Aerial View Of Various Coffee
Aerial view of various coffee

O Café Trata a Dor de Cabeça: A Dor de Cabeça representa um sintoma comum – e até mesmo rotineiro – na vida de muitas pessoas, podendo ser desencadeado por uma série de gatilhos. Estes podem incluir complicações de saúde, estresse, falta de sono, irregularidades da alimentação, mudanças bruscas na temperatura e até mesmo determinados cheiros.

O Café Trata a Dor de Cabeça?
O Café Trata a Dor de Cabeça?

O Café Trata a Dor de Cabeça?

Estima-se que cerca de 63 milhões de brasileiros sofram com episódios frequentes de cefaleia – como é cientificamente chamada a dor de cabeça.

A relação entre cafeína e dor de cabeça permanece pouco compreendida pela maioria da população.

Uma Dúvida Comum nos Consultórios de Neurologia é:

Promoção de Natal
Promoção de Natal - Atrium Shopping

O Café Trata a Dor de Cabeça ou a Potencializa?

Com o objetivo de esclarecer esta dúvida, a comunidade científica investigou a relação entre dor de cabeça e cafeína.

E baseado nesses estudos, os benefícios que uma xícara de café pode proporcionar aos indivíduos se tornaram claros para aqueles que enfrentam dores frequentes na cabeça. Continue acompanhando esta leitura para conhecer mais a fundo os efeitos da ingestão de café em indivíduos com cefaleia.

Qual a Relação do Café e a Dor de Cabeça?

Os achados científicos que apontam uma relação positiva entre cafeína e dor de cabeça representam uma ótima notícia para quem enfrenta constantemente este sintoma. Num estudo recente, que incluiu 301 pessoas vítimas da cefaleia, os participantes foram orientados a ingerir a combinação entre um analgésico conhecido (Ibuprofeno) e cafeína.

Dentro de um intervalo de seis horas, os resultados foram positivos: 80% dos pacientes analisados apresentaram uma melhora significativa dos sintomas dolorosos. Em contrapartida, 67% dos indivíduos que tomaram apenas o analgésico apresentaram melhora, o que representa uma eficácia superior da combinação entre analgésico e cafeína contra a crise de dor de cabeça.

Cold Brew Coffee Starbucks Brasil

Já faz algum tempo da Relação Café a Dor de Cabeça

Dor de Cabeça? 4 Fatos que Provocam o Tormento Comprovados!

Não é de hoje que a ingestão da cafeína tem sido indicada pelos especialistas em junção aos medicamentos contra a dor, devido às suas propriedades de otimizar a absorção do analgésico e potencializar seu efeito. O mesmo ocorre nos casos de dor de cabeça: quando ingerido nos primeiros momentos da dor, o café é capaz de proporcionar um alívio dos sintomas e até erradicá-los, em determinados casos.

Mais pesquisas são necessárias para compreender melhor o papel da cafeína no combate à dor de cabeça, mas o que se sabe até o momento é que, por ser uma substância vasoconstritora – propriedade de contrair os vasos sanguíneos do cérebro -, ela ajuda a combater os efeitos dolorosos desencadeados pela dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Você conhece a dor de cabeça Súbita? Veja aqui.

Cafeína e Dor de Cabeça – Benefícios e Prejuízos

Vale ressaltar que, da mesma forma que a cafeína pode melhorar a dor de cabeça, ela também pode originá-la, quando ingerida de maneira inadequada. Pessoas que costumam consumir grandes quantidades de café e deixam de ingerir a substância abruptamente podem enfrentar diversos sintomas de abstinência, e um deles é a cefaleia. Isto ocorre devido à queda repentina do nível de cafeína na circulação sanguínea.

A dor de cabeça por abstinência de cafeína geralmente é latejante, semelhante à da enxaqueca, e costuma desaparecer após a ingestão de uma ou duas xícaras de café.

Assista sobre dor de Cabeça também diretamente no youtube. Se assim preferir.

Para os enxaquecosos, o uso abusivo da cafeína pode ser um grande inimigo, pois tem potencial de agravar o quadro e aumentar o risco de cronificação da doença. Em contrapartida, a cafeína pode atuar também como aliada no tratamento contra as crises de dor, quando utilizada com cautela. Isto sem citar os demais benefícios que a substância é capaz de proporcionar – incluindo estímulo ao sistema nervoso central, clareza no raciocínio e aumento da concentração.

Endereço: Av. Ibirapuera, 2907 – 1618 – Moema, São Paulo – SP, 04029-200
Telefone: (11) 3256-2464

Cafeína e Dor de Cabeça – Consumo Moderado

O segredo para usufruir dos benefícios proporcionados pelas cafeína e fugir dos prejuízos está no consumo moderado. Você não precisa abrir mão do seu cafezinho diário – afinal, sua ingestão consciente é benéfica para a saúde. Quando ingerido excessivamente, no entanto, ele provoca prejuízos à saúde, bem como toda e qualquer substância em excesso.

Sendo assim, limite seu consumo de café em até 400mg diários (o que equivale a aproximadamente três xícaras) e, caso a ingestão de cafeína seja parte da sua rotina de trabalho, procure não interromper bruscamente este ciclo aos finais de semana: isto pode desencadear dores de cabeça por abstinência da substância.

Para mais informações acerca da atuação da cafeína no tratamento da dor de cabeça, converse com o seu Neurologista de Confiança ou com um Especialista em Dor, e obtenha as recomendações necessárias a respeito do consumo de café.

Se você sofre de enxaqueca, é importante verificar com o seu médico se a cafeína está entre os gatilhos para as suas dores.

Fontes Internacionais de Informações

1 COMENTÁRIO

  1. Quando ouvi falar: Vou tomar um café forte para passar a dor de cabeça. Juro que assustei, para mim era o contrário. Bom saber.

    ótimo artigo. Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here