Insônia – Quando é Normal Ter Insônia

População Desconhece a Relação existente entre TDAH e Insônia

Insônia – Quando é Normal Ter Insônia: A insônia é um distúrbio comum do sono que pode dificultar o adormecimento, a permanência no sono, ou fazer com que se acorde demasiado cedo e não se consiga voltar a adormecer. Pode ainda sentir-se cansado quando se acorda. As insônias podem não só sugar o seu nível de energia e humor, mas também a sua saúde, desempenho no trabalho e qualidade de vida.

Quando é Normal ter Insônia?

A quantidade de sono é suficiente varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas por noite.

A dada altura, muitos adultos sofrem de insônia de curta duração (aguda), que dura dias ou semanas. É geralmente o resultado de stress ou de um evento traumático. Mas algumas pessoas têm insônia de longo prazo (crônica), que dura um mês ou mais. A insônia pode ser o principal problema, ou pode estar associada a outras condições médicas ou medicações.

Não é necessário aguentar noites sem dormir. Mudanças simples nos seus hábitos diários podem muitas vezes ajudar.

Sintomas da Insônia

Os sintomas de insônia podem incluir:

  • Dificuldade em adormecer durante a noite
  • Acordar durante a noite
  • Acordar demasiado cedo
  • Não se sentir bem descansado após uma noite de sono
  • Cansaço ou sonolência durante o dia
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade
  • Dificuldade em prestar atenção, concentrando-se nas tarefas ou na memória
  • Aumento do número de erros ou acidentes
  • Preocupações contínuas com o sono

Quando consultar um médico

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Se a insônia dificulta o seu funcionamento durante o dia, consulte o seu médico para identificar a causa do seu problema de sono e como pode ser tratada. Se o seu médico achar que pode ter um distúrbio do sono, poderá ser encaminhado para um centro de sono para testes especiais.

Causas da Insônia

A insônia pode ser o principal problema, ou pode estar associada a outras condições.

A insônia crônica é geralmente o resultado de stress, eventos da vida ou hábitos que perturbam o sono. O tratamento da causa subjacente pode resolver a insônia, mas por vezes pode durar anos.

As causas comuns de insônias crônicas incluem:

  • Stress.
    • As preocupações com o trabalho, escola, saúde, finanças ou família podem manter a mente ativa durante a noite, tornando difícil dormir. Eventos ou traumas estressantes da vida – tais como a morte ou doença de um ente querido, o divórcio ou a perda de um emprego – também podem levar à insônia.
  • Viagens ou horários de trabalho
    • Os seus ritmos circadianos funcionam como um relógio interno, guiando coisas como o seu ciclo sono-vigília, metabolismo e temperatura corporal. Perturbar os ritmos circadianos do seu corpo pode levar à insônia. As causas incluem jet lag de viajar através de múltiplos fusos horários, trabalhar num turno tardio ou precoce, ou mudar frequentemente de turno.
  • Maus hábitos de sono
    • Os maus hábitos de sono incluem um horário irregular para dormir, sestas, atividades estimulantes antes de dormir, um ambiente de sono desconfortável, e a utilização da cama para trabalhar, comer ou ver televisão. Computadores, televisões, jogos de vídeo, smartphones ou outros ecrãs imediatamente antes de dormir podem interferir com o seu ciclo de sono.
  • Comer demasiado tarde à noite
    • Comer demais pode fazer com que se sinta fisicamente desconfortável enquanto se deita. Muitas pessoas também sentem azia, um refluxo de ácido e comida do estômago para o esófago depois de comer, o que pode mantê-lo acordado.
      A insônia crônica pode também estar associada a condições médicas ou ao uso de certos medicamentos. O tratamento da condição médica pode ajudar a melhorar o sono, mas a insônia pode persistir depois de a condição médica melhorar.

Outras causas comuns de insônias incluem:

  • Distúrbios de saúde mental
    • Os distúrbios de ansiedade, tais como o distúrbio de stress pós-traumático, podem perturbar o sono. Despertar demasiado cedo pode ser um sinal de depressão. A insônia ocorre frequentemente também com outros distúrbios de saúde mental.
  • Medicamentos
    • Muitos medicamentos prescritos podem interferir com o sono, tais como certos antidepressivos e medicamentos para a asma ou pressão sanguínea. Muitos medicamentos de venda livre – tais como alguns medicamentos para a dor, medicamentos para alergias e constipações, e produtos para perda de peso – contêm cafeína e outros estimulantes que podem perturbar o sono.
  • Condições médicas
    • Exemplos de condições ligadas à insônia incluem dor crônica, cancro, Diabetes, doenças cardíacas, asma, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), tiroide hiperativa, doença de Parkinson e doença de Alzheimer.
  • Perturbações relacionadas com o sono
    • A apneia do sono faz com que deixe de respirar periodicamente durante toda a noite, interrompendo o sono. A síndrome das pernas inquietas causa sensações desagradáveis nas pernas e um desejo quase irresistível de as mover, o que pode impedir que adormeça.
  • Cafeína, nicotina e álcool. Café, chá, cola e outras bebidas com cafeína são estimulantes
    • Bebê-las ao fim da tarde ou à noite pode impedir que adormeça à noite. A nicotina nos produtos do tabaco é outro estimulante que pode interferir com o sono. O álcool pode ajudá-lo a adormecer, mas impede fases mais profundas do sono e provoca frequentemente o despertar a meio da noite.

Insonia e envelhecimento

As insônias tornam-se mais comuns com a idade. À medida que se envelhece, pode-se experimentar:

  • Alterações nos padrões de sono
    • O sono torna-se frequentemente menos repousante à medida que envelhece, pelo que o ruído ou outras mudanças no seu ambiente são mais susceptíveis de o acordar. Com a idade, o seu relógio interno avança frequentemente, pelo que se cansa mais cedo à noite e acorda mais cedo pela manhã. Mas as pessoas mais velhas geralmente ainda precisam da mesma quantidade de sono que as pessoas mais novas.
  • Mudanças na atividade
    • Poderá estar menos ativo física ou socialmente. A falta de atividade pode interferir com uma boa noite de sono. Além disso, quanto menos ativo for, maior é a probabilidade de dormir uma sesta diária, o que pode interferir com o sono à noite.
  • Mudanças na saúde
    • Dores crônicas de condições como artrite ou problemas nas costas, bem como depressão ou ansiedade podem interferir com o sono. Questões que aumentam a necessidade de urinar durante a noite – tais como problemas da próstata ou da bexiga – podem perturbar o sono. A apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas tornam-se mais comuns com a idade.
  • Mais medicações
    • As pessoas mais velhas usam tipicamente mais medicamentos prescritos do que as pessoas mais jovens, o que aumenta a possibilidade de insónia associada a medicamentos.

Insonia em crianças e adolescentes

Os problemas do sono podem ser uma preocupação também para crianças e adolescentes. No entanto, algumas crianças e adolescentes têm simplesmente dificuldade em adormecer ou em resistir a uma hora de dormir normal, porque os seus relógios internos estão mais atrasados. Querem ir para a cama mais tarde e dormir mais tarde de manhã.

Fatores de risco

Quase toda a gente tem uma ocasional noite sem dormir. Mas o seu risco de insónia é maior se:

  • for uma mulher
    • As mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e na menopausa podem ter um papel importante. Durante a menopausa, o suor noturno e os afrontamentos perturbam frequentemente o sono. A insônia é também comum na gravidez.
  • Tem mais de 60 anos de idade. Devido a alterações nos padrões de sono e na saúde, a insônia aumenta com a idade.
  • Tem um distúrbio de saúde mental ou estado de saúde física. Muitos problemas que afetam a sua saúde mental ou física podem perturbar o sono.
  • Está sob muito stress. Tempos e eventos estressantes podem causar insônias temporárias. E o stress importante ou duradouro pode levar a insônia crônica.
  • Não tem um horário regular. Por exemplo, mudar de turnos no trabalho ou viajar pode perturbar o seu ciclo de dormir-despertar.

Complicações

Dormir é tão importante para a sua saúde como uma dieta saudável e uma atividade física regular. Qualquer que seja a sua razão para a perda de sono, a insônia pode afetá-lo tanto mentalmente como fisicamente. As pessoas com insônia relatam uma qualidade de vida inferior à das pessoas que estão a dormir bem.

Complicações da insônia podem incluir:

  • Desempenho inferior no trabalho ou na escola
  • Tempo de reação mais lento durante a condução e maior risco de acidentes
  • Distúrbios de saúde mental, tais como depressão, transtorno de ansiedade ou abuso de substâncias
  • Aumento do risco e gravidade de doenças ou condições a longo prazo, tais como tensão arterial elevada e doenças cardíacas

Prevenção da Insônia

Bons hábitos de sono podem ajudar a prevenir a insônia e promover um sono são:

  • Mantenha a hora de dormir e de acordar consistente de dia para dia, incluindo fins-de-semana.
  • Mantenha-se ativo – a atividade regular ajuda a promover uma boa noite de sono.
  • Verifique os seus medicamentos para ver se podem contribuir para a insônia.
  • Evite ou limite as sestas.
  • Evite ou limite a cafeína e o álcool, e não use nicotina.
  • Evite grandes refeições e bebidas antes de se deitar.
  • Faça o seu quarto confortável para dormir e use-o apenas para sexo ou sono.
  • Criar um ritual relaxante para dormir, tal como tomar um banho quente, ler ou ouvir música suave.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!

A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia a maioria dessa porcentagem são mulheres, a insônia pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos. Saiba mais sobre as causas da insônia e como aumentar as chances de ter uma boa noite de sono.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal. A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

A insônia pode, ainda, se tornar mais comum com a idade. Ruídos e outras alterações no ambiente podem despertar uma pessoa idosa mais facilmente do que alguém mais jovem.

Com a idade, o relógio biológico muda, fazendo com que a pessoa se sinta cansada mais cedo à noite e acorde mais cedo na manhã. Apesar disso, idosos geralmente precisam da mesma quantidade de sono que pessoas mais jovens.

Nesse vídeo, eu vou explicar um pouco mais sobre quando a insônia é normal, o que fazer para acabar com a insônia, quais os tratamentos para insônia. Então se você quer saber mais sobre quando a insônia é normal, fique comigo nesse vídeo.

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