Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioSete CidadesSanto AndréMoeda Verde chega ao Núcleo Capuava

Moeda Verde chega ao Núcleo Capuava

Moeda Verde chega ao Núcleo Capuava: Projeto Moeda Verde, iniciativa inédita da cidade que troca resíduos recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti

Moeda Verde chega ao Núcleo Capuava

O Projeto Moeda Verde, iniciativa inédita da cidade que troca resíduos recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti, está em expansão.

Na terça-feira 24/04/2018, famílias do Núcleo Capuava passaram a receber a ação quinzenal, que tem como objetivos sensibilizar os moradores da comunidade para a importância da separação dos resíduos, para práticas de consumo consciente, além de combater a fome e a disposição inadequada de lixo em pontos de descarte irregular próximos ao núcleo.

Os moradores que levaram recicláveis receberam batata doce e mexerica, além de verduras, e foram coletados quase 140 kg de recicláveis. O primeiro da fila para fazer a troca era o aposentado Raimundo José do Nascimento, de 72 anos, que reuniu  quase 20 kg de resíduos recicláveis e levou para casa em troca 4 kg de alimentos.

“Em uma semana eu e minha mulher coletamos isso tudo. Estou bem satisfeito, porque este ponto de descarte aqui é muito antigo e há muito tempo queríamos o fim dele”, afirmou.

Primeira troca no Moeda Verde no Capuava

A primeira troca no Moeda Verde no Capuava contou com a presença do prefeito Paulo Serra, que explicou que o principal critério para a escolha dos locais de implantação do projeto é a existência de um ponto de descarte irregular na região.

“Nosso critério inicial é eliminação dos pontos de descarte irregular mais graves da cidade. No Ciganos [primeiro núcleo a receber o projeto] ficava o pior e agora este aqui no Capuava. O próximo será no Núcleo dos Ciprestes”, disse o prefeito.

O ponto de troca do Moeda Verde no assentamento Capuava fica no espaço que é, atualmente, o pior ponto de descarte irregular de lixo da cidade. Junto à avenida dos Estados, na altura do número 11.300 (próximo à rua Arraial do Cabo), o local recebe ações de limpeza semanais por parte do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Total Gasto

De janeiro a março, foram gastos cerca de R$ 200 mil para efetuar os serviços de remoção de 1.131 toneladas de lixo do espaço. A ação do Moeda Verde no local acontecerá a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, a partir das 14h.

Com o projeto, a expectativa da autarquia, é além de eliminar o ponto viciado, promover a revitalização da área.Outros pontos – Além do ponto na avenida dos Estados, próximo ao Núcleo Capuava há outros três locais que sofrem com o despejo ilegal de lixo, que devem se beneficiar com o Moeda Verde. Um fica na rua Malaia, o segundo na rua Gasconha e o terceiro na travessa Gasconha.

Nestes três locais já foram gastos mais de R$ 140 mil, desde o início do ano, para que fossem removidas cerca de 800 toneladas de lixo. A ideia é que a própria comunidade se conscientize sobre a importância de manter os locais limpos, destinando corretamente os resíduos. Inicialmente, a previsão é ter a adesão do projeto de cerca de 100 famílias do núcleo.

“O estímulo para as pessoas criarem esta consciência ambiental é poder levar o alimento para casa. Lixo virar alimento é só na cidade de Santo André”, afirmou o prefeito.

Super Sucesso da Iniciativa

Iniciativa de Sucesso – O Moeda Verde, realizado Semasa, em parceria com o Núcleo de Inovação Social, foi implantado de forma piloto em novembro do ano passado no Núcleo dos Ciganos, em Utinga, e se tornou um grande sucesso. A cada 5 kg de resíduos recicláveis, a família recebe 1 kg de alimento do tipo hortifrúti, como frutas, verduras e legumes.

Desde então, cerca de 2.150 kg de resíduos foram coletados e entregues pelos moradores da comunidade, numa média de 200 kg de recicláveis recolhidos por dia de troca. Nesta quinta-feira (26), o projeto será lançado no Núcleo dos Ciprestes.

A ação é realizada sob coordenação do Semasa em parceria com Banco de Alimentos do

  • Núcleo de Inovação Social da Prefeitura,
  • Secretaria da Saúde,
  • Secretaria de Cidadania e
  • Assistência Social,
  • Craisa,
  • Agricultores Urbanos da Avenida das Nações e
  • Capuava,
  • Nupe
    • Núcleo de Projetos Especiais
    • de Santo André e Instituto Triângulo.

OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Roda Rico: A Gigante que Conquistou o Céu de Sampa e Meu Coração Paulistano

Fala, meu povo! Quem vos fala é um legítimo paulistano raiz, que já viu essa cidade se transformar de ponta-cabeça. E a última novidade...

Leia também

Festa Junina de Mauá: Um Arraial de Solidariedade que Emociona

Festa Junina de Mauá: A 37ª Festa Junina de Mauá está dando o que falar, e não é apenas pela variedade de atrações e pela animação contagiante. Festa Junina de Mauá: Um Arraial de Solidariedade que Emociona O evento já se...

Parque do Guapituba: Renascido e Imperdível em Mauá

Parque do Guapituba: Olá, pessoal! Se você me acompanha aqui no abcTudo, já sabe que sou um apaixonado por Santo André, minha cidade natal. Mas, como um bom andreense, também adoro explorar os arredores e descobrir novos lugares para...

Transformação Digital no Grande ABC: Impacto da Indústria 4.0

Transformação Digital no Grande ABC: A Transformação Digital está em pleno curso no Grande ABC, impulsionada pela Indústria 4.0. As tecnologias digitais estão se infiltrando em todos os aspectos da nossa vida, desde a forma como nos locomovemos e consumimos,...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato