Luto do Melhor Amigo do Homem: Eles sentem a PERDA do TUTOR ou do AMIGO?

Luto do Melhor Amigo do Homem: Eles sentem a PERDA do TUTOR ou do AMIGO?

Luto do Melhor Amigo do Homem: Eles sentem a PERDA do TUTOR ou do AMIGO? Resposta Rápida SIM! Pois um dos Sentimentos ou mesmo um dos Momentos mais Difíceis que temos que passar ao longo da nossa caminhada pela vida é o luto. Quem já passou, provavelmente passará novamente e quem nunca passou. Passará.

Luto do Melhor Amigo do Homem: Eles sentem a PERDA do TUTOR ou do AMIGO?

Porém, cada pessoa ou sujeito, cada personalidade de cada um de nós enfrenta ou sente a esse momento de uma forma diferente, isso é muito relativo e pessoal.

Agora, acredite que, se para nós, que nos julgamos “seres racionais”, é um momento delicado e tão difícil entender o falecimento de alguém, será que para os animais que nem sabem o que isso significa também há dor pela saudade que fica?

Dois Cachorros Amigos e Irmãos
Dois Cachorros Amigos e Irmãos

Afinal, será que existe Luto Entre Os Cães: Eles Sentem A Perda Do Tutor Ou Do Amigo?

Luto Entre Os Cães

Aqui, agora neste artigo, tentaremos abordar um tom mais racional e já conhecido da literatura e todo o histórico que temos de nossos amigos caninos. É tão complicado de falar, mas acredito que é interessante saber como ele afeta a vida dos nossos animais de estimação e como devemos reagir quando nos deparamos com essa situação.

Cães E O Sentimento Da Morte

Já é mais que comprovado cientificamente (vários estudos, os quais, passam por auditoria para tal) atesta que os peludos de estimação são seres Sencientes, isto é, eles possuem a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente. Portanto, não somos os únicos seres capazes de sentir a falta de alguém, seja ele humano ou animal.

Senciência
Senciência é a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente. Em outras palavras: é a capacidade de ter percepções conscientes do que lhe acontece e do que o rodeia. A palavra senciência é muitas vezes confundida com sapiência, que pode significar conhecimento, consciência ou percepção.
Cachorro de Luto
Cachorro de Luto

Porém, os animais, como não sabem exatamente o que é a morte, eles acabam se expressando de uma forma um pouco diferente da nossa, e em alguns casos, acabam se comportando como o Hachiko, para quem não lembra Hachiko é um cão personagem do filme: Para Sempre ao Seu Lado. ou no nome Original em Inglês: Hachi: A Dog’s Tale – G (USA) 2009 ‧ Drama/Drama ‧ 1h 33m

Professor universitário encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça Akita, conhecida por sua lealdade. O cão passa a acompanhá-lo até a estação de trem e esperar sua volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

Quantos cachorros foram usados no filme Sempre ao seu lado? Na época haviam apenas 30 (trinta) Akitas puro-sangue restantes no país, incluindo Hachiko da estação de Shibuya. O antigo aluno do Professor Ueno retornou frequentemente para visitar o cachorro e durante muitos anos publicou diversos artigos sobre a marcante lealdade de Hachiko.

Onde se passa o filme Sempre ao seu lado?
Produção. O filme foi baseado na história real do cão japonês da raça Akita chamado Hachiko, que nasceu em Odate, no Japão, em 1923.

Quais são os seres sencientes?
Quais são os seres sencientes? Animais sencientes, você sabe o que isso significa? Dizer que um ser é senciente é reconhecer que ele é capaz de sentir, de vivenciar sentimentos como dor, angústia, solidão, amor, alegria, raiva, etc. Ninguém discorda que tal característica não é privilégio do ser humano, mas de todos os animais.

Resumidamente, no filme, o cachorro tem o hábito de ir, todos os dias, até a estação de trem que seu tutor usava para voltar para casa após o trabalho. Em um dia normal Parker (tutor do cachorro), vai trabalhar e acaba tendo um infarto fatal. Porém , mesmo com a morte do Tutor , Hachiko continua indo, todos os dias, no mesmo local e horário, na esperança de que o seu tutor irá aparecer.

Como Saber Se Meu Cachorro Está De Luto

Cachorro fica Triste?
Cachorro fica Triste?

A reação que o seu pet irá ter perante o luto vai depender da relação dele com o falecido. Os cães, como descendentes dos lobos, gostam de viver em matilha, ou seja, em grupo. Então, se ele perde outro amigo animal, pode ser que ele demonstre estar perdido por não saber como “se virar sozinho”.

Também não é muito difícil perceber as mudanças de comportamento do pet que está passando pelo momento de perda do seu dono, que ele tinha muito afeto. Normalmente, eles ficam sem apetite, dormem mais do que o normal, não se animam em passear, não brincam, ficam mais quietos, permanecem amoados na porta e/ou uivando.

Como Ajudar Um Animal Que Esteja De Luto?

Neste caso o remédio recomendado e tido também como o mais adequado para auxiliar este momento de um animal que está passando pelo momento de luto é paciência. Também é importante manter a rotina dele como sempre foi, dando alimentação nos mesmos horários sempre, entretendo ele o máximo possível com brincadeiras e/ou levando-o para passear em locais que ele tenha contato com outros animais.

Se ele se recusar a comer, ofereça alguns petiscos que ele goste ou até mesmo uma alimentação natural. Apesar dos cães sentirem falta do amigo que morreu, não é uma boa ideia arranjar outro pet para morar na sua casa, pensando que essa será a solução do problema.

Cachorro sente Depressão? ou Cachorro fica Depressivo? Por si só, a depressão em cachorro é um problema que deve ser levado a sério à medida que compromete a saúde psicológica do pet. No entanto, ela também traz consequências físicas. Até porque, passa a interferir na alimentação, no sono e em todas as atividades diárias do cachorro.

Pois, geralmente, eles se recuperam dessa tristeza em alguns dias e podem viver muito bem e felizes sem a companhia de outro animal. Caso o animal não apresente nenhuma melhora em até uma semana, é indicado leva-lo a um médico veterinário para que ele possa fazer a recomendação de algum floral ou algo que ajude a adaptação.

Se a perda foi do seu dono, recomenda-se que o animal permaneça na mesma casa ou seja doado para uma família que tenha os mesmos traços do tutor antigo.

Fontes de Informações na Internet
  • Cães sentem luto? Como lidar com o pet que perdeu o companheiro na casa
    • https://estilo.uol.com.br/noticias/redacao/2017/04/17/caes-sentem-luto-como-lidar-com-o-pet-que-perdeu-o-companheiro-na-casa.htm
  • Até que a morte os separe
    • http://blogs.correiobraziliense.com.br/maisbichos/ate-que-morte-os-separe/
  • Cães podem sentir quando outro cão morre?
    • http://tudosobreseupet.com.br/caes-podem-sentir-quando-outro-cao-morre/
  • Coping with the loss of a pet – Harvard Health Blog – USA