Cold Brew: Extraído por 18h com água fria Ganha Força

Extraído por 18h com água fria Cold Brew Ganha Força: Brasileiro e o seu tipico costume de tomar cafezinho o tempo todo. Agora tem um conquistado ares mais refrescantes com o "cold brew".

Cold Brew: Extraído por 18h com água fria Cold Brew Ganha Força: Brasileiro e o seu tipico costume de tomar cafezinho o tempo todo. Agora tem um conquistado ares mais refrescantes com o “cold brew“.

Cold Brew Coffee Starbucks Brasil

Bebida muito conhecida e apreciada por Americanos e também por Europeus, vem em uma linear de crescimento aqui, com produções também em maneira artesanal feitas há cerca de seis meses por quatro empresas no Sudeste e no Nordeste.

Cold Brew Extraído por 18h com Água Fria

Bebia de Café confortavelmente apreciado e bebido com gelo, o “cold brew” é um tipo de café extraído a frio, ou seja, não tem contato com água quente como ocorre na forma tradicional.

Por usar água fria, o processo de obtenção da bebida é bem mais lento –pode levar até 18 horas.

Uma pergunta que estranhamente tenho respondido muito por aqui. É como o Brasileiro, tão interessado por Café. Pode não tomar o café gelado? No calor é tudo de bom!

Características do Cold Brew

Sua forma muito especifica de Extração, faz com que o Cold Brew ter características bem distantes e diferentes do tradicional café de água quente. Além de ser leve e com um leve tom adocicado, sua acidez é menor e aproximadamente de 30% (trinta porcento) menos cafeína. Assim, como resultado podemos tomar mais Cold Brew.

Excelente Produtora do tradicional café nos arredores de Pernambuco na Republica Federativa do Brasil, Tatiana, 47, teve seu primeiro contato com a bebida em meados de 2008 (dois mil e oito), enquanto morava nos USA (Estados Unidos da América). Assim, não perdeu tempo e aqui, decidiu fazer “Cold Brew” há cerca de seis meses.

Cold Brew Coffee Starbucks Brasil 3

Para a produção do Yaguara, ela usa um grão recém-torrado, de moagem mais grossa, que fica em infusão a frio por 18 (dezoito) horas e depois passa por dupla filtragem.

Bebida Refrescante no Brasil?

Temos também outras formas e processos para obter a extração, podemos citar como um exemplo prático o processo por gotejamento de água gelada, é usado no Octavio Café, em São Paulo. Uma torre com três compartimentos recebe água e gelo na parte superior, café de moagem grossa no meio e um filtro de pano na parte de baixo. Lá, para produzir um 1,3 (um litro e trezentos mililitros) litro de “Cold Brew” leva-se de 8 (oito) a 12 (doze) horas.

A barista Creazo, 31 (trinta e um anos de idade), explica que a receptividade do difícil mercado brasileiro e o público no Octavio tem sido de fácil introdução, dando um adendo a principalmente em dias de calor.

Hábito do Brasileiro com o Café

“O brasileiro não tem hábito de tomar café gelado. Para atrair a clientela, fizemos versões com diferentes grãos e blends’ de café.”

Demais Variações do Cold Brew

O que mais atraiu Tatiana a produzir esse café frio foi a versatilidade do produto, já que é possível combiná-lo com outros sabores.

“Ele pode ser usado para fazer bolo, torta, musse”, conta.

Combinar variados ingredientes e formas de consumo, foi um dos motivos que incentivaram e atiçaram também atraíram Ton, 31 (trinta e um), da True Coffee –a marca vende uma versão clássica e uma com toque de limão.

Cold Brew com Limão

Mestre de torras e também Barista. Teve seu contato com o “cold brew” nos também nos Estados Unidos. Após seu retorno as terras tupinismos ou seja ao Brasil. Abriu sua mente  e com força de voltante, voltou aos estudos. Estudou por (08) oito meses até chegar a uma receita que considerou ideal para a bebida.

“Trabalho com café há sete anos e, num país tropical como o nosso, não tínhamos nada nessa linha”, diz ele, que faz infusões de 18 horas com água a 17ºC.

“O meu cold brew’ é muito diferente do café tradicional. Seu primeiro contato é logo após visualizar a bebida. O Aroma é um atrativo a parte. Aqui deixo o Marketing Olfativo fazer seu trabalho. A percepção de sabor, pois tem muito aroma, sua doçura natural (chega dar água na boca) e o controle essencial da Acidez. Sempre baixa. É mais sutil e agradável de beber do que um expresso.”

Rodrigo, da Gava Cold Brew, também chega a infusionar o café por até 18 (dezoito) horas, mas isso depende do tipo de grão e da moagem. Seu produto final é um concentrado, que deve ser diluído em água fria ou quente.

“Você ainda pode montar diferentes bebidas, diluindo com leite ou acrescentando vodca e outras bebidas alcoólicas.”

O que Significa Infusionar

Em nosso Dicionário Culinário, hoje apresentamos um novo termo, uma nova definição de uma técnica tradicional na culinária, veremos o que significa infundir, com alguns exemplos de líquidos para os quais aromas e sabores de substâncias orgânicas são geralmente transferidos.

Fazer a Gelada Bebida em Casa

Se seu objetivo é produzir o “cold brew” no conforto de sua casa. Indicado por todos os profissionais:

  • ter um Moedor (para fazer uma moagem grossa do grão) e
  • uma prensa, como a francesa ou a Aeropress, para extrair a água com um pouco de pressão.
  • Sem Prensa? ou seja não tem a prensa, há a opção de colocar o grão recém-moído com água numa jarra, deixar descansar por cerca de 12 horas e depois coá-lo com um coador de tecido como o voil.

Mas serão necessários vários testes até chegar ao sabor ideal, ressalta Tatiana.

“O tempo de infusão vai depender do equipamento, do café, da moagem e da torra.”

Aqui nos Estados Unidos, conheci a Bebida por conta da Rede de Cafés Starbucks. Mas também como na Europa, principalmente na rede Nero, Ozone Coffee Roasters e Nude Espresso. O Sabor é bem longe de um simples café. Em primeiro contato. Parece mais com uma Cerveja. Principalmente na forma que temos o contato com a Bebida.

Eu gosto, principalmente em dias de calor, acho uma boa pedida. Mas realmente, vejo com dificuldade para o publico brasileiro. Nosso gosto é muito diferente do publico americano e inglês por exemplo. Vejo isso, no café, nos tipos de cerveja.

Então, acho que é uma bebida que o brasileiro terá seu contato. Em principio pode gostar. Mas não o vejo repetindo a doce e pedir mais um no dia seguinte. Realmente respondo a pergunta sobre a bebida gelado com um… Não faço ideia!

Sendo a verdade. O brasileiro ainda não se deu bem com o café em sua forma Gelada. Pode estar o calor que for, e a maquina de café nunca para de funcionar. Hábitos e Hábitos. É um habito nosso. Café curto e forte… Enquanto o resto do mundo (America e Europa) Longo e fraco. tem alguma coisa de errado nisso? Não! apenas gosto! cada um com o seu.

Recomendo Experimentar. Vale a pena.

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

2 COMENTÁRIOS

  1. O barista Cauê, do Pé de Café, pedala a capital paranaense preparando cafés em diferentes métodos de filtragem e explica os detalhes para fazer a sua receita de cold brew. “Cada barista prepara de um jeito. Qualquer variação em tempo e moagem do grão influencia no resultado do café, principalmente na extração a frio”, explica. Ele ressalta que por ser mais suave, o café não pode ser aromatizado com outros sabores mais fortes nem exagerar no leite – e sempre deve ser feito com grão especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here