Significado Do Dia Dos Pais

Dia dos Pais a História por Traz da Comemoração: Ah 2019. Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.

Origem da comemoração nos Estados Unidos

No Brasil, ela é comemorada no Segundo Domingo de Agosto. Porém poucos se lembram, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 de Agosto. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no

  • terceiro domingo de junho; em
  • Portugal e Espanha, em 19 de março; na
  • Rússia, no dia 23 de fevereiro.

Mas qual é a razão Dessas Diferenças?

O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.

Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

História do Dia dos Pais

Datas Comemorativas

O Dia dos Pais é celebrado em várias regiões do mundo, mas em datas diferentes.

Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.

No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças?

Origem da comemoração nos Estados Unidos

O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.

Smart era um veterano da Guerra Civil Americana Dia dos Pais a História por Traz da Comemoraçãoque, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

Origem da Comemoração no Brasil

iT9 Marketing sem Fronteiras, no Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

Significado Do Dia Dos Pais

O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

Caso Particular de outros Países

Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.

Escute a Música do Dia dos Pais diretamente no youtube

Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.

Significado por trás do Dia dos Pais

Historia Do Dia Dos Pais

Como falado anteriormente, mais do que uma data popular e principalmente, uma data comercial, é preciso dar significado e colocar sentimento no presente e na comemoração.

E se por algum motivo seu pai não está presente nessa data, não fique triste. A maior ligação entre vocês é a do coração. Faça uma oração, se conecte com Deus e com ele e transmita bons sentimentos através dela.

Noticia dos Dia dos Pais, mas nem sempre boa

Saidão de Dia dos Pais beneficia mais de 1,2 mil presos do DF – Os detentos começaram a ser liberados às 7h desta sexta-feira (9/8) e devem retornar às penitenciárias até as 10h da próxima segunda-feira (12/8).

Cerca de 1233 presos foram beneficiados pelo saidão de Dia dos Pais, entre 9 e 12 de agosto. De acordo com o levantamento prévio da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), do total, 64 são mulheres. Os internos começaram a sair das penitenciárias às 7h desta sexta-feira (9/8) e devem retornar até as 10h da próxima segunda-feira (12/8).

Ao todo, são 11 saídas anuais temporárias determinadas pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (VEP/TJDFT), totalizando 35 dias. Este é o quarto saidão do ano.

Moro critica saída no Dia dos Pais de presos que mataram Pais ou Filhos

Moro critica saída no Dia dos Pais de presos que mataram pais ou filhos

O ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, afirmou que assassino do próprio pai ou do filho não deveria ter benefício de ‘saidinha’ da prisão na data comemorativa do Dia dos Pais. Em sua conta no Twitter, nesta sexta-feira, 9, ele foi taxativo. “Parricidas ou filicidas não deveriam sair da prisão em feriado do Dia dos Pais.”

Bolsonaro diz que ‘saidinha’ de Nardoni para o Dia dos Pais é uma ofensa aos brasileiros

Nardoni é acusado de ter matado a própria filha em 2008

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no Twitter nesta quinta-feira para manifestar sua revolta pela saída de Alexandre Nardoni da prisão para o Dia dos Pais. Bolsonaro disse que a ‘saidinha’ de Nardoni é uma ‘grave ofensa contra todos os brasileiros’.
Nardoni e a mulher, Anna Carolina Jatobá, estão presos desde 2008, ano em que o crime aconteceu. Em abril de 2019, ele recebeu a progressão ao regime semiaberto após um exame criminológico apontar que Nardoni tem “ótimo comportamento” e é “capaz de criar vínculos afetivos”. Já Anna, desfruta do benefício desde 2017, o que dá aos dois a prerrogativa para passar datas comemorativas em casa.
Além do casal, Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por arquitetar a morte dos pais, Manfred e Marísia, em 2002, também deixou Tremembé para o Dia dos Pais. Os detentos devem se reapresentar no local até quarta-feira (14).

Três mil presos são liberados no Vale para “saidinha” de Dia dos Pais

Cumprindo pena pelo assassinato da filha desde 2008 na P2, em Tremembé, Alexandre Nardoni deixa presídio pela primeira vez

A saída temporária para o Dia dos Pais liberou 3.056 detentos das unidades prisionais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (7). O benefício é concedido pela Justiça aos presos de bom comportamento e que estão no regime semiaberto.

Alexandre Nardoni, preso pela morte da filha Isabella e condenado a 30 anos de prisão está na P2, em Tremembé, desde 2008. Considerado pela Justiça como um detento com bom comportamento, Nardoni está em regime semiaberto desde abril e terá sua primeira “saidinha” do presídio.

Os presos que saíram nesta quarta têm previsão de retorno no dia 14.

A data também pode e deve ser usada a favor daqueles que estão brigados e afastados de seus pais. Deixe o orgulho de lado e pense na vida que vocês tem pela frente. Uma vida sem mágoas e rancor flui melhor. O amor é a arma mais poderosa que temos e devemos usá-la sempre a nosso favor.

Todo segundo domingo do mês de Agosto comemoramos o Dia dos Pais. Essa é uma das datas mais importantes do calendário ao lado do Dia das Mães. Se Maio é considerado o mês das mães, podemos dizer que Agosto é o mês dos pais.

No Brasil, o “Dia dos Pais” é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto. O dia especial dedicado aos pais é celebrado em diferentes datas pelo mundo todo, nos Estados Unidos e outros países por exemplo, a celebração acontece no terceiro domingo de junho. Em Portugal, Espanha e Itália a data é 19 de março.

Dia Dos Pais

O “Dia dos Pais” foi instituída no Brasil em 1953, por sugestão do publicitário e jornalista Sylvio Bhering. No início, a data escolhida havia sido 16 de agosto, data em que comemora o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo, conforme mencionado pela igreja católica. Para que os filhos pudessem aproveitar o momento com os pais (quando os pais supostamente estão de folga do trabalho), a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.

É uma data que dispensa explicações e porquês, mas muita gente ainda se pergunta de onde surgiu e a razão de comemorarmos esse dia. Afinal, como a maioria diz: “dia dos pais tem que ser todo dia”. E concordamos.

Está na Bíblia que devemos honrar nossos pais e não existe data ou hora para isso, não é mesmo? Mas também sabemos como é bom demonstrar o carinho e admiração nessas datas populares e por isso separamos a história de como surgiu o Dia dos Pais.

Como Surgiu o Dia dos Pais?

No Brasil, o Segundo domingo de Agosto é quando a maioria das famílias se reúne para, em um gesto de carinho, presentear os patriarcas. Mas, ao contrário do que muitos afirmam, o Dia dos Pais não foi criado apenas para estimular o comércio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here