Neurologista – Para Que Serve o Médico Neurologista
Neurologista – Para Que Serve o Médico Neurologista: Um médico neurologista é um especializado em neurologia que trata de doenças do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), dos nervos periféricos (nervos que ligam o cérebro e a espinha aos órgãos, como os pulmões ou do fígado) e dos músculos.
Neurologista – Para Que Serve o Médico Neurologista
Ver conteúdo do artigo
Um médico neurologista é um especializado em neurologia que trata de doenças do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), dos nervos periféricos (nervos que ligam o Cérebro e a Espinha aos órgãos, como os Pulmões ou do Fígado) e dos músculos.
Você deve estar se perguntando, o que um médico neurologista trata? As Doenças Neurológicas podem incluir Dores de Cabeça; Epilepsia; AVC – Acidente Vascular Cerebral; Desordens de Movimento, tais como tremores ou a doença de Parkinson; e muitos outros.
- Dores de Cabeça;
- Epilepsia;
- AVC – Acidente Vascular Cerebral;
- Desordens de Movimento, tais como
- Tremores ou a
- Doença de Parkinson;
- Mal de Parkinson;
- e muitos outros.
Ficou curioso para saber mais sobre o Médico Neurologista, então vem comigo nesse vídeo que eu garanto que você vai aprender muita coisas boas, porque conhecimento quanto mais compartilhado melhor para todos!
Exames Neurológicos em São Paulo
Quando existe uma Suspeita de um Transtorno Neurológico, o médico avalia por exame físico todos os sistemas do organismo, concentrando-se no sistema nervoso. A avaliação do sistema nervoso — o exame neurológico — inclui a avaliação do seguinte:
- Estado Mental
- Nervos Cranianos
- Nervos Motores
- Nervos Sensitivos
- Reflexos
- Coordenação e Equilíbrio
- Caminhar
- marcha
- Regulação dos Processos Internos do Corpo
- pelo sistema nervoso autônomo
- Fluxo Sanguíneo para o Cérebro
- Os médicos podem avaliar algumas áreas mais minuciosamente do que outras dependendo do tipo de doença de que se suspeita.
O Exame Neurológico também pode ajudar a identificar a causa de um mau funcionamento muscular (como fraqueza ou paralisia), uma vez que a contração muscular normal depende da estimulação por um nervo (consulte a figura Usar o cérebro para mover um músculo).
Um exame neurológico diferencia-se de um exame psiquiátrico, posto que o último centra-se na avaliação do comportamento do indivíduo. No entanto, os dois exames se sobrepõem um pouco uma vez que anormalidades no cérebro podem causar comportamentos anormais. O comportamento anormal pode ser uma pista para um problema físico no cérebro.

Estado mental
Os médicos avaliam os seguintes itens:
- Atenção
- Orientação quanto ao tempo, local e indivíduo.
- Memória
- Diversas habilidades, como pensar de forma abstrata, seguir instruções, usar a linguagem e resolver problemas matemáticos.
- Humor
- A avaliação de estado mental consiste em responder a uma série de perguntas e realizar algumas tarefas, como nomear objetos, decorar listas curtas, escrever algumas frases e copiar formas. As respostas são registradas e sua precisão, classificada. Se a pessoa afirmar sentir-se deprimida, o médico pergunta se já teve pensamentos suicidas.
Nervos Cranianos
Há 12 pares de nervos cranianos que conectam os olhos, ouvidos, nariz, face, língua, garganta, pescoço, ombros e alguns órgãos internos ao encéfalo (consulte a tabela Teste dos nervos cranianos). O número de nervos testados pelo médico depende do tipo de doença de que se suspeita. Por exemplo, o 1º nervo craniano (o nervo do olfato) não costuma ser testado quando há a suspeita de um problema muscular, mas é testado em pessoas se recuperando de trauma craniano grave (porque muitas vezes perde-se o olfato).
Um nervo craniano pode ser lesionado em qualquer lugar ao longo de seu comprimento como resultado de qualquer um dos seguintes:
- Uma lesão
- Fluxo sanguíneo comprometido
- Uma doença autoimune
- Um tumor
- Uma infecção
- O local exato da lesão pode muitas vezes ser identificado ao testar as funções de um nervo craniano específico.
Me acompanhe nos outros canais:
Site: https://www.willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre o mundo da neurologia e muito mais com o neurologista Willian Rezende:
http://bit.ly/Neurologistas
– Veja outros vídeos do canal:
Tontura – Os 4 Tipos de Tonturas Que Existem
Insônia – 5 Medicamentos Naturais Para Insônia
Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
Epilepsia – O Que é Epilepsia
Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
Epilepsia – Como Curar Epilepsia
Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
Insônia – Como Acabar Com a Insônia
Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
#Neurologista #MédicoNeurologista #Neurologia #ConsultaComNeurologista #neuro #Médico #Mediciona