Dor de Cabeça Constante: Causas e Tratamentos: Grande parte da população brasileira sofre ou já sofreu de dor de cabeça constante.

Algo que parece tão normal no dia-a-dia pode estar indicando que há problemas maiores de saúde que necessitem de um tratamento acompanhado por médicos para ter solução.

Dor de Cabeça Constante: Causas e Tratamentos

Compreender o que causa dores de cabeça e encontrar tratamentos para aliviar a dor

Quase todo mundo já teve dor de cabeça, e a maioria de nós já teve muitas vezes. Uma pequena dor de cabeça é pouco mais do que um incômodo aliviado por um analgésico de venda livre, comida ou café ou um descanso breve. Mas se sua dor de cabeça for grave ou incomum, você pode se preocupar com derrame, tumor ou coágulo sanguíneo. Felizmente, esses problemas são raros. Ainda assim, você deve saber quando uma dor de cabeça precisa de cuidados urgentes e como controlar a grande maioria das dores de cabeça que não ameaçam sua saúde.

1O que Causa as Dores de Cabeça?

Os médicos não entendem completamente o que causa a maioria das dores de cabeça. Eles sabem que o tecido cerebral e o crânio nunca são responsáveis, pois não têm nervos que registram dor.

Dor de Cabeça: quando se preocupar, o que fazer

Mas os vasos sanguíneos da cabeça e do pescoço podem sinalizar dor, assim como os tecidos que circundam o cérebro e alguns nervos principais que se originam no cérebro. O couro cabeludo, seios, dentes, músculos e articulações do pescoço também podem causar dor de cabeça. Tomar uma xícara forte de café ajuda sabia?

2Quando se Preocupar com a Dor de Cabeça

Você pode cuidar de muitos tipos de dores de cabeça por conta própria e seu médico pode fornecer remédios para controlar a maioria das dores de cabeça mais difíceis. Mas algumas dores de cabeça exigem atendimento médico imediato. Aqui estão alguns sinais de alerta para quando você deve se preocupar com dores de cabeça:

  • Dores de cabeça que se desenvolvem após os 50 anos
  • Uma grande mudança no padrão de suas dores de cabeça
  • Uma dor de cabeça incomumente severa
  • Dor na cabeça que aumenta com tosse ou movimento
  • Dores de cabeça que pioram constantemente
  • Mudanças na personalidade ou função mental
  • Dores de cabeça acompanhadas de febre, rigidez no pescoço, confusão, diminuição da
  • atenção ou memória ou sintomas neurológicos, como distúrbios visuais, fala arrastada, fraqueza, dormência ou convulsões
  • Dores de cabeça que são acompanhadas por um olho vermelho doloroso
  • Dores de cabeça que são acompanhadas de dor e sensibilidade perto dos templos
  • Dores de cabeça após um golpe na cabeça
  • Dores de cabeça que impedem atividades diárias normais
  • Dores de cabeça que aparecem abruptamente, especialmente se você acordar
  • Dores de cabeça em pacientes com câncer ou sistema imunológico comprometido

Tipos de Dores de Cabeça

Existem mais de 300 tipos de dores de cabeça, mas apenas 10% das dores de cabeça têm uma causa conhecida. Os outros são chamados de dores de cabeça primárias. Aqui está um resumo de algumas principais dores de cabeça primárias.

3Dores de Cabeça Tensionais

Ocorrendo em cerca de três em cada quatro adultos, as dores de cabeça tensionais são as mais comuns de todas. Na maioria dos casos, são de gravidade leve a moderada e ocorrem com pouca frequência. Porém, algumas pessoas sofrem de fortes dores de cabeça provocadas por tensão e outras ficam incomodadas três ou quatro vezes por semana.

A dor de cabeça típica por tensão produz uma dor maçante e apertada em ambos os lados da cabeça. Pessoas com fortes dores de cabeça por tensão podem sentir que sua cabeça está em torno de um torno. Os ombros e o pescoço também podem doer. Algumas dores de cabeça tensionais são desencadeadas por fadiga, estresse emocional ou problemas envolvendo os músculos ou articulações do pescoço ou da mandíbula. A maioria dura de 20 minutos a duas horas.

Se você tiver dores de cabeça ocasionais do tipo tensão, você pode cuidar delas. Analgésicos vendidos sem receita, como acetaminofeno (Tylenol, outras marcas) e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como aspirina, naproxeno (Aleve, outras marcas) ou ibuprofeno (Motrin, Advil, outras marcas) costumam fazer o truque , mas siga as instruções no rótulo e nunca tome mais do que deveria. Uma almofada de aquecimento ou chuveiro quente pode ajudar; algumas pessoas se sentem melhor com uma soneca curta ou um lanche leve.

Se você tiver dores de cabeça frequentes do tipo tensão, tente identificar gatilhos para evitá-los. Não fique cansado demais ou pule as refeições. Aprenda técnicas de relaxamento; o yoga é particularmente útil porque pode relaxar a mente e os músculos do pescoço. Se você apertar a mandíbula ou trincar os dentes à noite, um prato de mordida pode ajudar.

Se você precisar de mais ajuda, seu médico poderá prescrever um medicamento para dor mais forte ou um relaxante muscular para controlar a dor de cabeça. Muitas pessoas com dores de cabeça recorrentes do tipo tensão podem prevenir ataques tomando um antidepressivo tricíclico como a amitriptilina (Elavil, genérico). Felizmente, a maioria das pessoas com dores de cabeça do tipo tensão se sai muito bem com programas mais simples.

Enxaqueca não é só uma Dor

As enxaquecas ocorrem com menos frequência do que as dores de cabeça tensionais, mas geralmente são muito mais graves. Eles são duas a três vezes mais comuns em mulheres do que homens, mas isso é um pequeno consolo se você estiver entre 6% a 8% de todos os homens que têm enxaqueca. E como um estudo de Harvard de 20.084 homens com idades entre 40 e 84 anos relatou que ter enxaqueca aumenta o risco de ataques cardíacos em 42%, homens com enxaqueca devem levar suas dores de cabeça ao coração.

Os neurologistas acreditam que a enxaqueca é causada por alterações no fluxo sanguíneo do cérebro e na atividade das células nervosas. A genética desempenha um papel, já que 70% das vítimas de enxaqueca têm pelo menos um parente próximo com o problema.

Gatilhos da enxaqueca. Embora uma enxaqueca possa surgir sem aviso prévio, geralmente é desencadeada por um gatilho. As coisas que desencadeiam uma enxaqueca variam de pessoa para pessoa, mas um doente de enxaqueca geralmente permanece sensível aos mesmos gatilhos.

A tabela lista alguns dos mais comuns.

  • Principais gatilhos da enxaqueca
  • Mudando o clima: aumento da umidade, calor
  • Falta de sono ou sono excessivo
  • Fadiga
  • Estresse emocional
  • Gatilhos sensoriais: luzes brilhantes ou trêmulas, barulhos altos, cheiros fortes
  • Gatilhos alimentares:
  • faltando uma refeição
  • álcool, especialmente vinho tinto
  • chocolate
  • nitratos em carnes e peixes curados
  • queijo envelhecido
  • um aumento ou diminuição da cafeína
  • MSG (frequentemente presente em alimentos asiáticos e preparados)

4Sintomas de Enxaqueca

As enxaquecas geralmente começam à noite ou durante o sono. Em algumas pessoas, os ataques são precedidos por várias horas de fadiga, depressão e lentidão ou irritabilidade e inquietação. Como os sintomas da enxaqueca variam amplamente, pelo menos metade de todos os que sofrem de enxaqueca acham que têm dores de cabeça nos seios ou tensão, e não enxaquecas.

Cerca de 20% das enxaquecas começam com um ou mais sintomas neurológicos chamados aura. As queixas visuais são mais comuns. Eles podem incluir halos, brilhos ou luzes piscantes, linhas onduladas e até perda temporária de visão. A aura também pode produzir dormência ou formigamento em um lado do corpo, especialmente no rosto ou na mão. Alguns pacientes desenvolvem sintomas de aura sem dores de cabeça; eles costumam pensar que estão tendo um derrame, não uma enxaqueca.

A maioria das enxaquecas se desenvolve sem uma aura. Em casos típicos, a dor ocorre em um lado da cabeça, geralmente começando ao redor dos olhos e da têmpora antes de se espalhar para a parte de trás da cabeça. A dor é freqüentemente intensa e é descrita como latejante ou pulsante. Náusea é comum e muitos pacientes com enxaqueca têm olhos lacrimejantes, nariz escorrendo ou congestão. Se esses sintomas forem proeminentes, eles podem levar a um diagnóstico incorreto de dores de cabeça nasais. Uma maneira de lembrar as características da enxaqueca é usar a palavra POUND

P é para dor pulsante
O para duração de um dia de ataques não tratados graves
U para dor unilateral (unilateral)
N para náuseas e vômitos
D para desativar a intensidade.

Sem tratamento eficaz, os ataques de enxaqueca geralmente duram de quatro a 24 horas. Quando você sofre de enxaqueca, até quatro horas são longas demais – e é por isso que o tratamento precoce da enxaqueca é tão importante.

Tratamento de Enxaqueca

Se você detectar uma enxaqueca em seus estágios iniciais, poderá controlá-la com analgésicos sem receita médica. Acetaminofeno, aspirina, ibuprofeno, naproxeno e uma combinação de analgésicos e cafeína são eficazes – se você tomar uma dose completa muito cedo no ataque. A metoclopramida do medicamento anti-náusea (Reglan) pode aumentar a atividade dos AINEs.

Quando são necessários medicamentos prescritos, a maioria dos médicos recorre aos triptanos, disponíveis em comprimidos, sprays nasais ou como injeções que os pacientes podem aprender a administrar a si mesmos. Exemplos incluem sumatriptano (Imitrex), zolmitriptano (Zomig) e rizatriptano (Maxalt). Os triptanos fornecem alívio completo em até duas horas para até 70% dos pacientes; a resposta é melhor se o tratamento for iniciado precocemente. Alguns pacientes necessitam de uma segunda dose dentro de 12 a 24 horas. Como os triptanos podem afetar o fluxo sanguíneo no coração e na cabeça, pacientes com doenças cardiovasculares não devem usá-los. Pacientes que tomam antidepressivos na família de ISRS também devem evitar triptanos.

Trabalhe com seu médico para encontrar o tratamento para enxaqueca que funciona melhor para você. Lembre-se, porém, que o uso excessivo pode levar a dores de cabeça recuperadas e a um ciclo vicioso de drogas e dores de cabeça. Portanto, se você precisar de tratamento mais de duas ou três vezes por semana, considere medicamentos preventivos.

Prevenção de enxaqueca

Algumas pessoas podem prevenir enxaquecas simplesmente evitando gatilhos. Outros se dão bem com a terapia imediata para ataques ocasionais. Mas os pacientes que sofrem ataques frequentes de enxaqueca geralmente se beneficiam de medicamentos preventivos. Medicamentos prescritos eficazes incluem betabloqueadores (como propranolol, nadolol e atenolol), certos antidepressivos (como amitriptilina) e certos medicamentos antissépticos (como topiramato e valproato). Casos difíceis podem se beneficiar do encaminhamento a um especialista em dor de cabeça.

Dores de cabeça em cluster

Dores de cabeça em cluster são incomuns, mas muito graves, e ocorrem cinco vezes mais frequentemente em homens que em mulheres. Embora qualquer pessoa possa ter dores de cabeça, o paciente típico é um homem de meia idade com histórico de tabagismo.

O problema recebe esse nome porque as dores de cabeça tendem a aparecer em grupos, com uma a oito dores de cabeça por dia durante um período de um a três meses a cada ano ou dois, geralmente na mesma época do ano. A dor sempre atinge um lado da cabeça e é muito intensa. O olho do lado dolorido é vermelho e aguado, a pálpebra pode se inclinar e o nariz escorre ou fica entupido. O ataque começa abruptamente e dura de 30 a 60 minutos. A maioria dos doentes fica inquieta e agitada durante o ataque; incapazes de ficar quietos, andam, correm no lugar ou batem a cabeça contra a parede. Náuseas e sensibilidade à luz e ao som podem acompanhar a dor.

A inalação de oxigênio de alto fluxo logo após o início da dor de cabeça geralmente pode interromper o ataque. O sumatriptano costuma ser eficaz para dores de cabeça em cluster, principalmente quando administrado por injeção. Outros triptanos também podem ajudar. Alguns pacientes são a favor de gotas nasais de lidocaína, injeções de di-hidroergotamina ou outros tratamentos. O medicamento mais eficaz para prevenir ataques de dor de cabeça no cluster é o verapamil, um bloqueador dos canais de cálcio. Outros medicamentos que podem ajudar incluem divalproex, topiramato e lítio.

5Outros tipos de dores de cabeça

Os médicos diagnosticaram centenas de condições associadas a dores de cabeça. Aqui estão apenas alguns:

Dores de cabeça de medicação

Muitos medicamentos causam dores de cabeça entre seus efeitos colaterais. E, embora pareça paradoxal, muitos medicamentos usados ​​para tratar dores de cabeça também podem causar dores de cabeça por uso excessivo ou dores de cabeça por rebote. Quem sofre de enxaqueca é particularmente vulnerável a um ciclo vicioso de dor, levando a mais medicamentos, o que desencadeia mais dor. Se você tiver dores de cabeça frequentes e usar medicação, OTC ou prescrição, ou ambas, por mais de 10 a 15 dias por mês, poderá ter dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos. A maneira de descobrir é interromper ou diminuir o seu medicamento – mas sempre consulte seu médico primeiro. Um corticosteróide como a prednisona pode ajudar a controlar a dor durante o período de abstinência.

Dores de cabeça do seio

A sinusite aguda causa dor na testa, no nariz e nos olhos, nas bochechas ou nos dentes superiores. Inclinar-se para a frente aumenta a dor. Corrimento nasal espesso, congestão e febre apontam o problema para os seios. Quando a infecção aguda desaparece, a dor desaparece. A sinusite não é uma causa comum de dores de cabeça crônicas ou recorrentes.

Dores de cabeça de sorvete

Algumas pessoas desenvolvem dor de cabeça aguda e repentina quando comem algo frio. A dor acaba em menos de um minuto, mesmo se você continuar comendo. Se você estiver incomodado com dores de cabeça de sorvete, tente comer devagar e esquentar a comida fria na frente da boca antes de engolir.

Dor de cabeça por pressão alta

Exceto nos casos de pressão arterial muito alta, a hipertensão não causa dores de cabeça. De fato, a maioria das pessoas com pressão alta não [h1] apresenta nenhum sintoma, e um estudo com 51.234 pessoas relatou que a hipertensão estava associada a uma incidência reduzida de dores de cabeça. Mas isso não é motivo para negligenciar sua pressão arterial. A hipertensão leva a derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e doenças renais; portanto, todos os homens devem ter sua pressão verificada e, em seguida, tomar medidas para corrigir anormalidades.

Dor de cabeça de exercício e sexo

Exercícios repentinos e extenuantes podem causar dor de cabeça. Aquecimento gradual ou tratamento com um medicamento anti-inflamatório antes do exercício pode ajudar. As relações sexuais também podem desencadear dores de cabeça; alguns homens notam apenas dor aborrecida, mas outros sofrem ataques graves chamados dores de cabeça orgásmicas. Algumas pessoas podem prevenir dores de cabeça orgásmicas, tomando um AINE 30 a 60 minutos antes da relação sexual.

Teste de dor de cabeça

A medicina moderna depende de testes para diagnosticar muitos problemas. Para a maioria das dores de cabeça, no entanto, uma boa história e física antiquadas farão o trabalho. De fato, tomografias, ressonâncias magnéticas e eletroencefalogramas (EEGs) parecem normais em dores de cabeça do tipo tensional, enxaquecas e dores de cabeça em cluster. Ainda assim, esses testes podem ser vitais em pacientes com sinais de alerta ou outras dores de cabeça preocupantes.

6Viver com dores de cabeça constantes

Para a maioria de nós, uma dor de cabeça ocasional nada mais é do que uma lombada temporária no decorrer de um dia agitado. Mesmo assim, a maioria dos homens pode aliviar o problema com medidas simples de estilo de vida e medicamentos sem receita médica.

Técnicas de relaxamento, biofeedback, ioga e acupuntura também podem ajudar. Mas para alguns de nós, dores de cabeça são um grande problema. Aprenda a reconhecer sinais de alerta que exigem atendimento médico imediato. Trabalhe com seu médico para desenvolver um programa para prevenir e tratar enxaquecas e outras dores de cabeça graves. E não caia na armadilha do uso excessivo de medicamentos; para alguns senhores, as dores de cabeça recuperadas são a maior dor de todas.

Fontes Ricas em Informações

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating 5 / 5. Contagem de Votos: 122

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here