Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo

Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo: REFLUXO ÁCIDO E DISTÚRBIOS DO SONO: AMBOS PODEM SER ESCONDIDOS

Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo

REFLUXO ÁCIDO E DISTÚRBIOS DO SONO: AMBOS PODEM SER ESCONDIDOS

O que é refluxo ácido?

O refluxo ácido, mais comumente chamado de azia, ocorre quando o conteúdo estomacal flui repetidamente para trás no esôfago. Isto pode acontecer a qualquer hora do dia.

Um músculo conhecido como o esfíncter esofágico inferior (LES) se prende na extremidade inferior do esôfago, onde drena para o estômago.

O papel principal do LES é fornecer uma válvula de via única entre a garganta e o estômago; ela se abre enquanto se engole o alimento para permitir que ele entre no estômago para digestão.

Em indivíduos saudáveis, esta válvula permanece fechada, exceto com a finalidade de conduzir a digestão durante a refeição.

Entretanto, quando o LES não fecha adequadamente ou apertado o suficiente, um refluxo (ou regurgitação) de sucos digestivos e conteúdo estomacal pode subir de volta para o esôfago. Isto leva à habitual sensação ácida e ao sabor que caracteriza a azia.

Quando o refluxo ácido se torna GERD?

Aqueles com uma condição contínua (os sintomas ocorrem pelo menos duas vezes por semana) são tipicamente diagnosticados com a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo

A DRGE é considerada uma forma crônica de refluxo ácido. Pode exigir uma estratégia de tratamento mais pró-ativa do que aqueles que sofrem de azia com menos freqüência.

A DRGE pode ter um impacto dramático no sono, levando a riscos de:

  • aspirar (respirar) ácido estomacal durante o sono
  • agravando ou contribuindo para a apnéia obstrutiva do sono (AOS), e
  • sofrendo fragmentação do sono causada pelo desconforto dos sintomas da azia

Estes sintomas crônicos podem sinalizar algo mais grave do que a aflição ocasional causada pelo excesso de comida.

Sinais de Refluxo Ácido

O refluxo ácido é uma daquelas preocupações médicas que podem não ser aparentes para alguns. Para eles, o refluxo ácido pode não resultar nas sensações habituais de ardor que provoca no estômago, peito ou garganta, ou no gosto azedo ou ácido na boca após uma refeição. Para eles, a única indicação de que têm refluxo ácido pode ser um problema de deglutição, uma tosse seca e incômoda, o desenvolvimento de asma ou a perda repetida da voz (laringite).

Como muitos distúrbios do sono, o refluxo ácido pode ser um problema oculto. O que o torna ainda mais complicado é sua prevalência geral. Pessoas de todas as idades, desde a infância até os anos dourados, podem experimentar e sofrer de refluxo ácido, e muitos não o conhecem.

Como o refluxo influencia a qualidade do sono

Durante o sono, um caso de refluxo pode realmente permitir que o conteúdo estomacal se eleve até a parte de trás da boca. Isto se deve à posição (geralmente) horizontal do sono.

Enquanto em pé e desperto durante o dia, a gravidade pode ajudar a limitar o impacto do refluxo no estômago e no meio do peito. Entretanto, em uma posição reclinada, a gravidade não pode mais “empurrar para baixo” o ácido estomacal. Se o LES estiver com defeito, ele pode facilmente falhar em sua tarefa.

Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo

Para aqueles que experimentam refluxo durante o sono, isto significa um despertar rude com uma sensação azeda e ardente na parte de trás da garganta. Adormecer pode requerer a reintrodução da gravidade durante a noite, seja por:

  • sentar parcialmente de pé em uma cadeira reclinável
  • usando um travesseiro de cunha para elevar a parte superior do corpo, ou
  • levantando a cabeça da cama em 3 polegadas (geralmente adicionando risers às pernas abaixo da cabeceira).

Outras táticas incluem:

  • uso de medicamentos neutralizadores de ácido sem prescrição médica
  • dormir do lado esquerdo, como uma posição de dormir do lado direito, de costas ou de estômago normalmente encoraja mais refluxo

GERD e apnéia do sono

Pesquisas mostram que existe uma relação entre a apnéia obstrutiva do sono (AOS) e o GERD. Um relatório sugere que cerca de 60% dos pacientes com AOS também sofrem de DRGE. s vezes, a obesidade desempenha um terceiro papel nesta relação.

Quando a AOS ocorre, mudanças nas pressões dentro do diafragma e na cavidade torácica tornam as condições favoráveis para o refluxo ácido. Também se pensa que um episódio de apnéia poderia alterar os processos digestivos de forma a interromper a função do LES. As apneias também causam mais “esforço respiratório” durante o sono. Isto pode forçar uma mudança na pressão no esôfago que leva a uma maior chance de refluxo.

É benéfico saber que o tratamento da AOS por pressão positiva nas vias aéreas (PAP) tem mostrado consistentemente uma melhora nos sintomas da DRGE.

Para saber mais sobre a relação entre refluxo e todos os distúrbios do sono, consulte este artigo publicado pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Não ignore o refluxo ácido

Faz sentido consultar um médico se você se debate com problemas de longo prazo e contínuos de azia. Isto significa que você experimenta mais de uma vez por semana, ou tem uma condição que piora e é contínua ao longo do tempo.

Também é importante ser honesto sobre qualquer problema que você tenha com o sono (diagnosticado ou não) ou sobre qualquer um dos sintomas silenciosos listados acima. O refluxo, por exemplo, pode ser o motivo pelo qual você tem problemas com insônia.

Um diagnóstico preciso pode identificar também um distúrbio respiratório do sono não detectado. Este conhecimento pode ajudá-lo a buscar proativamente o tratamento adequado para que você possa dormir confortavelmente novamente.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/apneiadosono

A Apneia do Sono é extremamente prevalente e já é bem conhecida. Ela pode ter diferentes gravidades, e associa-se a sintomas diários como a ocorrência de refluxo gastroesofágico. Essa relação pode ser agravada por fatores como sexo e IMC (índice de massa corporal).

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2879818/

Se quiser realizar um teste para te ajudar a saber se você pode ter um histórico de Apneia do Sono, acesse este link: https://www.willianrezende.com.br/teste-de-apneia-do-sono-stop-bang/

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/apneiadosono

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezende-do-carmo-05739948
Doctoralia: http://

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies