700 Cirurgias em 2 Meses – Hospital Metropolitano Santa Cecília

Hospital Metropolitano Santa Cecília fará cerca de 700 cirurgias em 2 meses: Inicialmente com dedicação exclusiva à Covid-19, unidade estadual aproveita baixa de casos para realização de cirurgias eletivas

 

Hospital Metropolitano Santa Cecília fará cerca de 700 cirurgias em 2 meses

 

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília deu início neste ano à realização de cirurgias eletivas.

Inaugurado em meados de abril de 2021 como Hospital de Campanha do Governo do Estado, exclusivo para o atendimento de casos de Covid-19, o equipamento de saúde está entre as principais ferramentas do Poder Público no combate à pandemia. Com a recente diminuição no volume de internações, abriu-se espaço para a diversificação dos serviços ofertados.

 

Efetuadas 578 Cirurgias

Desde 5 de janeiro já foram efetuadas 578 cirurgias. Até o final de fevereiro, a expectativa é atingir 693.

Entre os procedimentos realizados estão cirurgias ginecológicas, cirurgia geral – inclusive por videoscopia –, varizes através de ‘espuma’ e exames de histeroscopia diagnóstica.

Com a chegada da variante Ômicron no final de 2021, tivemos um novo aumento de casos de Covid-19 no hospital. Contudo, o volume ainda era muito inferior ao pico de casos que enfrentamos especialmente no primeiro semestre do ano passado. Por essa razão, propusemos ao Governo do Estado a abertura de um serviço específico para cirurgias eletivas, totalmente apartado das alas de Covid-19, com intuito de contribuir com o sistema de saúde na diminuição de filas de espera por esse tipo de procedimento

 

700 Cirurgias Em 2 Meses Hospital Metropolitano Santa Cecilia
700 Cirurgias em 2 Meses – Hospital Metropolitano Santa Cecília

 

“Com a chegada da variante Ômicron no final de 2021, tivemos um novo aumento de casos de Covid-19 no hospital. Contudo, o volume ainda era muito inferior ao pico de casos que enfrentamos especialmente no primeiro semestre do ano passado.

Por essa razão, propusemos ao Governo do Estado a abertura de um serviço específico para cirurgias eletivas, totalmente apartado das alas de Covid-19, com intuito de contribuir com o sistema de saúde na diminuição de filas de espera por esse tipo de procedimento”, informa a diretora-geral do Hospital Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo.

 

Abertura do Novo Serviço

A dirigente explica que, para a abertura do novo serviço, foi montado um Ambulatório Pré-Cirúrgico no 1º Andar, no local onde funcionava a Visita Virtual – transferida para o piso Térreo. O Centro Cirúrgico foi ativado no 6º andar, que passou a ser exclusivo para as cirurgias eletivas, assim como o 2º e 3º andares, que somam 35 leitos de Enfermaria, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para retaguarda e 8 para recuperação pós-anestésica.

No campo do combate à Covid-19, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília segue como referência estadual, ofertando total de 93 leitos, sendo 5 de estabilização, 40 de UTI e 48 de Enfermaria.

Nesta semana, a nova presidente da Fundação do ABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan, juntamente com o dirigente Décio Teixeira Prates Júnior, esteve no Hospital Santa Cecília para conversar com a Diretoria e conhecer as novas alas da unidade.

Legenda Foto: Sandra Gallo, Regina Maura Zetone e Décio Prates Júnior.

Informações à Imprensa

Comunicação Fundação do ABC

(11) 2666-5431

www.fuabc.org.br

Isenção de responsabilidade! Como um serviço para nossos leitores, o ABCTudo fornece acesso à nossa biblioteca de conteúdo arquivado. Favor observar a data da última revisão ou atualização em todos os artigos. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto para aconselhamento médico direto de seu médico ou outro clínico qualificado.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies