Fundação do ABC organiza 2ª edição do Halloween Solidário

Fundação do ABC organiza 2ª edição do Halloween SolidárioFUABC, Central de Convênios e Medicina ABC participarão de gincana entre 26 e 29/10, com arrecadação de doações para entidades beneficentes

 

Fundação do ABC organiza 2ª edição do Halloween Solidário

 

O Departamento de Recursos Humanos (RH) da Fundação do ABC (FUABC) organiza em outubro a 2ª edição do Halloween Solidário, com objetivo de arrecadar alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza para entidades beneficentes do ABC. No ano passado, o montante arrecadado após gincana entre os colaboradores foi de 1,2 tonelada.

 

O projeto visa fortalecer os vínculos institucionais, despertar o espírito de equipe, cooperação e empatia com as causas socioambientais, além de reforçar a colaboração da FUABC com seus municípios instituidores a partir de uma atuação sustentável e consciente. A iniciativa contribui diretamente com o segundo objetivo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

 

Gincana é Realizada na Fundação do ABC

Fundação do ABC organiza 2ª edição do Halloween Solidário

 

A gincana é realizada na Fundação do ABC, junto ao Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e a Central de Convênios. As equipes foram divididas por cores – azul, roxo, vermelho e amarelo –, definidas aleatoriamente ou conforme a necessidade pelos departamentos de RH e Sustentabilidade das instituições participantes. A gincana terá início em 26 de outubro e terminará em 29 de outubro, quando serão recolhidos os alimentos. Os colaboradores devem entregar as doações nos seus respectivos departamentos de RH e Sustentabilidade, que farão o controle da pontuação. Cada item terá pontuação diferenciada, conforme tabela divulgada internamente.

 

As doações serão direcionadas a três instituições beneficentes nos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Cada RH informará nos dois últimos dias da campanha a pontuação por time. Assim, as equipes saberão como estão as pontuações e poderão traçar suas estratégias. No dia 29 de outubro os colaboradores poderão estar vestidos e/ou maquiados de acordo com a temática do Halloween.

 

Por fim, no dia 4 de novembro os departamentos de RH e Sustentabilidade farão a apuração e divulgação das equipes vencedoras por instituição. Sendo assim, serão três equipes vencedoras, que posteriormente serão contempladas com brindes surpresas.

 

Halloween

 

Halloween, contração da véspera do Dia de Todos os Santos, um feriado observado em 31 de outubro, na noite anterior ao Dia de Todos os Santos (ou Dia de Todos os Santos). A celebração marca o dia antes da festa cristã ocidental de Todos os Santos e inicia a temporada de Allhallowtide, que dura três dias e termina com o Dia de Todas as Almas. Em grande parte da Europa e na maioria da América do Norte, a observância do Halloween é em grande parte não-religiosa. O Dia das Bruxas é celebrado no domingo, 31 de outubro de 2021.

 

Origem do Halloween

 

O Halloween teve suas origens no festival de Samhain entre os celtas da antiga Grã-Bretanha e Irlanda. No dia correspondente a 1º de novembro nos calendários contemporâneos, acreditava-se que o novo ano começaria. Essa data foi considerada o início do período de inverno, a data em que os rebanhos foram devolvidos dos pastos e as terras foram renovadas.

 

Durante o festival de Samhain, acreditou-se que as almas daqueles que haviam morrido voltariam para visitar suas casas, e acreditou-se que aqueles que haviam morrido durante o ano viajariam para o outro mundo.

As pessoas colocavam fogueiras no topo das colinas para reacender seus fogos de calor para o inverno e para espantar os espíritos maus, e algumas vezes usavam máscaras e outros disfarces para evitar serem reconhecidos pelos fantasmas que se pensava estarem presentes. Foi dessa forma que seres como bruxas, duendes, fadas e demônios passaram a ser associados ao dia.

 

O período também foi considerado favorável à adivinhação em assuntos como casamento, saúde e morte. Quando os romanos conquistaram os celtas no século I d.C., acrescentaram seus próprios festivais de Feralia, comemorando a morte dos mortos, e de Pomona, a deusa da colheita.

 

Papa Bonifácio IV

 

No século VII d.C., o Papa Bonifácio IV estabeleceu o Dia de Todos os Santos, originalmente em 13 de maio, e no século seguinte, talvez num esforço para suplantar o feriado pagão com uma observância cristã, foi transferido para 1º de novembro. A noite antes do Dia de Todos os Santos tornou-se uma noite santa, ou santificada, e assim o Halloween.

 

No final da Idade Média, os dias seculares e sagrados haviam se fundido. A Reforma essencialmente pôs um fim ao feriado religioso entre os protestantes, embora na Grã-Bretanha especialmente o Halloween continuasse a ser celebrado como um feriado secular. Junto com outras festividades, a celebração do Halloween foi amplamente proibida entre os primeiros colonos americanos, embora no século XIX tenham sido desenvolvidos festivais que marcaram a colheita e incorporaram elementos do Halloween.

 

Como os Costumes de Halloween chegou aos Estados Unidos?

 

Quando um grande número de imigrantes, incluindo os irlandeses, foi para os Estados Unidos a partir de meados do século XIX, eles levaram seus costumes de Halloween com eles, e no século XX o Halloween tornou-se um dos principais feriados dos EUA, particularmente entre as crianças.

Como um feriado secular, o Halloween passou a ser associado a uma série de atividades. Uma delas é a prática de pregar partidas, geralmente inofensivas. Os celebrantes usam máscaras e figurinos para festas e para fazer doces ou travessuras, que se pensa terem derivado da prática britânica de permitir que os pobres implorem por comida, chamada de “bolos de alma”.

 

Gostosuras ou Travessuras

 

Os “doce ou travessura” vão de casa em casa com a ameaça de que farão um truque se não receberem uma guloseima, geralmente doces.

As festas de Halloween muitas vezes incluem jogos como o “bobbing” para maçãs, talvez derivados da celebração romana de Pomona. Junto com esqueletos e gatos pretos, as festas incorporaram seres assustadores como fantasmas, bruxas e vampiros na celebração. Outro símbolo é a abóbora de macaco, uma abóbora oca, originalmente um nabo, esculpida em um rosto demoníaco e acesa com uma vela dentro. Desde meados do século 20, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem tentado fazer da coleta de dinheiro para seus programas uma parte do Halloween.

 

O que é Halloween?
O Halloween é um feriado que marca o dia antes da festa cristã ocidental de Todos os Santos, ou Allhallowtide, e inicia a temporada de Allhallowtide. Em grande parte da Europa e da América do Norte, a celebração do Dia das Bruxas é, em grande parte, não religiosa.

Quando é Halloween?
O Dia das Bruxas é comemorado em 31 de outubro.

De onde veio o Halloween?
O Halloween pode ter se desenvolvido parcialmente a partir do feriado pré-cristão Samhain, que foi celebrado no início da Irlanda medieval por volta de 1º de novembro como o início de um novo ano. No entanto, parece ter se desenvolvido principalmente a partir das festas cristãs dos mortos do final da Idade Média, incluindo o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e o Dia de Todas as Almas em 2 de novembro. No século IX, o 31 de outubro estava sendo celebrado como Véspera de Todos os Santos, mais tarde contratado para o Halloween, em toda a cristandade ocidental.

Como é celebrado o Halloween?
O Halloween é comemorado com partidas, festas, fantasias e travessura ou travessura.

Como o Dia das Bruxas se tornou popular nos Estados Unidos?
Os imigrantes europeus nos Estados Unidos no século 19 trouxeram os costumes do Halloween com eles e ajudaram a popularizar o feriado. No século 20, o Halloween havia se tornado um dos principais feriados nos Estados Unidos, especialmente entre as crianças.

Mudar o Halloween para um sábado tornaria o feriado mais seguro para as crianças?
Alguns gostariam de ver o Halloween realizado em um sábado por razões de segurança. Outros, no entanto, ressaltam que o governo federal dos EUA não tem a capacidade de fazer tal mudança porque o Dia das Bruxas não é um feriado federal. Saiba mais em ProCon.org.

 

Mais informações sobre Halloween na Internet

 

Isenção de responsabilidade! Como um serviço para nossos leitores, o ABCTudo fornece acesso à nossa biblioteca de conteúdo arquivado. Favor observar a data da última revisão ou atualização em todos os artigos. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto para aconselhamento médico direto de seu médico ou outro clínico qualificado.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies