Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioDestacadoHospital Nardini organiza evento sobre humanização e Empatia na Saúde

Hospital Nardini organiza evento sobre humanização e Empatia na Saúde

O Hospital Nardini de Mauá promoveu, dias 14 e 15 de agosto, uma palestra para a equipe multiprofissional da unidade com o tema “Empatia como instrumento de humanização”.

Empatia como instrumento de humanização

Participaram da atividade 52 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais. A ação foi conduzida pelo enfermeiro e professor universitário Fernando dos Santos Morales, doutorando em Engenharia Biomédica, mestre em Biotecnologia da Saúde e Especialista em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia.

A humanização em saúde busca a melhoria na qualidade dos serviços prestados e a potencialização dos tratamentos, com foco no bem-estar e no máximo acolhimento dos pacientes.

O evento no Hospital Nardini abordou temas como Sistema Único de Saúde (SUS); humanização; características humanas; unidade de saúde humanizada; ato de recepcionar; comunicação assertiva e empatia. Os colaboradores também participaram de uma dinâmica que proporcionou interação e novos aprendizados à equipe.

Hospital Nardini organiza evento sobre humanização e Empatia na Saúde
Hospital Nardini organiza evento sobre humanização e Empatia na Saúde

 

“Quando os profissionais da Saúde demonstram empatia eles mostram compreensão, cuidado e respeito pelos pacientes. Isso pode melhorar significativamente a experiência do paciente e promover resultados de saúde positivos. Ao se conectar emocionalmente com os pacientes, o profissional de saúde pode encontrar um senso de propósito e significado em seu trabalho, o que contribui para seu bem-estar e sua satisfação profissional. A empatia desempenha um papel fundamental na humanização da Saúde”, explica a coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Segurança do Paciente, Juliana Antonio Bueno.

A palestra foi organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pela Gerência de Enfermagem do Hospital Nardini.

Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini

  • Endereço: R. Reg. Feijó, 166 – Vila Bocaina, Mauá – SP, 09310-640
  • Horas:  Aberto 24 horas
  • Telefone: (11) 4547-6999

 

Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é referência regional e atende usuários dos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no ABC Paulista.

Foi construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde, da Caixa Econômica Federal, por um grupo de médicos, entre eles dr. Nardini, para ser um hospital privado, mas permaneceu fechado.

  • 1985 – Encampado pelo Estado e passou por reformas
  • 1986 – Início do funcionamento
  • 1987 – Começa a funcionar como unidade de internação hospitalar
  • 1990 – É municipalizado pela Prefeitura de Mauá

A unidade é referência na realização de partos de alto risco. As especialidades oferecidas no equipamento abrangem clínica médica e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e ortopedia.

Em 2013, foram realizados 5.864 atendimentos de Emergência, 11.709 atendimentos no ambulatório, 66.912 atendimentos no pronto-socorro, 10.184 internações, 2.455 cirurgias, 1.466 partos e 292.680 exames.

Em 2014, foram realizados 4.726 atendimentos de Emergência, 17.775 atendimentos no ambulatório, 67.333 atendimentos no pronto-socorro, 10.683 internações, 4.550 cirurgias, 1.532 partos e 378.305 exames.

Em 2015, foram realizados 4.771 atendimentos de Emergência, 17.322 atendimentos no ambulatório, 77.165 atendimentos no pronto-socorro, 10.788 internações, 3.412 cirurgias, 1.764 partos e 434.422 exames.

Em 2016, foram realizados 4.818 atendimentos de Emergência, 21.084 atendimentos no ambulatório, 63.280 atendimentos no pronto-socorro, 11.295 internações, 3.531 cirurgias, 1.918 partos e 481.018 exames.

Atualmente o Hospital Nardini ocupa uma área de 11.978 m² e conta com 177 leitos cadastrados no Ministério da Saúde. O hospital é mantido com recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para cobertura de custeios relacionados ao SUS.

Em 26 de fevereiro de 2010, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, assinou convênio para transferir o gerenciamento do Hospital Nardini à Fundação do ABC-OSS (Organização Social de Saúde) mediante pactuação de metas de atendimento e investimentos em infraestrutura.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Parque Central de Santo André – História

O Parque Central de Santo André, localizado na região central da cidade, é um verdadeiro oásis urbano. Com uma área de 139 mil metros quadrados, esse espaço verde oferece lazer, contato com a natureza e uma rica história. Origens e...

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

A Influência da Alimentação na Aparência da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e sua saúde é frequentemente vista como um reflexo de nosso bem-estar interno. Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a pele saudável e radiante. Este artigo explora como diferentes...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato