Dia do Hambúrguer é Celebrado em 28 de maio

Dia do Hambúrguer é celebrado em 28 de maio: Grande ABC acompanhou o crescimento de casas com o hambúrguer artesanal

Dia do Hambúrguer

O Dia do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio, cardápio que caiu no gosto do brasileiro, apesar de não ser um prato típico da cozinha nacional.

De acordo com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) o mercado se consolidou, nos últimos cinco anos, com o hambúrguer artesanal ou goumert, que provocou o boom do mercado.

A Região acompanhou essa tendência de crescimento com a instalação de grandes estabelecimentos, mas principalmente pelas casas de empresários locais, muitos de pequeno porte.

“Esse nicho de mercado oxigenou o setor, trouxe pluralidade e mais opções de escolhas para o consumidor. Em plena pandemia, os estabelecimentos foram obrigados a se adaptar e adotar o delivery, além do take Away. As diretrizes políticas e a condução da economia nesse período levaram os empresários a passar por dificuldades, assim como todos os outros ramos do setor. Ainda assim, vale lembrar a data dessa iguaria na área gastronômica”, explicou Beto Moreira, presidente do Sehal.

“Esse nicho de mercado oxigenou o setor, trouxe pluralidade e mais opções de escolhas para o consumidor. Em plena pandemia, os estabelecimentos foram obrigados a se adaptar e adotar o delivery, além do take Away. As diretrizes políticas e a condução da economia nesse período levaram os empresários a passar por dificuldades, assim como todos os outros ramos do setor. Ainda assim, vale lembrar a data dessa iguaria na área gastronômica”

De acordo com Beto, a expectativa é a de que o setor supere a crise e conquiste cada vez mais espaço.

História do Hambúrguer

Um hambúrguer (também hambúrguer para abreviar) é um sanduíche que consiste de uma ou mais patês cozidas de carne moída, geralmente carne bovina, colocada dentro de um pãozinho fatiado ou pão de forma. A massa pode ser frita, grelhada, defumada ou grelhada em fogo.

Dia do Hambúrguer: Os hambúrgueres são frequentemente servidos com queijo, alface, tomate, cebola, picles, bacon ou pimentão; condimentos como ketchup, mostarda, maionese, salsa, ou um “molho especial”, muitas vezes uma variação do molho Thousand Island; e são frequentemente colocados em pães de sementes de gergelim. Um hambúrguer coberto com queijo é chamado de “cheeseburger”.

O termo “hambúrguer” também pode ser aplicado à massa de carne, especialmente no Reino Unido, onde o termo “patty” é raramente usado, ou o termo pode até se referir simplesmente a carne moída.

Como o termo hambúrguer (comemorado no dia do hambúrguer) geralmente implica em carne bovina, para maior clareza “hambúrguer” pode ser prefixado com o tipo de carne ou substituto de carne utilizado, como no hambúrguer de carne bovina, hambúrguer de peru, hambúrguer de bisonte, ou hambúrguer vegetariano.

Os hambúrgueres são vendidos em restaurantes de fast-food, lanchonetes e restaurantes especializados e high-end. Há muitas variações internacionais e regionais do hambúrguer.

Como as versões da refeição são servidas há mais de um século, sua origem permanece ambígua. O popular livro A Arte da Cozinha Simples e Fácil de Hannah Glasse incluía uma receita em 1758 como “Hamburgh sausage”, que sugeria servi-la “assada com pão torrado debaixo dela”.

hambúrgueres são vendidos em restaurantes de fast-food
hambúrgueres são vendidos em restaurantes de fast-food

Lanche Semelhante

Um lanche semelhante também era popular em Hamburgo com o nome “Rundstück warm” (“pãozinho quente”) em 1869 ou antes, e supostamente comido por muitos emigrantes a caminho da América, mas pode ter contido bife assado em vez de Frikadeller. Há relatos de que o bife de Hamburgo foi servido entre dois pedaços de pão na Linha Hamburg America, que iniciou suas operações em 1847. Cada um deles pode marcar a invenção do Hambúrguer, e explicar o nome.

Há uma referência a um “bife de Hamburgo” já em 1884 no Boston Journal [OED, em “bife”] Em 5 de julho de 1896, o Chicago Daily Tribune fez uma afirmação altamente específica sobre um “sanduíche de hambúrguer” em um artigo sobre um “carro sanduíche”: “Um distinto favorito, apenas cinco centavos, é o sanduíche de bife de hambúrguer, cuja carne é mantida pronta em pequenas patês e ‘cozida enquanto se espera’ na faixa da gasolina”.

“Hoje, o hambúrguer não é só mais um lanche, é uma refeição completa, como um almoço ou jantar e também é um motivo pra juntar os amigos pra sair e se divertir. As grandes marcas, mas muitas pequenas casas, estão espalhadas hoje por todo o ABC, promovendo o giro da economia com emprego e renda. E não ficam devendo nada para os estabelecimentos instalados na vizinha capital Estado”, acrescenta Beto.

“Hoje, o hambúrguer não é só mais um lanche, é uma refeição completa, como um almoço ou jantar e também é um motivo pra juntar os amigos pra sair e se divertir. As grandes marcas, mas muitas pequenas casas, estão espalhadas hoje por todo o ABC, promovendo o giro da economia com emprego e renda. E não ficam devendo nada para os estabelecimentos instalados na vizinha capital Estado”

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com datashow, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO

Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies