Chia em Sementes: Ataca a Gordura Abdominal e Ajuda a Emagrecer

A chia é considerada um Alimento Calórico, e boa. Auxilia no Emagrecimento, porque prolonga a sensação de saciedade, além dos benefícios muitos mais.

Chia em Sementes: Ataca a Gordura Abdominal e Ajuda a Emagrecer

Chia em Sementes: Ataca a Gordura Abdominal e Ajuda a Emagrecer: A chia é considerada um Alimento Calórico, porém em contra partida, ou seja ao mesmo tempo, Auxilia no Emagrecimento, porque prolonga a sensação de saciedade, além dos benefícios ao aparelho digestivo.

Chia em Sementes: Ataca a Gordura Abdominal e Ajuda a Emagrecer

“Em 2 colheres (sopa) do alimento, que correspondem a uma porção de 25 gramas, há 122 calorias”, aponta a nutricionista. “Porém, quando entra em contato com o estômago, a semente da chia se expande e libera suas fibras solúveis, que formam uma espécie de gel que retarda o esvaziamento gástrico, deixando-o mais lento. Assim, a saciedade dura mais tempo.”

“Emagreci 26 kg com a semente de chia. Mais poderosa que a linhaça, ela ataca a gordura abdominal, diminui a fome e melhora o funcionamento do intestino!”, conta Patrícia Moreira

Aquela sensação de inchaço, que ocorre quando o intestino fica preguiçoso, também pode ser solucionada com o consumo da semente. “A chia possui uma grande quantidade de fibras insolúveis, que aumentam o bolo fecal e a frequência das fezes, favorecendo a flora bacteriana. Isso faz com que o indivíduo absorva menos glicose, auxiliando na perda de peso. Por conter ômega 3, que diminui o processo anti-inflamatório celular, auxilia na regularização dessa resposta.”

Chia em Sementes: Ataca a Gordura Abdominal e Ajuda a Emagrecer
Chia em Sementes: Ataca a Gordura Abdominal e Ajuda a Emagrecer

A chia possui uma grande quantidade de fibras insolúveis, que aumentam o bolo fecal e a frequência das fezes, favorecendo a flora bacteriana. Isso faz com que o indivíduo absorva menos glicose, auxiliando na perda de peso. Por conter ômega 3, que diminui o processo anti-inflamatório celular, auxilia na regularização dessa resposta.

Andrea Utiliza Chia para Emagrecer Diariamente

Como a chia se expande no organismo, só um pouquinho por dia já proporciona uma sensação de saciedade. “O recomendado é não ultrapassar a medida de 1 colher (sopa) das sementes para 1/2 xícara (chá) de água por dia, sempre cerca de 30 minutos antes das refeições”, afirma a especialista. “Por se tratar de um alimento rico em fibras, é indispensável aumentar a ingestão de água quando consumir chia. Em uma dieta normal, para manter a hidratação, consuma regularmente 8 copos de água ou mais por dia.”

Por se tratar de uma semente com sabor neutro, a chia é muito versátil e pode ser acrescentada às mais diversas receitas. “Ela é encontrada no mercado de três formas: em óleo, que pode ser utilizado como tempero em saladas e pratos em geral, e em grãos ou farinha, que podem ser adicionados em preparações de massa para tortas, pães e bolos, ou em pudins, molhos, omeletes, saladas, frutas, tapiocas, sucos, shakes, smoothies, vitaminas, iogurtes, de acordo com o paladar e a criatividade de cada um.”

Benefícios da Chia à saúde

Por que a Chia? Vamos entender a forma e também: Como a Chia ajuda a Emagrecer ou no processo de emagrecimento!

Se você está em Dieta mais Restritiva (reduzindo e controlando as calorias) do que de costume, as sementes de Chia também podem te auxiliar a Dar uma Turbinada nos Nutrientes.

“Esse superalimento contém ômega 3, Cálcio, Ferro, Fibra, Cobre e Zinco além de muitas Vitaminas do Complexo B, Magnésio e é Fonte também uma fonte natural de Proteínas, a maior parte em aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo)”,

é o que explica Marta.

“Além de favorecer o emagrecimento, previne o envelhecimento precoce, mantém os níveis de glicemia estáveis, principalmente para diabéticos, reduz o colesterol e os triglicérides, previne doenças cardiovasculares, melhora a saúde intestinal.”

Vale lembrar, porém, que o ingrediente é um auxiliar na dieta, e você precisa fazer a sua parte. “O consumo da chia deve ser aliado a uma alimentação saudável e equilibrada e a uma rotina diária de exercícios físicos, sempre sob a orientação do médico e/ou nutricionista”, aconselha a profissional.

O que a Chia tem de Bom?

Rico em

  • Gordura polinsaturada, como ácidos graxos ômega-3
  • Fibra
  • Proteína
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Zinco
    • Duas colheres de sopa de sementes de chia (1 onça ou 28 gramas) contêm cerca de 140 calorias, 4 gramas de proteína, 11 gramas de fibra, 7 gramas de gordura insaturada, 18% RDA para cálcio, e oligoelementos minerais incluindo zinco e cobre. São a mais rica fonte vegetal de ácidos graxos ômega-3.
    • As sementes de Chia são uma proteína completa, contendo todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo.

Deixei de Gostar de Mim!

Desde a adolescência, sempre tive mais curvas do que as meninas da minha idade. Era gostosa mesmo! Só que, quando entrei na faculdade, deixei de ter um corpão violão e fiquei cheinha. Eu comia mal e demais. Aí, começou meu arranca-rabo com a balança. Ganhava 05 kg, fazia uma dieta qualquer, emagrecia e, sem disciplina, engordava o dobro. Meu problema sempre foi a falta de controle. Durante os anos de faculdade, ganhei uns 20 kg!

“Tenho certeza de que minha amiga secreta vai amar a lembrancinha que eu comprei. Ela é bem fofinha e deve ser louca por doces! É a Patrícia!”, anunciou uma senhora do meu trabalho, se dirigindo a mim com uma compota de ambrosia nas mãos.

Fiquei em choque. Nem desconfiei que aquele recado fosse para mim. Que vergonha! Senti vontade de sumir… e de estrangular a senhorinha! Mas ela não tinha culpa. Eu estava com 90 kg! Respirei fundo, peguei o pote de doce e dei meu melhor sorriso amarelo. Em casa, desabei a chorar. Era dezembro de 2009, dia do amigo-secreto da empresa.

Foi o primeiro chacoalhão que levei. Na verdade, o primeiro que notei. A partir daí, fui colecionando vexames por causa da minha obesidade. Cansada de tanta humilhação, percebi que precisava emagrecer para mudar a rota da minha vida. E quando coloco uma coisa na cabeça ninguém me segura, viu?

Minha obesidade parecia já ter chegado ao limite, mas em 2002 engravidei, ganhei 36 kg e atingi os 103 kg!

Para tentar me conformar com aquela situação, virei uma Amélia do lar e da maternidade. Mas lá no fundo sabia que era infeliz por causa do meu corpo. Nunca me aceitei gorda. Não aguentava me encarar no espelho, odiava aquela imagem. Deixei de gostar de mim.

Após o nascimento da minha filha, estacionei nos 85 kg e parei de contar para não pensar no problema. Mas não adiantava fugir. O meu sobrepeso me fazia passar por uma saia justa atrás da outra!

Uma vez, tentei vestir um jeans 52 e ele entalou nas minhas coxas dentro do provador! Também virei ponto de referência: “Ali, ao lado daquela mulher gorda”, as pessoas diziam. Mas a gota- d’água foi viagem com meu marido e minha filha à Disneylândia. Era para ser um momento feliz em família, mas já no primeiro dia, depois de andar muito e roçar uma coxa na outra, ganhei feridas entre as pernas. Nem aproveitei a viagem! A humilhação de chegar a esse ponto me doeu mais do que os machucados. Decidi cuidar de mim.

Semente de Chia Ataca a Gordura Abdominal além de Ajuda a Emagrecer

  • Eu chorava na esteira
    • Em julho de 2010, com 83 kg, comecei a caminhar. No início, andava 20 minutos por dia até conseguir correr dez minutos sem parar. Todo santo dia, com chuva ou sol, saía para correr. No inverno, ganhei uma esteira do meu pai e passei a me exercitar por 40 minutos todos os dias.
      • Chorei muitas vezes sobre a Esteira ao Superar uma Meta. É muito gratificante se sentir capaz!

Mudar minha alimentação foi outra batalha. Cortei doces, refrigerantes, frituras e massas. Meu foco sempre foi diminuir o carboidrato, principalmente à noite. E usei um segredinho que fez toda a diferença: a semente de chia. Ela melhora o intestino, diminui o apetite e a gula e detona a gordura. Consumia uma colher por dia. Polvilhava no iogurte, nas frutas ou sobre a comida.

Uso as Roupas que Quiser – Chia me Ajudou à Emagrecer

Em dez meses, sequei 26 kg e cheguei aos 57 kg! Hoje meu grande prazer é me olhar no espelho. Meu corpo ganhou forma, está definido. Voltei a ter curvas e agora sou eu quem escolhe minhas roupas. Não sou mais refém delas!

E preciso confessar: estou apaixonada pela minha barriga chapada! Aliás, todo mundo me pergunta se fiz cirurgia do estômago, plástica ou se tirei a costela. Nada disso, gente! É tudo resultado de muito esforço mesmo!

Aos 34 anos, conquistei a melhor forma que tive na vida. Nunca fui tão magrinha! Ah, e continuo sendo ponto de referência, só que agora é diferente. Hoje as pessoas apontam para mim e dizem: “Ali, do lado daquela loira linda”!”

Chia detona a barriga e é mais poderosa que a linhaça!

A semente de chia, de origem mexicana, é tão eficiente para o emagrecimento que costuma ser comparada à linhaça. Mas, afinal, ela é mesmo mais poderosa? “Sim. A semente de chia tem mais fibras, mais ômega 3 e mais nutrientes, como cálcio, fósforo e magnésio, do que a linhaça”, explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo. “Mas o ideal é sempre variar o uso da chia com o da linhaça, já que a segunda possui a lignana, uma fibra que tem importante efeito protetor contra o câncer”, diz Alexander. E tem mais: a semente de chia tem o poder de queimar gordura abdominal, segundo um estudo inglês publicado no British Journal of Nutrition, da Inglaterra. A única contraindicação é o consumo em excesso, pois a chia é calórica. “O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia, que tem 150 calorias – a linhaça, na mesma quantidade, tem 180 calorias. Dilua a chia em um copo (200 ml) de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir, coloque em iogurte, saladas ou frutas”. A chia é encontrada em semente, farinha e óleo. De acordo com o especialista, o óleo perde as funções benéficas de fibras e nutrientes. “Prefira a semente e a farinha”, completa. Abaixo, o nutricionista aponta os principais benefícios da chia.

Confira os Benefícios da Chia além de Emagrecer

Semente favorece o emagrecimento e melhora a saúde como um todo:

  • Efeito barriga chapada
    • A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta. Ou seja: a chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada!
  • Combate a celulite e as rugas
    • Por ser rica em ômega 3, a chia possui ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite.
  • Modera o apetite
    • O consumo regular da semente diminui a fome, porque a chia forma uma espécie de gel no estômago, o que dá sensação de saciedade.
  • Regula o intestino
    • Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem sofre de intestino preguiçoso. Mas atenção: isso só funciona para quem bebe bastante líquido (pelo menos 2 litros por dia).
  • Controla a ansiedade
    • De acordo com pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a semente de chia reduz os níveis de ansiedade e contribui para o combate à depressão. Isso ajuda a controlar a gula.
  • Previne doenças
    • A semente de chia auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas, pressão alta, triglicérides, colesterol e diabetes. O alimento ainda previne a osteoporose. Alguns estudos indicam que a chia também atua contra o câncer de mama.

 

  1. Semente de Chia (200 g), da Nutrigold, R$ 20,90*
  2. Semente de Chia (250 g), da Giroil, na Loja do Jardim, R$ 26*
  3. Farinha de Chia (250 g), da Vitalin, R$ 24*
  4. Farinha Estabilizada de Chia (200 g), da Nutrigold, R$ 20,90*

*Preços pesquisados em Maio/2012

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