Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioMédico do SonoCompreenda a Relação entre TDAH e Insônia

Compreenda a Relação entre TDAH e Insônia

Relação entre TDAH e Insônia. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode atingir pessoas de todas as idades. Caracteriza-se por sintomas como hiperatividade, desatenção, dislexia, ansiedade e depressão.

O que muitos não sabem é que existe uma relação entre TDAH e insônia: diversos estudos já indicaram que a maioria das pessoas com déficit de atenção apresenta dificuldades para dormir, e essa privação do sono pode ser a origem do transtorno. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a relação.

TDAH e Insônia

Em geral, a vida de adultos costuma ser agitada e corrida por si só, o que leva a um aumento nos casos de insônia. Em particular, muitos adultos lutam contra a insônia regularmente. Estima-se que 30% da população em geral tenha Problemas com Insônia. Esse número pode parecer impressionante, pois significa que todos nós provavelmente conhecemos alguém que tem problemas com insônia regularmente.

Aqueles que portam TDAH apresentam dificuldade para dormir e também para despertar de manhã de maneira ainda mais acentuada que a maioria dos adultos. Essa má qualidade e pouca duração do sono geram cansaço durante o dia e influenciam diretamente em suas atividades cotidianas. Essa privação do sono demonstra agravar os sintomas do TDAH.

Insônia e o TDAH

Para entender a conexão entre TDAH e insônia, é preciso primeiro entender o que é insônia. A insônia basicamente envolve problemas para adormecer ou permanecer dormindo. Além disso, geralmente as pessoas que sofrem de insônia se sentem cansadas e têm pouca energia durante o dia. Além disso, eles podem ter problemas para se concentrar. Como resultado, eles também costumam ter uma produtividade reduzida no trabalho ou na escola.

População Desconhece a Relação existente entre TDAH e Insônia
População Desconhece a Relação existente entre TDAH e Insônia

Muitas pessoas podem experienciar episódios curtos de insônia que podem ter durado apenas uma ou duas noites. Já os episódios breves e inconsistentes de insônia são geralmente referidos como insônia aguda. Normalmente, esse tipo de insônia resulta de circunstâncias ou eventos da vida. Por exemplo, viajar ou interromper sua rotina regular pode causar uma ou duas noites de insônia. Embora esse tipo de insônia possa apresentar frustrações, geralmente não causa grandes impactos na vida por mais de um dia. Esse tipo de insônia costuma sumir naturalmente.

A condição mais séria é a Insônia Crônica. É possível identificar insônia crônica pela frequência e duração. Com a insônia crônica, os problemas para dormir acontecem pelo menos 3 noites por semana e duram três meses no mínimo. Ademais, a insônia crônica pode precisar de tratamento específico para resolver.

Relação entre TDAH e Insônia

Existem fatos que evidenciam a Relação existente entre TDAH e insônia. Estima-se que cerca de 75% dos pacientes com TDAH enfrentam atraso de aproximadamente uma hora e meia de sono, além de apresentarem diversos movimentos associados ao sono.

Pessoas com TDAH apresentam comumente distúrbios do sono, tais como síndrome das pernas inquietas, distúrbio do ritmo circadiano (dificuldade em dormir decorrente de alterações no relógio biológico) e apneia do sono.

Estudos indicam que cerca de 70% dos adultos TDAHs possuem hipersensibilidade à luz, característica também relacionada a alterações no relógio biológico. Ao contrário da população em geral, essas pessoas são mais alertas durante a noite.

Muitos dos portadores de TDAH se beneficiam com tratamentos que ajudam na redefinição do ritmo circadiano, como a terapia de luz pela manhã ou tratamentos para insônia com introdução de melatonina.

O atraso crônico do sono pode acarretar em um déficit crônico de sono, uma vez associado a danos graves à saúde como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Será o TDAH o causador da privação de sono, ou o contrário? Mesmo diante dos estudos sobre a associação entre ambos, ainda resta a dúvida.

Dicas que Possibilitam uma Boa Noite de Sono à Criança com TDAH

Se o seu filho é diagnosticado TDAH e sofre de falta de sono ou de distúrbios do sono como a insônia, siga os seguintes passos:

  • Assegurar uma rotina sem estresse e agitação para seu filho com TDAH é fundamental para que ele tenha uma boa noite de sono. Chegue em casa ao menos três horas antes do seu horário rotineiro de dormir.
  • Assegure que a criança conclua suas atividades (como tarefas escolares, por exemplo) ao menos duas horas antes de dormir. Evite ao máximo que ele realize seus deveres à noite.
  • Hábitos relaxantes como um tomar um banho antes de dormir, colocar uma roupa confortável, receber uma massagem aconchegante ou ouvir uma música calma podem relaxar a mente da criança e favorecer uma boa noite de sono.
  • Exercícios de alongamento, yoga ou meditação antes da hora de dormir favorecem o sono e não geram fadiga para a criança.
  • A última refeição do dia deve ser sempre leve: não permita que seu filho coma em grandes quantidades antes de dormir ou ingira alimentos excitantes, como alimentos gordurosos ou que contém cafeína, por exemplo.
  • Afaste a criança de aparelhos eletrônicos (como televisão, videogame, tablet ou celular) ao menos duas horas antes de dormir.
  • Beber chá de camomila antes de dormir é um hábito que tonifica o cérebro e o coração, clareando os pensamentos da criança e ajudando-a a organizar suas ações do dia-a-dia.
  • A iluminação é um fator fundamental na qualidade do sono. Durante a noite, proporcione ao seu filho o ambiente mais escuro possível, e, pela manhã, deixe o ambiente bastante arejado e iluminado, de preferência pela luz natural.

Se essas dicas não contribuírem para a elevação da qualidade de seu sono, procure o especialista em sono de sua confiança.

Dicas que Possibilitam uma Boa Noite de Sono a Adultos com TDAH

Muitas pessoas com TDAH estão acostumadas a tratar outras doenças ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o TDAH tem uma alta taxa de comorbidade e outras condições aparecem subjacentemente. Algumas condições comuns coexistentes podem incluir distúrbios alimentares, dificuldades de aprendizagem, depressão e insônia.

Para pessoas com TDAH, medicamentos não tratam todos os problemas em potencial. Gerenciá-las de maneira eficaz requer um plano de tratamento abrangente. Quando se trata de lidar com o TDAH e a insônia, você precisa pensar da mesma maneira. Você precisa pensar em como resolver os problemas de forma holística.

Geralmente, se você conseguir controlar seus sintomas de TDAH, também tratará os problemas com o sono. Não tente simplesmente lidar com a insônia isoladamente. Em vez disso, mantenha o TDAH em ordem e procure alcançar um sono reparador ao mesmo tempo. Ao adotar uma abordagem mais holística, é mais provável que você encontre uma resolução para ambos.

Insônia e Outros Problemas do Sono podem Agravar os Sintomas do TDAH

Existem opções de Tratamento – Médico do Sono

Pais e Clínicos relatam que os problemas de Sono afetam de 25% a 50% das Crianças e Adolescentes com Transtorno de Hiperatividade (TDAH) com Déficit de Atenção. Os problemas mais típicos incluem a

  • Resistência ao Sono e a
  • Dificuldade para Dormir

Estudos que utilizam medidas objetivas de qualidade do sono têm produzido resultados inconsistentes, entretanto. Por exemplo, estudos usando um actiógrafo, um monitor leve que as pessoas podem usar em casa, descobriram que o sono em jovens com TDAH é semelhante ao de outros jovens quando se trata de parâmetros como início, duração e qualidade do sono. Ao mesmo tempo, estudos com actigrafia sugerem que os jovens com TDAH são mais ativos durante a noite (avaliados pela freqüência e duração dos movimentos), e mostram maior variabilidade nos padrões de sono de uma noite para outra – sugerindo uma regulação instável do sono e da excitação.

Os sintomas de TDAH e problemas de sono muitas vezes se sobrepõem, dificultando a diferenciação entre os dois. Por este motivo, é importante descartar problemas de sono antes de confirmar um diagnóstico de TDAH. Ao mesmo tempo, os distúrbios do sono podem exacerbar os sintomas do TDAH – e vice-versa – representando um desafio tanto para os pais quanto para os médicos.

Uma Relação Bidirecional

O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, Quarta Edição (DSM-IV) descreve quatro subtipos de TDAH: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo, combinado, e não especificado de outra forma. Embora a gravidade varie, os sintomas normalmente incluem incapacidade de focar, manter a atenção, planejar ou executar tarefas, ou lembrar de coisas.

Clínicos e pais há muito notam uma associação entre sintomas de distúrbios do sono e TDAH em crianças. (É menos claro se os problemas de sono ocorrem em adultos com TDAH, em parte porque os problemas de sono são comuns em adultos em geral). A causa dos problemas de sono no TDAH – e como as duas condições estão relacionadas – permanece desconhecida, mas o pensamento atual é que múltiplos fatores podem estar envolvidos e que eles provavelmente interagem.

  • Biologia
    • Embora a pesquisa seja preliminar e às vezes especulativa, ela sugere que tanto o TDAH quanto certos distúrbios do sono compartilham anormalidades biológicas comuns. Perturbações nos sistemas neurotransmissores, especialmente as que envolvem dopamina e norepinefrina, são encontradas tanto em pessoas com TDAH quanto naquelas com distúrbios do sono.

Outras pesquisas sugerem que ritmos circadianos anormais podem contribuir tanto para o TDAH quanto para problemas de sono em algumas pessoas. Por exemplo, um estudo relatou que crianças sem medicação com TDAH que têm dificuldade em adormecer têm um aumento noturno tardio da melatonina (um químico que induz sonolência) quando comparadas com crianças não medicadas com TDAH que não têm insônia.

Comportamento. Sintomas como hiperatividade e incapacidade de assentar podem contribuir para a resistência na hora de dormir. Da mesma forma, o sono deficiente à noite pode piorar o comportamento durante o dia, levando a um ciclo contraproducente que afeta tanto a qualidade do sono quanto os sintomas de TDAH.

Dois estudos preliminares que utilizaram medidas objetivas de sono e alerta diurno em jovens com TDAH chegaram à conclusão contraintuitiva de que – pelo menos em algumas crianças – o comportamento hiperativo pode resultar de subarousal no cérebro. Em ambos os estudos, os investigadores descobriram que o sono em crianças com TDAH era semelhante ao dos controles, mas que as crianças com TDAH estavam menos alertas e com maior probabilidade de sono durante o dia.

Outras condições. Ansiedade, depressão, distúrbios de aprendizagem, distúrbios de conduta e distúrbios desafiantes opostos também ocorrem comumente em conjunto com TDAH, e podem contribuir independentemente para problemas de sono. Crianças com TDAH e ansiedade ou depressão, por exemplo, podem ruminar sobre os eventos do dia ou se preocupar com o dia seguinte, e esses pensamentos angustiantes podem mantê-las acordadas.

Crianças também podem desenvolver distúrbios primários do sono em conjunto com TDAH. Dois dos mais comuns são os distúrbios respiratórios do sono (afetando até 25% das crianças com TDAH) e a síndrome das pernas inquietas ou distúrbio do movimento periódico dos membros (afetando até 36%). De diferentes formas, estes distúrbios contribuem para múltiplos despertares e padrões de sono perturbados.

  • Estimulantes
    • Cerca de um terço das crianças com TDAH que não estão sob medicação sofrem de insônia crônica, sugerindo que a dificuldade em adormecer pode ser intrínseca ao transtorno. Entretanto, pesquisas também sugerem que os estimulantes usados no tratamento de crianças e adolescentes com TDAH provavelmente causam ou exacerbam a insônia em alguns jovens.

Uma opção é que os jovens tomem os estimulantes apenas no início do dia. No entanto, alguns podem experimentar um fenômeno de “recuperação”, no qual eles se tornam mais hiperativos à medida que a droga estimulante se desgasta. Para essas crianças, pode valer a pena considerar a redução da dose do estimulante, o uso de uma fórmula de liberação de tempo ou a mudança para uma droga não estimulante.

Opções de Tratamento – TDAH e Insônia

As opções de tratamento para problemas de sono em pessoas com TDAH são geralmente as mesmas que são recomendadas para outras pessoas. O primeiro passo consiste em mudanças de estilo de vida e comportamentos que promovem o sono.

A psicoterapia ou os medicamentos oferecem opções adicionais quando necessário.

  • Higiene do Sono
    • Uma visão predominante é que as pessoas podem aprender a dormir melhor. “Higiene do sono” é o termo usado para descrever comportamentos que promovem o bom sono. Estes incluem manter um horário regular de dormir e acordar, usar o quarto apenas para dormir e manter o quarto livre de distrações como o computador ou a televisão.
  • Evite a Cafeína
    • O café e o chá não são as únicas bebidas que contêm este estimulante. Alguns refrigerantes, tais como cola, laranja e refrigerantes cítricos, contêm muita cafeína. Bebidas de chocolate ou doces também contêm este estimulante. É importante evitar a cafeína após o meio da tarde ou no final da tarde, pois esta substância pode permanecer no sistema por horas.

Atividade Física

Exercícios regulares durante o dia, especialmente atividade aeróbica, ajudam as pessoas a adormecer mais rápido, passar mais tempo em sono profundo e acordar menos vezes durante a noite. Como um bônus adicional, a atividade física também ajuda a gastar parte da energia que pode contribuir para a hiperatividade e inquietação. Porém, pode ser difícil dormir logo após o exercício, por isso a atividade física pode valer a pena ser evitada nas horas que antecedem a hora de dormir.

  • Terapia com Luz
    • Se uma perturbação no ritmo circadiano está contribuindo para problemas de sono e outros sintomas em alguém com TDAH, um estudo preliminar em adultos sugere que a terapia com luz matinal (semelhante à prescrita para distúrbios afetivos sazonais) pode ajudar a melhorar a atenção e o foco durante o dia. Um relato de caso encontrou benefícios semelhantes para os pacientes mais jovens.
  • Terapia Cognitiva Comportamental
    • Como as pessoas que não dormem bem podem ficar preocupadas com o problema enquanto estão deitadas na cama, técnicas cognitivas comportamentais podem ajudá-las a construir mais confiança de que podem desfrutar de uma boa noite de sono.
  • Medicamentos
    • Pesquisas preliminares em crianças com TDAH e insônia sugerem que a melatonina à noite pode ajudar as crianças a adormecerem. Antidepressivos e outros medicamentos para tratar distúrbios co-ocorrentes como depressão ou ansiedade podem ajudar se o problema for a ruminação. Existe também uma variedade de auxiliares do sono, mas estes geralmente não têm sido estudados em crianças.

Gruber R. “Sleep Characteristics of Children and Adolescents with Attention Deficit-Hyperactivity Disorder”, Child and Adolescent Psychiatry Clinics of North America (Oct. 2009): Vol. 18, No. 4, pp. 863-76.

Tsai MH, et al. “Attention-Deficit-Hyperactivity Disorder and Sleep Disorders in Children”, Medical Clinics of North America (maio de 2010): Vol. 94, No. 3, pp. 615-32.

Mais Informações na Internet

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Conheça as Melhores Viagens Saindo de São Paulo ou do AB

Para quem vive em São Paulo ou no ABC Paulista e deseja uma escapada rápida, existem opções incríveis para relaxar e se conectar com...

Leia também

Álcool e Sistema Vascular: Entenda os Efeitos no Corpo

Você sabia que o álcool pode impactar diretamente seu sistema vascular? Embora o consumo moderado possa oferecer alguns benefícios, o excesso pode causar sérios danos à saúde. Neste artigo, você vai entender como o álcool afeta artérias, veias e...

Dor no Útero, O Que Pode Ser?

Sintomas como dor no útero, corrimento amarelado, coceira ou dor durante a relação sexual podem indicar a presença de alterações no útero.Na maioria dos casos, estes sintomas podem indicar problemas leves como inflamações dos ovários, mas também podem ser...

O Movimento Grande ABC Retorna

O movimento **Grande ABC Para Todos** está de volta com força total! Após 15 anos de inatividade, a reativação do coletivo promete transformar a região, garantindo direitos e inclusão para as pessoas com deficiência. Com uma nova coordenação e uma agenda cheia de ações, o movimento busca assegurar que todos tenham acesso à educação, saúde, transporte e trabalho dignos. Uma verdadeira revolução social está em marcha no **Grande ABC**, e todos têm um papel crucial nessa jornada!

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato