Curitiba anuncia lockdown por nove dias para conter avanço do coronavírus: Capital paranaense adotará medidas drásticas para reduzir a circulação de pessoas a partir deste sábado (13)
Curitiba Lockdown por 9 dias
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou nesta sexta-feira (12) à noite um lockdown de nove dias na capital do Paraná. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Greca relata que o sistema de saúde da cidade está perto do limite e diz que atendeu aos pedidos dos órgãos de saúde para restringir a circulação nas ruas.
O decreto com os detalhes da medida ainda não foi publicado, mas segundo o prefeito Curitiba entrará em lockdown a partir da meia-noite desta sexta (12) até o fim do próximo domingo (21). Durante este período, somente serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina poderão seguir funcionando.
Nos últimos dias, abrimos 240 leitos clínicos nas UPAs e 154 UTIs. Mas a situação é grave. O Brasil adoeceu de uma nova cepa que é feroz em transmissão, rápida em se agravar e eficaz em matar – inclusive os jovens. Esse é um esforço imenso para livrar nossa gente desse mal
- São Paulo em Fase Emergencial do Plano São Paulo, contra o Covid-19 ou novo Coronavírus.
– Nos últimos dias, abrimos 240 leitos clínicos nas UPAs e 154 UTIs. Mas a situação é grave. O Brasil adoeceu de uma nova cepa que é feroz em transmissão, rápida em se agravar e eficaz em matar – inclusive os jovens. Esse é um esforço imenso para livrar nossa gente desse mal – disse Greca.
Esforço Imenso
O prefeito diz que se trata de um “esforço imenso” e que será o primeiro lockdown de Curitiba desde o início da pandemia. Greca ressaltou que, no ano passado, acompanhou o governo do Paraná no que chamou de “restrições severas”, mas que agora vê a necessidade de um lockdown na capital.

Conforme o anúncio, estarão suspensas as obras públicas, o comércio, os serviços privados e a atividade da indústria.
Dados Atualizados da Prefeitura
De acordo com os dados atualizados da prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos em Curitiba está em 98%. O número, aliás, é parecido com o do sistema de saúde de Santa Catarina no momento, que tem 98.9% das UTIs ocupadas.
– Só vai passar se todo mundo ajudar. O negacionismo, a ignorância, o fingir que está tudo bem, não vai ajudar ninguém. Nós precisamos ficar em casa, só sair se for absolutamente necessário, e obedecermos as autoridades sanitárias – pediu o prefeito.
Só vai passar se todo mundo ajudar. O negacionismo, a ignorância, o fingir que está tudo bem, não vai ajudar ninguém. Nós precisamos ficar em casa, só sair se for absolutamente necessário, e obedecermos as autoridades sanitárias
#CuritibaContraVírus
Com o coração apertado, venho cumprir meu ofício de Prefeito em decretar a #BandeiraVermelha em Curitiba. A partir da meia-noite, 13 de março de 2021 por, pelo menos, 9 dias teremos restrições mais severas de funcionamento de serviços e do comércio e áreas onde propiciam a aglomeração de pessoas. Nosso #SUSCuritibano tem 1.031 leitos e UTIs exclusivos Covid-19 (566 leitos clínicos e 465 UTIs). Nos últimos dias, abrimos 240 leitos clínicos nas UPAs e 154 UTIs. Mas a situação é grave. O Brasil adoeceu de uma nova cepa que é feroz em transmissão, rápida em se agravar e eficaz em matar – inclusive os jovens. Esse é um esforço imenso para livrar nossa gente desse mal. #VaiPassar Nós vamos vencer. Temos vacinas, ainda não todas que desejamos, mas temos a melhor vacina contra o desânimo que é a Fé e a Esperança. Estamos trabalhando arduamente para conseguirmos comprar vacinas para agir complementarmente com o Governo do Estado e Governo Federal. Margarita e eu, contamos com seu apoio. Só vai passar se todo mundo cooperar. Suplico a todos que obedeçam as normas sanitárias. Mantenham o isolamento social, façam a higienização das mãos e, por favor, usem a máscara. Juntos, vamos vencer!
https://www.facebook.com/rafaelgreca/videos/1428195840846161/
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.