Dor nos Ombros – Por que meu ombro dói? Saiba como Resolver
Dor nos Ombros – Por que meu ombro dói? O ombro tem uma ampla e versátil gama de movimentos. Quando algo dá errado com seu ombro, ele dificulta sua capacidade de se mover livremente e pode causar uma grande dor e desconforto.
Por que meu ombro dói?
Ver conteúdo do artigo
O ombro é uma articulação esférica que tem três ossos principais: o úmero (osso do braço longo), a clavícula (clavícula) e a omoplata (também conhecida como omoplata).
Estes ossos são almofadados por uma camada de cartilagem. Há duas articulações principais. A articulação acromioclavicular está entre a parte mais alta da escápula e a clavícula.
A articulação glenoumeral é formada pela parte superior, em forma de bola, do osso úmero e a borda externa da omoplata. Esta articulação também é conhecida como a articulação do ombro.
A articulação do ombro é a articulação mais móvel do corpo. Ela movimenta o ombro para frente e para trás. Ela também permite que o braço se mova em um movimento circular e que se mova para cima e para longe do corpo.

Os ombros recebem seu alcance de movimento a partir do manguito rotador.
O manguito rotador é composto de quatro tendões. Os tendões são os tecidos que ligam os músculos ao osso. Pode ser doloroso ou difícil levantar o braço sobre a cabeça se os tendões ou ossos ao redor do manguito rotador estiverem danificados ou inchados.
Você pode ferir seu ombro realizando trabalhos manuais, praticando esportes, ou até mesmo por movimentos repetitivos. Certas doenças podem provocar dores que se deslocam até o ombro. Estas incluem doenças da coluna cervical (pescoço), assim como doenças do fígado, coração ou vesícula biliar.
É mais provável que você tenha problemas com seu ombro à medida que envelhece, especialmente depois dos 60 anos de idade. Isto porque os tecidos moles que envolvem o ombro tendem a degenerar com a idade.
Em muitos casos, você pode tratar a dor no ombro em casa. No entanto, fisioterapia, medicamentos ou cirurgia também podem ser necessários.
Aqui está o que você precisa saber sobre dor no ombro, incluindo
- Causas,
- Diagnóstico,
- Tratamento e
- Prevenção.
O que causa a dor no ombro?
Vários fatores e condições podem contribuir para a dor no ombro. A causa mais prevalente é a tendinite do manguito rotador.
Esta é uma condição caracterizada por tendinites inchadas. Outra causa comum de dor no ombro é a síndrome do impacto onde o manguito rotador fica preso entre o acrômio (parte da escápula que cobre a bola) e a cabeça umeral (a porção da bola do úmero).
Às vezes a dor no ombro é o resultado de lesões em outro local do corpo, geralmente o pescoço ou bíceps. Isto é conhecido como dor referida. A dor referida geralmente não piora quando você move seu ombro.
Outras causas de dor no ombro incluem:
- artrite
- cartilagem rasgada
- manguito rotador rasgado
- sacos ou tendões de bursa inchados
- esporas ósseas (projeções ósseas que se desenvolvem ao longo das bordas dos ossos)
- nervo apertado no pescoço ou no ombro
- osso quebrado do ombro ou do braço
- ombro congelado
- ombro deslocado
- lesões por uso excessivo ou uso repetitivo
- lesão da medula espinhal
- ataque cardíaco
Como é diagnosticada a causa da dor no ombro?

Seu médico vai querer descobrir a causa de sua dor no ombro. Eles solicitarão seu histórico médico e farão um exame físico.
Eles sentirão sensibilidade e inchaço e também avaliarão sua amplitude de movimento e estabilidade articular. Testes de imagem, como um raio-X ou uma RM, podem produzir imagens detalhadas de seu ombro para ajudar no diagnóstico.
Seu médico também pode fazer perguntas para determinar a causa. As perguntas podem incluir:
- A dor está em um ombro ou em ambos?
- Esta dor começou de repente? Em caso afirmativo, o que você estava fazendo?
- A dor se move para outras áreas de seu corpo?
- Você pode identificar a área de dor?
- Dói quando você não está se movendo?
- Dói mais quando você se move de determinadas maneiras?
- É uma dor aguda ou uma dor chata?
- A área da dor tem sido vermelha, quente ou inchada?
- A dor o mantém acordado durante a noite?
- O que a torna pior e o que a torna melhor?
- Você teve que limitar suas atividades por causa de sua dor no ombro?
- Quando devo procurar ajuda médica?
- Você deve entrar em contato com seu médico se sentir febre, incapacidade de mover o ombro, hematomas duradouros, calor e sensibilidade ao redor da articulação, ou dor que persista além de algumas semanas de tratamento em casa.
Se sua dor no ombro for repentina e não estiver relacionada a uma lesão, ligue imediatamente para o 911. Pode ser um sinal de um ataque cardíaco. Outros sinais de infarto do miocárdio incluem:
- dificuldade para respirar
- aperto do peito
- vertigem
- suor excessivo
- dor no pescoço ou na mandíbula
- Além disso, ligue para o 190 ou vá imediatamente para uma sala de emergência se você machucou seu ombro e está sangrando, inchado, ou pode ver tecido exposto.
Quais são as opções de tratamento para a dor no ombro?
O tratamento dependerá da causa e da gravidade da dor no ombro. Algumas opções de tratamento incluem fisioterapia ou terapia ocupacional, um sling ou imobilizador do ombro, ou cirurgia.
Seu médico também pode prescrever medicamentos como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) ou corticosteróides. Os corticosteróides são poderosos antiinflamatórios que podem ser tomados pela boca ou seu médico pode injetar em seu ombro.

Se você fez uma cirurgia no ombro, siga cuidadosamente as instruções de cuidados posteriores.
Dor nos Ombros
Algumas dores menores no ombro podem ser tratadas em casa. O forçar o ombro por 15 a 20 minutos três ou quatro vezes ao dia durante vários dias pode ajudar a reduzir a dor. Use um saco de gelo ou envolva gelo em uma toalha porque colocar gelo diretamente sobre sua pele pode causar queimaduras e queimaduras na pele.
Descansar o ombro por vários dias antes de retornar à atividade normal e evitar qualquer movimento que possa causar dor pode ser útil. Limite o trabalho ou as atividades.
Outros tratamentos caseiros incluem o uso de medicamentos antiinflamatórios não esteróides de venda livre para ajudar a reduzir a dor e inflamação e comprimir a área com um curativo elástico para reduzir o inchaço.
Como posso prevenir a Dor nos Ombros?
Exercícios simples no ombro podem ajudar a esticar e fortalecer os músculos e os tendões do manguito rotador. Um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional pode lhe mostrar como fazê-los corretamente.
Se você já teve problemas anteriores no ombro, use gelo por 15 minutos após o exercício para prevenir lesões futuras.
Depois de ter bursite ou tendinite, a realização de exercícios simples de amplitude de movimento todos os dias pode evitar que você fique com o ombro congelado.
Dor Nos Ombros – O Que Causa as Dores Nos Ombros
? Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dorneuropatica
Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, vestir-se, trabalhar… Você só é capaz de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano, a dos ombros. E quando a dor se instala nessa região, ela acaba atrapalhando o seu dia de várias maneiras e o que mais se deseja é uma solução rápida e eficaz –o que, diga-se de passagem, nem sempre isso é possível.
A dor no ombro é bastante comum e se encontra em terceiro lugar na lista das queixas mais frequentes nos consultórios médicos, perdendo apenas para as dores na lombar e nos joelhos. Estima-se que ela afete de 16% a 26% da população em geral e que, todos os anos, uma em cada dez pessoas procure ajuda médica por causa reclamação.
As causas da dor no ombro se dividem em duas categorias principais: as traumáticas e as atraumáticas. As primeiras estão relacionadas à juventude e dizem respeito a lesões decorrentes de quedas, choques, movimentos bruscos. Já as segundas são mais comuns na idade madura e decorrem, geralmente, do envelhecimento do corpo como um todo, com o desgaste de articulações e tendões. A dor no ombro pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são uso excessivo, falta de uso, entorses, distensões ou dormir de lado.
Nesse vídeo eu vou explicar um pouco mais sobre quais as causas de dores nos ombros, então se você sofre de dores nos ombros e quer saber o que fazer para aliviar as dores nos ombros, quais as principais causas de dores nos ombros, como tratar dores nos ombros, fique comigo nesse vídeo.
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.
– Veja outros vídeos do canal:
Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
https://youtu.be/VrI6bkaixf0
Epilepsia – O Que é Epilepsia
https://youtu.be/K1Lr3uGUejM
Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
https://youtu.be/H5MHNBAflJY
Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
https://youtu.be/bZxN8Jj1DkE
Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
https://youtu.be/Ztrg9m3L5lE
Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
https://youtu.be/TQv0D1LkA78
Epilepsia – Como Curar Epilepsia
https://youtu.be/Bq7A8L7vDAg
Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
https://youtu.be/DHDlCDnrHlU
Insônia – Como Acabar Com a Insônia
https://youtu.be/YigIHG8PD8Q
Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
https://youtu.be/7NSxY0wP8bs
Dor Nos Ombros – O Que Causa as Dores Nos Ombros
https://youtu.be/bcLScNvWuec