Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioDestacadoInfectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas

Infectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas

Infectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas: Projeto foi demandado pelo Ministério da Saúde e conta com a participação de 14 instituições de Saúde do País

Infectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas

O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André, por meio da Disciplina de Infectologia, é uma das 14 instituições de Saúde do País selecionadas para integrar o projeto “Estudo das características epidemiológicas e clínicas das hepatites virais agudas em serviços de saúde brasileiros”, demandado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Os resultados do estudo irão auxiliar a implantação de ações estratégicas e guiar as políticas públicas de prevenção e assistência das hepatites virais no Brasil. A iniciativa tem apoio do Hospital Israelita Albert Einsten.

Estudo das características epidemiológicas e clínicas das hepatites virais agudas em serviços de saúde brasileiros

O paciente selecionado terá acesso a vários exames sorológicos e moleculares para descobrir as causas de sua hepatite aguda e receberá tratamento e acompanhamento pelo centro de referência participante do projeto.

Serão incluídos no estudo pacientes de todo o País acima de 18 anos, com suspeita de hepatite aguda, aumento de enzimas hepáticas no sangue (TGO e TGP), quadro recente de icterícia — síndrome caracterizada pela cor amarelada dos olhos e da pele — entre outros critérios.

Hepatites Virais

As hepatites virais representam importante problema de saúde pública no Brasil e em todo o mundo.

Por isso, o projeto busca caracterizar os casos de hepatites agudas e contribuir com informações para garantir a meta de eliminação da doença no Brasil.

Infectologia da FMABC Recruta Pacientes para estudo sobre hepatites virais agudas

O resultado será a produção de um estudo que responderá a quatro questões fundamentais: a etiologia (causas e origens) das hepatites agudas nas instituições de Saúde; a frequência de aparição dos vírus A, B, C, D e E dentro destas etiologias virais; os genótipos mais associados às infecções agudas; e as características clínico-epidemiológicas de pacientes com hepatites agudas coinfectadas pelo vírus HIV.

A amostra esperada é de aproximadamente 2.280 pacientes, distribuídos em todas as regiões do Brasil, a partir da escolha dos centros de referência. O foco é representar a ocorrência dos casos de hepatites por região geográfica e o volume de atendimentos pelo período de um ano.

Devo ser submetido a uma triagem para hepatite C?

Um amigo me disse que eu deveria ser examinado para a hepatite C. Não estou em um grupo de alto risco. Isto é realmente necessário?

Resposta: Se você é um adulto com menos de 80 anos, a resposta é sim. Em março, um grupo consultivo de saúde do governo, o U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF), revisou sua posição anterior e agora recomenda que todas as pessoas de 18 a 79 anos sejam examinadas para este vírus “silencioso”.

Antes desta mudança, a USPSTF recomendou apenas que apenas indivíduos de alto risco ou adultos nascidos entre os anos de 1945 e 1965 fossem submetidos a uma triagem. A hepatite C pode atacar o fígado e levar a sérios danos ao fígado e câncer de fígado. A condição é curável se detectada. Mas as pessoas freqüentemente não se consideram em risco e não sabem que estão infectadas, pois normalmente não apresentam sintomas.

Mais informações

Mais informações podem ser solicitadas junto ao Ambulatório de Infectologia da FMABC pelos telefones (11) 4993-7285 ou (11) 99197-1402. O atendimento poderá ser agendado ou realizado às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h30, e às quartas-feiras, das 10h às 15h30, no Prédio do Centro de Pesquisa CEPES, 1º andar, no campus universitário de Santo André/SP.

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Domingo no Paço: Uma celebração da comunidade andreense que une gerações!

Em Santo André, uma tradição que floresceu em 2017 continua a encantar e unir a comunidade: o Domingo no Paço. Este evento semanal, que transforma a área do Paço Municipal em um vibrante espaço de lazer e cultura, é...

HNK: Brasileiros descobrem papel da substância contra Alzheimer

Cientistas brasileiros fizeram uma descoberta revolucionária que pode mudar a vida de milhões de pessoas afetadas pelo Alzheimer! Uma nova substância com potencial para restaurar a memória e melhorar a qualidade de vida dos pacientes foi identificada, oferecendo uma esperança inédita na luta contra essa devastadora doença. Com resultados promissores em modelos experimentais, essa inovação coloca o Brasil na vanguarda da pesquisa científica e abre um horizonte de novas possibilidades para o tratamento do Alzheimer.

Energia Solar em Santo André: 2º Usina, 2º Avanço Sustentável

Na última quarta-feira, Santo André celebrou um marco sustentável com a inauguração de sua segunda usina fotovoltaica! Este projeto inovador não só promete reduzir custos e emissões, mas também posiciona a cidade como um líder em energia solar. Com tecnologia de ponta e impacto direto na economia local, a nova usina é um exemplo brilhante de como o compromisso com o meio ambiente pode transformar comunidades. Prepare-se para ver Santo André brilhar com energia limpa e sustentável!

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato