Infectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas: Projeto foi demandado pelo Ministério da Saúde e conta com a participação de 14 instituições de Saúde do País
Infectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas
O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André, por meio da Disciplina de Infectologia, é uma das 14 instituições de Saúde do País selecionadas para integrar o projeto “Estudo das características epidemiológicas e clínicas das hepatites virais agudas em serviços de saúde brasileiros”, demandado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Os resultados do estudo irão auxiliar a implantação de ações estratégicas e guiar as políticas públicas de prevenção e assistência das hepatites virais no Brasil. A iniciativa tem apoio do Hospital Israelita Albert Einsten.
Estudo das características epidemiológicas e clínicas das hepatites virais agudas em serviços de saúde brasileiros
O paciente selecionado terá acesso a vários exames sorológicos e moleculares para descobrir as causas de sua hepatite aguda e receberá tratamento e acompanhamento pelo centro de referência participante do projeto.
Serão incluídos no estudo pacientes de todo o País acima de 18 anos, com suspeita de hepatite aguda, aumento de enzimas hepáticas no sangue (TGO e TGP), quadro recente de icterícia — síndrome caracterizada pela cor amarelada dos olhos e da pele — entre outros critérios.
Hepatites Virais
As hepatites virais representam importante problema de saúde pública no Brasil e em todo o mundo.
Por isso, o projeto busca caracterizar os casos de hepatites agudas e contribuir com informações para garantir a meta de eliminação da doença no Brasil.
O resultado será a produção de um estudo que responderá a quatro questões fundamentais: a etiologia (causas e origens) das hepatites agudas nas instituições de Saúde; a frequência de aparição dos vírus A, B, C, D e E dentro destas etiologias virais; os genótipos mais associados às infecções agudas; e as características clínico-epidemiológicas de pacientes com hepatites agudas coinfectadas pelo vírus HIV.
A amostra esperada é de aproximadamente 2.280 pacientes, distribuídos em todas as regiões do Brasil, a partir da escolha dos centros de referência. O foco é representar a ocorrência dos casos de hepatites por região geográfica e o volume de atendimentos pelo período de um ano.
Devo ser submetido a uma triagem para hepatite C?
Um amigo me disse que eu deveria ser examinado para a hepatite C. Não estou em um grupo de alto risco. Isto é realmente necessário?
Resposta: Se você é um adulto com menos de 80 anos, a resposta é sim. Em março, um grupo consultivo de saúde do governo, o U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF), revisou sua posição anterior e agora recomenda que todas as pessoas de 18 a 79 anos sejam examinadas para este vírus “silencioso”.
Antes desta mudança, a USPSTF recomendou apenas que apenas indivíduos de alto risco ou adultos nascidos entre os anos de 1945 e 1965 fossem submetidos a uma triagem. A hepatite C pode atacar o fígado e levar a sérios danos ao fígado e câncer de fígado. A condição é curável se detectada. Mas as pessoas freqüentemente não se consideram em risco e não sabem que estão infectadas, pois normalmente não apresentam sintomas.
Mais informações
Mais informações podem ser solicitadas junto ao Ambulatório de Infectologia da FMABC pelos telefones (11) 4993-7285 ou (11) 99197-1402. O atendimento poderá ser agendado ou realizado às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h30, e às quartas-feiras, das 10h às 15h30, no Prédio do Centro de Pesquisa CEPES, 1º andar, no campus universitário de Santo André/SP.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.