso uterino ou da bexiga nos anos seguintes ao parto. Para a maioria das mulheres, essas condições permanecem sem diagnóstico e sem tratamento. Apenas 10% a 20% das mulheres com prolapso pélvico procuram avaliação médica dos sintomas.

Sintomas da Bexiga Baixa

Casos leves de Bexiga Baixa ou Prolapso Uterino geralmente não causam sintomas. Um prolapso mais avançado pode causar um dos seguintes sintomas:

  • Desconforto na Vagina,
    • pelve,
    • abdome inferior,
    • virilha ou
    • região lombar.
  • O desconforto associado ao prolapso geralmente é descrito como uma sensação de puxar ou doer. Pode ser pior durante a relação sexual ou menstruação.
  • Peso ou pressão na área vaginal. Algumas mulheres sentem que algo está prestes a cair da vagina.
  • Uma protuberância de tecido rosa úmido da vagina. Este tecido exposto pode ficar irritado e causar prurido ou pequenas feridas que podem sangrar.
  • Vazamento de urina, que pode ser pior com trabalho pesado,
    • Tosse,
    • Risada ou
    • Espirro
    • Micção freqüente ou vontade frequente de urinar
    • Infecções freqüentes do trato urinário, porque a bexiga não pode esvaziar completamente quando você urina
    • Necessidade de empurrar os dedos na vagina, no reto ou contra a pele perto da vagina para esvaziar a bexiga ou fazer movimentos intestinais
    • Dificuldade para evacuar
    • Dor na relação sexual, vazamento de urina durante o sexo ou incapacidade de ter um orgasmo
    • Descarga úmida que suja suas roupas de baixo

Animação, mostra a Bexiga Baixa, Assista diretamente no Youtube se Preferir. 

Diagnóstico da Bexiga Baixa

Um médico experiente, normalmente é recomendado, procurar um especialista Ginecologista no caso, geralmente pode diagnosticar prolapso uterino ou da Bexiga Baixa com um exame pélvico. Ocasionalmente, pode ser necessário um teste de ressonância magnética (ressonância magnética) para confirmar o diagnóstico.

Em alguns casos, especialmegnte se você tiver Infecções Urinárias frequentes ou tiver dificuldade em manter a urina, o seu médico poderá solicitar um ou mais testes para avaliar a função da bexiga.

Estudos urodinâmicos testam sua função da bexiga e podem mostrar se sua bexiga esvazia completamente. A pressão dentro da bexiga é medida à medida que o fluido é passado através de um pequeno tubo. Um vídeo de raio-X feito após a inserção do corante na uretra para encher a bexiga pode mostrar se seu formato está distorcido.

Este teste é conhecido como um cistouretrograma de micção.

2Duração Esperada – Tempo

Às vezes, você pode reverter um caso leve de prolapso fazendo exercícios que fortalecem os músculos pélvicos. Em outros casos, o grau e a gravidade do prolapso podem aumentar ao longo do tempo à medida que a mulher envelhece. Isso pode ocorrer mais rapidamente em algumas mulheres do que em outras.

Endereço do Ginecologista Itaim: R. Joaquim Floriano, 871 – 52 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04535-011, Brasil
Telefone do Ginecologista Itaim: +55 11 3887-8701

Casos avançados ou graves de prolapso geralmente não respondem ao exercício ou terapia hormonal. A cirurgia geralmente melhora ou cura o prolapso de órgãos pélvicos.

Prevenção

Às vezes, você pode reverter um caso leve de prolapso fazendo exercícios que fortalecem os músculos pélvicos. Em outros casos, o grau e a gravidade do prolapso podem aumentar ao longo do tempo à medida que a mulher envelhece. Isso pode ocorrer mais rapidamente em algumas mulheres do que em outras.

Casos avançados ou graves de prolapso geralmente não respondem ao exercício ou terapia hormonal. A cirurgia geralmente melhora ou cura o prolapso de órgãos pélvicos.

3O Tratamento ou Como Tratar

Para casos leves, medidas para fortalecer os músculos do assoalho pélvico podem ser suficientes para limitar os sintomas de prolapso. Exercícios conhecidos como exercícios de Kegel são uma excelente maneira de aumentar seu apoio pélvico.

Para realizar exercícios de Kegel, aperte os músculos que você usaria para evitar passar urina ou gases. Mantenha a contração por alguns segundos e solte. Relaxe completamente os Músculos do Assoalho Pélvico após a contração. Repita 10 (dez) vezes. Tente fazer de quatro a cinco séries por dia.

Com o tempo, a maioria das mulheres notou melhora no Controle da Bexiga e pode ter menos dor ou menos sintomas.

Um médico pode colocar um dispositivo em forma de anel chamado pessário na parte superior da vagina. Os pessários podem ajudar a sustentar o útero e a bexiga e impedir que caiam na vagina. Eles são removíveis para que possam ser lavados periodicamente.

Uma Bexiga ou útero prolapso pode precisar ser corrigida com cirurgia, o que pode ser feito através da vagina, uma incisão no abdômen ou por laparoscopia. O procedimento escolhido depende da idade da mulher, gravidade dos sintomas, histórico médico, desejo de fertilidade futura e desejo de poder fazer sexo. Os objetivos são restaurar a anatomia normal, aliviar os sintomas, restaurar a função normal do intestino e da bexiga e restaurar a capacidade de fazer sexo. Em alguns casos, a remoção cirúrgica do útero (histerectomia) é recomendada.

Quando Procurar um profissional

O prolapso dos órgãos pélvicos é geralmente um problema não ameaçador. Você deve entrar em contato com seu médico para uma avaliação se estiver com sintomas incômodos e suspeitar que possa ter esse problema. Também é importante relatar alterações nos sintomas urinários ao seu médico, pois as infecções urinárias são uma possível complicação do prolapso.

Prognóstico

O prolapso menor do útero ou da bexiga pode ser corrigido com exercícios de fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Uma vez que o prolapso progrida para um estágio mais avançado, ele continuará e piorará sem tratamento cirúrgico ou suporte pessário.

É improvável que prolapso leve a moderado cause conseqüências médicas significativas e pode não exigir tratamento. Prolapso avançado, grave ou completo geralmente requer suporte pessário ou tratamento cirúrgico para minimizar problemas com incontinência urinária, retenção urinária, ulceração vaginal, disfunção sexual ou dificuldades em ter uma evacuação.

4O exercício Causou minha Bexiga Baixa?

Pergunta ao Médico

P. Recentemente, fui Diagnosticada com uma Bexiga Baixa. O Especialista Ginecologista médico disse que pode ser devido ao excesso de exercício. Eu pratico exercícios há mais de 40 (quarenta) anos e me pergunto se é mais provável que isso esteja relacionado à idade. As pessoas devem se preocupar com exercícios que causam esse problema?

R. Quando a bexiga cai da pélvis e se projeta para dentro da vagina, diz-se que é prolapso ou Bexiga Caída.

Essa condição, conhecida como cistocele, é desconfortável e também pode causar problemas urinários.

Informação Adicional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here