Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioBenefíciosRio 40º Graus, mas de Febre! Coronavirus no RJ

Rio 40º Graus, mas de Febre! Coronavirus no RJ

Rio 40º Graus, mas de Febre! Coronavirus no RJ: RJ registra o primeiro paciente com coronavírus em estado grave
Rio chegou a 25 casos de Covid-19 e 95 suspeitos. Secretário afirma que, até sexta (13), todos os leitos intensivos ou semi-intensivos estavam ocupados.

Rio 40º Graus, mas de Febre! Coronavirus no RJ

O RJ registrou neste domingo (15) o primeiro paciente com coronavírus em estado gravíssimo. Trata-se de um médico de 65 anos internado em um hospital da rede privada.

Rio 40º Graus, mas de Febre! Coronavirus no RJ
Rio 40º Graus, mas de Febre! Coronavirus no RJ

“O sistema Respiratório [está] Comprometido. Dor de Cabeça, [O paciente] já está entubado, Gravíssimo”, afirmou o governador Wilson Witzel na noite deste domingo.
Não há detalhes de como o paciente contraiu o vírus nem onde ele está internado. Ele é o segundo caso grave de Covid-19 (Novo Coronavirus) do Brasil. O primeiro é o de uma mulher no Distrito Federal.

Até a manhã desta segunda, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ registrava 25 casos confirmados e 95 suspeitos — 147 foram descartados. Em todo o país, eram 200.

Witzel e as Praias Cheias

Na sexta-feira (13), Witzel afirmou que a PM poderia interditar as praias para evitar aglomerações. Ao fim de um domingo de sol e orla cheia, o governador baixou o tom.

“Eu, em hipótese alguma, quero pegar uma pessoa arrastar pelo braço e levar para casa. Não acho que seja necessário isso, e não será necessário”,

afirmou.

“O momento não é de proibir. Eu quero conscientizar o nosso povo fluminense de que ele pode ser o portador de uma doença que vai matar o seu avô, que vai matar o seu pai. Vai haver um momento de voltar para praia, mas esse momento agora de aglomeração de pessoas vai ser fatal para aquelas pessoas que a gente mais ama”, frisou.

Sem leitos de UTI disponíveis

Uma das preocupações do governo no momento é a falta de leitos. “A gente não tem nada hoje. O sistema de saúde hoje está sobrecarregado”, afirmou Witzel.

O governador afirmou que em 30 dias terá 300 leitos à disposição e, em 60 dias, mais 300. Parte das vagas virão de hospitais hoje desativados.

“Em breve nós vamos divulgar quais serão esses hospitais. Serão reativados, e nós teremos condições de receber esses pacientes mais graves com respiração ali”, disse.

Secretário de Saúde do RJ, Edmar Santos acrescentou que há “conversas com o setor privado para conseguir abrir mais leitos ainda”.

Segundo a secretaria municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, a capital fluminense também não dispõe de vagas ociosas. Ao todo, o município tem 1.691 leitos intensivos ou semi-intensivos e a taxa de ocupação até sexta-feira (13) era de 100%. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital fluminense abrange as esferas municipal, estadual, federal e universitária.

Com a expansão da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a SMS informou que há possibilidade técnica de abrir 150 novos leitos de internação voltados para atendimento de pessoas diagnosticadas com Covid-19.

A secretaria esclareceu ainda que “normalmente” a Saúde do Rio de Janeiro atua com a capacidade máxima das UTIs para não deixar leitos ociosos.

Apelo

Em entrevista nesta segunda ao Bom Dia Rio, Edmar Santos reforçou o apelo para que se fique em casa.

“As pessoas só devem sair de casa agora se tiver que trabalhar, se não conseguir trabalhar de casa em home office, se for comprar comida ou remédio ou se tiver que ir ao médico. Se não tiver nenhuma dessas situações, tem que ficar em casa”, alertou o secretário Edmar Santos.

Transmissão Comunitária

O órgão também identificou os primeiros casos de transmissão comunitária — quando não se sabe a origem de um caso transmitido — na capital fluminense.

Inicialmente, o Rio tinha apenas casos importados, de pessoas que viajam ou têm contato com quem veio de fora. Até esta quinta (12), havia apenas um caso de paciente infectado que não havia saído do estado.

Segundo o Ministério da Saúde, RJ e SP são os únicos estados que já tem a chamada transmissão comunitária.

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Conheça as Melhores Viagens Saindo de São Paulo ou do AB

Para quem vive em São Paulo ou no ABC Paulista e deseja uma escapada rápida, existem opções incríveis para relaxar e se conectar com...

Leia também

Domingo no Paço: Uma celebração da comunidade andreense que une gerações!

Em Santo André, uma tradição que floresceu em 2017 continua a encantar e unir a comunidade: o Domingo no Paço. Este evento semanal, que transforma a área do Paço Municipal em um vibrante espaço de lazer e cultura, é...

Álcool e Sistema Vascular: Entenda os Efeitos no Corpo

Você sabia que o álcool pode impactar diretamente seu sistema vascular? Embora o consumo moderado possa oferecer alguns benefícios, o excesso pode causar sérios danos à saúde. Neste artigo, você vai entender como o álcool afeta artérias, veias e...

Artrite na Coluna Vertebral – Tipos, Sintomas e Tratamento

Se dobrar o corpo, girar ou até caminhar tem se tornado doloroso, a artrite na coluna pode ser a causa. Esse artigo explica de forma clara o que é a artrite espinhal, quais são seus tipos mais comuns — como osteoartrite, artrite reumatoide e espondilite anquilosante — e os sintomas que merecem atenção. Além disso, você vai conhecer as opções de tratamento, desde cuidados conservadores até possíveis cirurgias, para retomar suas atividades com mais conforto e qualidade de vida.

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato