Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Pequenas Atitudes que podem parecer inofensivas para alguns. Mas podem resultar em uma proliferação de micro-organismos que você não vê. Terá grande impacto sobre a saúde da sua família. Para evitar riscos, aprenda a se defender.

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente

Um Inocente pano de prato em cima da louça que está secando, pode ser pior que o vaso sanitário.

“Um simples paninho desses pode acumular um milhão de bactérias a mais que uma tampa de vaso sanitário de banheiro público”, alerta o biomédico Roberto Figueiredo.

Tudo isso porque, além de estar contaminado por resíduos de alimentos, ele é muito manipulado durante o processo de secagem da louça. “O ambiente úmido é perfeito para a proliferação de micro-organismos.

No pano seco, as bactérias duram 24 horas. No úmido, 48 horas”, avisa.

Promoção de Natal
Promoção de Natal - Atrium Shopping

Soltas, ali pertinho dos utensílios domésticos, elas podem, sim, infectá-los, chegando também aos alimentos. É o que os especialistas chamam de “contaminação cruzada”.

O que Precisa Mudar

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente
Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Descarte o pano de prato logo após o uso, deixando-o, de preferência, numa solução de água sanitária diluída, até o momento de ser lavado. E só volte a reutilizá-lo quando ele estiver seco.

A esponja de lavar louças é um verdadeiro hotel cinco estrelas para as bactérias mais perigosas. Por isso, deve ser higienizada corretamente todos os dias

Deixar Alimentos Fora da Geladeira

O habito moderno de deixar a pizza no forno ou deixar a pizza em cima da mesa apenas tentada, de um dia para o outro?

Porém, por mais simples e inocente que pareça, a mania de deixar a comida da família longos períodos à temperatura ambiente tem sim o poder de resultar em quadros de intoxicação alimentar, com sintomas como:

  • Diarreia,
  • Vômito e
  • Febre.

“Ouço muitas pessoas dizerem que não colocam nada quente na geladeira, para não estragar o eletrodoméstico. Mas, agindo assim, prejudicam algo muito mais valioso: a própria saúde”, alerta Roberto Figueiredo.

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Ele deixa sempre muito bem claro, sem dúvida alguma  de que, nenhum tipo de alimento, deve ficar exposto, sem refrigeração, por mais de 02 (duas) horas.

Segundo a Médica Especialista Infectologista Dra Keilla de Freitas, da Clínica Regenerati em Moema, São Paulo capital. Esse descuido com o acondicionamento da comida é a principal causa de doenças no ambiente doméstico.

O que Precisa Mudar

Além de guardar os alimentos na geladeira, logo após o consumo, é importante que estejam em potes destampados.

“O vento gelado fabricado pelo refrigerador tem a função de roubar o calor do alimento. Porém, a tampa funciona como uma barreira. O alimento fica numa espécie de estufa, e continuará quente por muito tempo. Nessa situação, a multiplicação das bactérias ocorrerá da mesma forma”, diz a Especialista Infectologista.

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Então, a dica é tampar os alimentos duas horas após tê-los levado à geladeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here