Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Pequenas Atitudes que podem parecer inofensivas para alguns. Mas podem resultar em uma proliferação de micro-organismos que você não vê. Terá grande impacto sobre a saúde da sua família. Para evitar riscos, aprenda a se defender.

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente

Um Inocente pano de prato em cima da louça que está secando, pode ser pior que o vaso sanitário.

“Um simples paninho desses pode acumular um milhão de bactérias a mais que uma tampa de vaso sanitário de banheiro público”, alerta o biomédico Roberto Figueiredo.

Tudo isso porque, além de estar contaminado por resíduos de alimentos, ele é muito manipulado durante o processo de secagem da louça. “O ambiente úmido é perfeito para a proliferação de micro-organismos.

No pano seco, as bactérias duram 24 horas. No úmido, 48 horas”, avisa.

Soltas, ali pertinho dos utensílios domésticos, elas podem, sim, infectá-los, chegando também aos alimentos. É o que os especialistas chamam de “contaminação cruzada”.

O que Precisa Mudar

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente
Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Descarte o pano de prato logo após o uso, deixando-o, de preferência, numa solução de água sanitária diluída, até o momento de ser lavado. E só volte a reutilizá-lo quando ele estiver seco.

A esponja de lavar louças é um verdadeiro hotel cinco estrelas para as bactérias mais perigosas. Por isso, deve ser higienizada corretamente todos os dias

Deixar Alimentos Fora da Geladeira

O habito moderno de deixar a pizza no forno ou deixar a pizza em cima da mesa apenas tentada, de um dia para o outro?

Porém, por mais simples e inocente que pareça, a mania de deixar a comida da família longos períodos à temperatura ambiente tem sim o poder de resultar em quadros de intoxicação alimentar, com sintomas como:

  • Diarreia,
  • Vômito e
  • Febre.

“Ouço muitas pessoas dizerem que não colocam nada quente na geladeira, para não estragar o eletrodoméstico. Mas, agindo assim, prejudicam algo muito mais valioso: a própria saúde”, alerta Roberto Figueiredo.

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Ele deixa sempre muito bem claro, sem dúvida alguma  de que, nenhum tipo de alimento, deve ficar exposto, sem refrigeração, por mais de 02 (duas) horas.

Segundo a Médica Especialista Infectologista Dra Keilla de Freitas, da Clínica Regenerati em Moema, São Paulo capital. Esse descuido com o acondicionamento da comida é a principal causa de doenças no ambiente doméstico.

O que Precisa Mudar

Além de guardar os alimentos na geladeira, logo após o consumo, é importante que estejam em potes destampados.

“O vento gelado fabricado pelo refrigerador tem a função de roubar o calor do alimento. Porém, a tampa funciona como uma barreira. O alimento fica numa espécie de estufa, e continuará quente por muito tempo. Nessa situação, a multiplicação das bactérias ocorrerá da mesma forma”, diz a Especialista Infectologista.

Hábitos Domésticos que Podem Deixar Você Doente: Então, a dica é tampar os alimentos duas horas após tê-los levado à geladeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies